TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise bibliográfica TCC

Por:   •  1/5/2015  •  Bibliografia  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Análise Bibliográfica[pic 2]

VIOLÊNCIA DE GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS E

SERVIÇO SOCIAL

Cássia Moraes – RA 4340829124

Jussara Gomes – RA 3869746432

Lina Santana – RA 4300066993

Luciana Silveira – RA 3810653729

Pollyanna Neiva – RA 3810643464

Tutor Presencial: Daniela Corrêa

Tutor à Distância: Celina Antônia

   Belo Horizonte

[pic 3]

                                   Abril de 2015


[pic 4]

Análise Bibliográfica[pic 5]

Bibliografia

Justificativa

ARAUJO, Maria de Fátima, MATTIOLI, Olga Ceciliato. Gênero e Violência. São Paulo: Arte e Ciência, 2004.

A violência de gênero e violência doméstica são os assuntos debatidos nos estudos contidos neste livro, desenvolvido sob a nuance de diferentes enfoques teórico-metodológicos. Professores e alunos desenvolveram as pesquisas que compõem o livro. Abordando temas como violência contra a mulher e questões de gênero, violência contra a criança e adolescência, estudos sobre a família, a escola e a segurança pública e outras instituições sociais, diante de variadas faces, distribuídas em pesquisas, relatos de intervenções, discussões das práticas sociais diante da violência e ensaios teóricos sobre o tema.

É uma valiosa contribuição para um assunto que, embora atual e pertinente, ainda se nota a falta de pesquisas e publicações a respeito. 

Vimos como sendo de suma importância para nossa pesquisa a contribuição que o livro tem quando o tema em questão trata da violência relacionada ao gênero, em um sentido amplo. Buscamos essa publicação por estar relacionada com o enfoque que nossa pesquisa vai de encontro.

NEVES, Márcia. A violência contra a mulher no mercado de trabalho. 1.ed. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2009

O principal assunto do livro é dado sob a seguinte perspectiva: Qual a importância dada à ética na formação de novos gestores?

Nele a autora fala da atual cultura de continuação de um modelo no qual as formas de 'violência simbólica' são permanentemente reproduzidas. Uma violência velada e implícita.

O livro questiona e investiga como práticas discriminatórias e preconceitos são presentes no mercado de trabalho atual, principalmente em uma área que é um verdadeiro monopólio de mão de obra masculina: as instituições financeiras. Analisa também como práticas discriminatórias e preconceitos se manifestam no mercado de trabalho. Destaque para o assédio sexual e moral.

Diante do tema escolhido pelo grupo faz-se importante salientar que a violência no trabalho se dá pela divisão sexual do mesmo, que tem como suas principais causas as desigualdades de gênero. Daí a importância do livro no trabalho proposto. A divisão sexual do trabalho acarreta em discriminação nesse ambiente, violência a qual as mulheres estão submetidas diariamente, com salários menores, condições degradantes e sofrendo mais constantemente assédio moral e sexual. O livro vem contribuir com estudos aprofundados do tema que trata de desigualdade de gênero nesta questão.

MACHADO, L. M. V. . A Incorporação de Gênero nas políticas públicas- perspectivas e desafios. 1. ed. São Paulo: Annablume, 1999.

O livro fala sobre os conceitos que discutem a incorporação de gênero nas políticas públicas. Pesquisa e debate o modo como a incorporação é realizada nos programas governamentais atuais. Trata também da diferença entre as necessidades práticas e estratégicas de gênero. Discute e analisa como as diferentes necessidades impactam o resultado dos programas que incorporam a questão de gênero observada neste contexto.

Introduzir gênero nas políticas públicas é uma grande visão de que a população não é homogênea, e sim diversa e “recortada” e precisa ser vista desta forma para que as políticas públicas atendam às diferentes demandas da população, e não segregue nenhum grupo. Outra questão é relativa à discussão de caráter mais conceitual sobre relações de gênero e os enfoques da elaboração feminista, contemplando as diversas faces da opressão das mulheres que fundamentam as relações sociais

Dessa forma, vimos a importância do estudo do livro para relacionar a prática do serviço social na questão em debate, visto que as políticas públicas permeiam toda a esfera da profissão. Enfrentar preconceitos, estereótipos, buscar uma cidadania ativa para todas e todos, não se faz sem repensar experiências, questionar práticas na política, na gestão pública e na vida social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (502.6 Kb)   docx (610.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com