TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise em relação ao mercado

Projeto de pesquisa: Análise em relação ao mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.009 Palavras (21 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 21

1

Apresentação

Para facilitar o seu entendimento, o modelo foi criado em módulos que se complementam e procuram responder a diferentes questões sobre o projeto, conforme ilustrado no quadro abaixo:

2

SUMÁRIO EXECUTIVO

O Sumário Executivo é uma síntese de seu Plano e, embora seja apresentado no início do plano, é muito provável que você só vá tratar de elaborá-lo ao término dos módulos principais. Isso porque assim se tornará mais fácil selecionar e sintetizar os aspectos mais relevantes de seu projeto. O Sumário Executivo vai oferecer ao leitor uma idéia geral do projeto e seus aspectos mais importantes, de forma a despertar o interesse e, principalmente, facilitar o entendimento do plano por parte do leitor, que poderá ser um investidor, um futuro sócio ou um parceiro comercial. Em princípio, não é necessário mais do que uma ou duas páginas para isso, senão deixará de ser um sumário.

1. O EMPREENDIMENTO

Nota: O objetivo desse primeiro módulo é mostrar quais serão as bases para a realização do projeto e quem terá a responsabilidade de gerenciá-lo, além da análise estratégica da empresa em relação ao mercado. Através da resposta a cada um dos itens seguintes, pretende-se demonstrar o que é, afinal de contas, o empreendimento a ser implantado.

1.1. DADOS DA EMPRESA

Colocar os dados gerais como nome da empresa, endereço, endereço eletrônico, números de telefone, email... Data de início das atividades da empresa, caso já esteja em funcionamento. Nome de um responsável para contato, que geralmente será um dos dirigentes da empresa e respectivos números de telefone e e-mail.

1.2. DADOS DOS DIRIGENTES

Colocar os dados básicos como Nome, Profissão e Responsabilidade no Projeto, bem como números de telefones, assim como e-mail para contato. O currículo e perfil de cada um serão apresentados nas informações adicionais.

1.3. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Imagine que a sua empresa já está funcionando e alguém lhe pergunte qual é a atividade de sua empresa. A resposta objetiva e concisa é o que deve ser colocado neste item. Para isso, um ou dois parágrafos devem ser suficientes.

1.4. FONTES DE RECEITA

É interessante, explicitar a(s) fonte(s) de geração de caixa decorrentes da atividade da empresa, em vista que, sem isso, nossa atividade deixará de ser um negócio. Embora isso pareça óbvio, um histórico recente das empresas pontocom que fecharam as portas, mostra um freqüente descaso com a questão essencial de qualquer negócio: uma empresa tem que gerar receitas, e essas receitas, em algum momento, devem ser maiores que as despesas. Um parágrafo resolve essa questão tendo em vista que uma descrição mais detalhada será realizada no módulo: “FINANÇAS”.

1.5. NECESSIDADE DE MERCADO A SER ATENDIDA

De certa forma é uma continuidade da pergunta anterior, mas é uma questão essencial porque, na verdade, se não houver uma boa necessidade a ser atendida, o negócio não é viável. Além disso, vai forçá-lo a pensar sob a ótica do cliente, o que é extremamente saudável.

3

1.6. CENÁRIO FUTURO PARA O MERCADO

O objetivo aqui é: tomando-se por base a realidade de mercado atual, prospectar o futuro e associar as grandes tendências econômicas, sociais, ambientais, entre outras, ao negócio da empresa. Será que a necessidade de hoje persistirá no futuro? Irá se ampliar ou talvez se extinguir? A evolução natural da sociedade e da economia levará à ampliação do mercado e à abertura de novas oportunidades para o seu negócio? Lembre-se que, na área de tecnologia, o amanhã está sempre a poucos passos do hoje.

Dica: No caso de empresas na Internet, além da análise para cada mercado específico, é importante se considerar a evolução da penetração da Internet junto ao público alvo, uma vez que esse é o canal através do qual a transação será realizada e, portanto, pode funcionar como uma válvula, expandindo em maior ou menor velocidade, o mercado.

1.7. VISÃO (Objetivos de longo prazo)

Uma vez prospectado o futuro, como o seu negócio vai se inserir nessa realidade? De forma objetiva, defina o que será a sua empresa no futuro, em termos de importância, ou participação no mercado, ou desempenho, ou outro critério ou combinação de critérios. A intenção aqui é deixar claro os macro-objetivos da empresa, um estágio futuro a ser atingido, de tal forma que as atividades e ações desenvolvidas por você ao longo do tempo estejam em sintonia com esses objetivos.

EXEMPLO ===========================================================

Visão da empresa T.A.M.: “Ser a maior e a melhor empresa de Transporte Aéreo do Brasil” ======================================================================

1.8. MISSÃO

Para que sua empresa atinja o patamar desejado e o objetivo definido no item visão, ela precisa desempenhar uma missão junto aos seus clientes. Lembre-se de que o atendimento eficaz das necessidades dos clientes deve ser sempre a motivação da empresa, portanto, a missão deve estar relacionada a esse atendimento. A pergunta: “Qual é a utilidade de minha empresa para meus clientes?” Vai ajudá-lo a estabelecer a sua missão.

EXEMPLO============================================================

Missão da T.A.M. “ Com o nosso trabalho e o nosso "Espírito de Servir", fazer as pessoas felizes“

1.9. ANÁLISE S.W.O.T1

Nota: A análise estratégica possibilita ao empreendedor visualizar a empresa em relação às oportunidades e ameaças existentes no mercado, assim como identificar as suas forças e fraquezas. A Análise SWOT ajuda o empreendedor a focalizar sua atenção naqueles fatores que são cruciais para que a empresa possa ter sucesso. Veja, na próxima página, um exemplo desse tipo de análise.

1 SWOT = Strengths (forças); Weaknesses (fraquezas) , Opportunities (oportunidades), Threats (ameaças)

4

1.9.1. Ambiente Externo: OPORTUNIDADES e AMEAÇAS

 Liste as variáveis positivas que se apresentam no ambiente externo e que podem alavancar o sucesso da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com