TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Relatório de pesquisa: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 09 jul. 2014), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano e é dividida em algumas áreas que refletem sobre as dimensões biológicas, sociais e culturais. Dentre elas temos o conceito de Antropologia Cultural que tem como finalidade o estudo dos aspectos culturais do homem e as sociedades humanas. A mesma é considerada como a área mais ampla da Antropologia e abrange diversos assuntos, como: arqueologia, etnografia, etnologia, linguística, folclore, antropologia social, cultura e personalidade. Podemos analisar o conceito da Antropologia Cultural a partir da charge, pois esta ilustra exatamente o estudo do ser humano. Na ilustração temos o pesquisador analisando as diversas espécies, cada qual com a sua cultura, linguística, personalidade, organização social, da mesma forma temos as espécies analisando o pesquisador, ou seja, a charge demonstra a nossa insaciável necessidade de estudar os aspectos culturais do homem e suas diversidades.

Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural” disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 09 jul. 2014). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

A Antropologia exige uma transformação do olhar para valorizarmos a nossa cultura herdada dos povos que colonizaram a nossa região sem praticarmos o etnocentrismo, julgando um grupo diferente, sendo pela cultura, condição social. A nossa cultura, herdada de nossos antepassados, continua presente no nosso cotidiano e é fortemente exemplificada no “falar açoriano”. A cultura continua presente na região, como a maneira de falar do manezinho, porém acaba sendo pouco valorizada, por isso é necessário relativizar tanto os moradores da região quanto os turistas para que o etnocentrismo não se sobreponha menosprezando os nativos pela sua forma de falar.

Questão 3: A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com