TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Em Petróleo

Exames: Análise Em Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Técnica Pentágono

Análise em Petróleo e Gás

Prof° Edson

Caio Fábio Pereira

São Paulo

2014

- Amostragem

1. O termo AMOSTRAGEM refere-se ao processo (probabilístico ou não) pelo qual se obtém uma amostra.

2. A AMOSTRAGEM deve ser realizada com técnicas adequadas para garantir a representatividade do material em estudo. Para se obter uma amostra representativa é necessário conhecer:

2.1 - Amostragem de petróleo: a amostragem manual de petróleo e produtos de petróleo no estado líquido, semilíquido ou sólido, cuja pressão de vapor nas condições normais do ambiente seja inferior a 101,3kPa, é tratada na Norma Brasileira NBR 14883:2002 que é baseada na American Society for Testing and Materials ASTM D 4057:2000.

Tipos de amostra - definições

- Amostra: porção coletada de um volume total que pode ou não conter os constituintes nas mesmas proporções em que estão presentes naquele volume total.

- Amostra representativa: amostra que contém os constituintes nas mesmas proporções com que estão presentes no volume total.

Figura – Amostragem de Ponto

Tabela 1 – Instruções de amostragem para tanques cilíndricos horizontais

2.2 - Amostra composta de tanque: mistura obtida a partir das amostras superior, meio e inferior de um único tanque. Para um tanque de seção transversal uniforme, como um tanque cilíndrico vertical, a mistura consiste em partes iguais das três amostras. Para um tanque cilíndrico horizontal, a mistura consiste em três amostras com as proporções indicadas na Tabela 1.

2.3 - Amostra corrida: amostra obtida pela imersão de um saca-amostra não arrolhado até o nível da conexão de saída e retornando-o ao topo do produto com uma velocidade constante, de modo que o frasco esteja com três-quartos de seu volume preenchido quando retirado do líquido.

2.4 - Amostra de tubo ou saca-amostra: amostra obtida com um tubo de amostragem ou sacaamostra especial.

2.5 - Amostra de furo: amostra de produto sólido em forma de fragmentos obtidos mediante a perfuração, por meio de broca, praticada verticalmente através de material contido em tambores, caixas, sacos ou em forma de blocos.

2.6 - Amostra de produto pastoso: amostra obtida coletando-se ou apanhando-se, de modo representativo, uma quantidade de material pastoso ou semilíquido de um pacote. 4 - Procedimento de amostragem e suas aplicações

A PVR tem como objetivo avaliar a tendencia da gasolina de evaporar-se, de modo que, quanto maior é a pressão de vapor, mais facilmente a gasolina se evapora. Esse ensaio é utilizado, principalmente, para indicar as exigências que devem ser satisfeitas para o transporte e armazenamento do produto, de modo a evitar acidentes e minimizar as perdas por evaporação.

3 - O dispositivo de amostragem deve ser limpo antes do seu uso. Qualquer material residual deixado no dispositivo de amostragem ou no recipiente de amostra, por uma amostra anterior ou operação de limpeza, altera o caráter representativo da amostra. Para produtos leves de petróleo, o procedimento adequado é rinchar o recipiente com o produto a ser amostrado.

- Recipientes utilizados em amostragens

- Os recipientes utilizados em amostragens possuem uma variedade de formas e tamanhos e podem ser confeccionados em diversos materiais. Para selecionar o recipiente certo para uma determinada aplicação, é necessário:

- Ter conhecimento do produto a ser coletado, a fim de garantir que não haverá interação entre o material coletado e o recipiente;

- E levar em conta as análises de laboratório que serão realizadas na amostra.

4 - Instruções para a amostragem de petróleo e derivados

4.1 - Petróleo e óleos combustíveis residuais não são homogêneos. Amostras de tanques de petróleo e óleos residuais podem não ser representativas pelas seguintes razões:

4.2 - A concentração de água livre é mais elevada próximo ao fundo. A amostra corrida ou o composto das amostras de topo, meio e fundo podem não representar a concentração de água livre.

4.3 - A interface entre o óleo e a água livre é difícil de ser medida, especialmente na presença de camadas de emulsão ou borra.

4.4 - A determinação do volume de água livre é difícil devido à sua distribuição irregular na superfície do fundo do tanque. O fundo é frequentemente coberto por poças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com