TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da situação na empresa SCHINCARIOL

Projeto de pesquisa: Análise da situação na empresa SCHINCARIOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa analisar a situação da Empresa SCHINCARIOL, que através de uma operação da policia federal, descobriu um esquema de sonegação de impostos. Para descrever sobre o caso, deve-se ter uma análise sobre o Código De Ética, comportamento do Contador e comportamento Organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

A profissão contábil está passando por grandes mudanças. As Normas Brasileiras de Contabilidade foram convergidas ao padrão internacional e a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, atualizou o Decreto-lei nº 9.295, que rege a profissão e foi editado em 27 de maio de 1946.

A modernização e atualização tornaram-se fundamentais e as mudanças estenderam-se ao Código de Ética da profissão. Elaborado em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas caso necessário.

2.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

O código de ética do contador tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.

2.1.1 DEVERES E OBRIGAÇÕES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO CASO SCHINCARIOL

Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade:

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

IV – comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores;

2.1.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES EFETUADAS PELA SCHINCARIOL

No caso da Schincariol o Contador não agiu de forma profissional, ele preferiu sujeitar-se a uma melhor remuneração, do que executar o seu exercício ético-profissional da Contabilidade e seu aprimoramento técnico.

No entanto ele executou trabalhos técnicos contábeis sem se preocupar com os Princípios da Contabilidade, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, executando direta ou indiretamente sérvios de qualquer natureza, causando assim prejuízos moral e desprestígio para sua classe.

2.1.3 PENALIDADE QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER POR NÃO TER SEGUIDO O CÓDIGO DE ÉTICA

O contador poderá sofrer algumas penalidades por não ter seguido o Código de Ética.

Art. 12. A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I – Advertência Reservada;

II – Censura Reservada;

III – Censura Pública.

§ 1º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:

I – ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional;

II – ausência de punição ética anterior;

III – prestação de relevantes serviços à Contabilidade.

§ 2º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes:

I – Ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional da Contabilidade;

II – punição ética anterior transitada em julgado.

2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. O comportamento organizacional pode ser considerado um herdeiro simultâneo das relações humanas, psicologia, sociologia e teoria das organizações.

Vem se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

É notório que o mundo passa por constantes mudanças de caráter social, cultural e tecnológico, a chamada era global. Essa mudança ocorre de forma acelerada e desenfreada, o que é característico da globalização visto que o mundo exige cada vez mais respostas rápidas a seus questionamentos.

2.2.1 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTAL DA EMPRESA SCHINCARIOL

A Schincariol pode ser considerada como ousada neste ramo. A partir do momento em que era conhecida por produtos de baixa qualidade, voltada para uma segmentação de baixa renda, com alto índice de rejeição, sem perspectiva de mercado; decidiu desafiar outro nicho: o de classe média. Estava em um momento inerte ao mercado de cervejas com aproximadamente 10% de participação, sentindo a obrigação de realizar mudanças para trabalhar de forma otimizada e posicionar o grupo como uma consistente empresa. Junto a profissionais que optou por uma reformulação completa do produto que seria o carro-chefe: A cerveja Nova Schin.

Ainda que não seja a preferência nacional, a campanha com o slogan

“Experimenta!” difundiu a nova cerveja e o nome da empresa. Criando aceitação no nicho pretendido e provando que posicionamentos bem fundamentados e estudados podem gerar resultados esperados e desejados, e ainda, auxiliar na melhoria de uma empresa que estava inerte no mercado. Proporcionando aumento de lucros, um marketing integrado, investimentos, participação efetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com