TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise instituição no serviço social

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ROSAMÊRE MENEZES SIMOÕES

Orientador Marilene Borges Farias

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES320) – Estágio I

18/06/2018

1 INTRODUÇÃO

O presente Trabalho descreve as observações feitas durante o período de estágio I realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na cidade de Alagoinha-Ba, mais precisamente no distrito do Riacho da Guia. Compreende-se com isso, correlacionar a atuação do profissional de Serviço Social em sua atividade laboral e como se delineia sua postura diante das demandas apresentadas pelos usuários.

Para descrever este trabalho se fez necessário um prévio conhecimento das políticas sociais, o Serviço Social no equipamento público CRAS os serviços oferecidos busca a finalidade de acompanhar as famílias referenciadas a ele, realizando as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realização dos encaminhamentos necessários a esta rede.

O Serviço Social objetiva uma atuação conjunta com profissionais, formando uma equipe multiprofissional e interdisciplinar. De acordo com LAMAMOTO (2009, p.17), exige um profissional culturalmente versado e politicamente atento ao tempo histórico; atento para decifrar o não dito, os dilemas implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder.

Este estágio permitiu uma melhor compreensão, compartilhando a prática com a teoria adquirida nas instituições de ensino. A partir da vivencia in loco buscamos uma visão dos possíveis instrumentos e intervenções que podem ser utilizado em cada demanda, a possibilidade de se realizar pesquisas e elaboração destes projetos em determinados contextos específicos.

Essas atividades proporcionam ao acadêmico de Serviço Social objetivando uma dia a dia do trabalho realizado dentro de uma organização seja ela, pública ou privada, bem como a compromisso com o trabalho do Profissional e a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Os instrumentos técnicos operativos utilizados pelos profissional são: visitas domiciliares, acompanhamento social, entrevistas, cadastros, a observação.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. A origem do Serviço Social como profissão tem como marca profunda o surgimento do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão subjacentes - alienação, contradição, antagonismo -, pois foi nesse vasto caudal que ele foi engendrado e desenvolvido (MARTINELLI, 2009, p. 66).

O Serviço Social no Centro de Referência da Assistência Social atua na garantia de direitos de todos os cidadãos que busque o serviço, é um órgão vinculado a Secretaria Municipal Assistência Social(SEMAS), através dos CRAS, as famílias em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza passam a ter a sua disposição serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. 

|…|a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica) massa uma determinada capacidade ou propriedade constituída da profissão, construída reconstruída no processo sócio-historico.Yolanda Guerra

 É de grande a importância do profissional do Serviço Social que atua em seu trabalho, pois o nosso país no seu âmbito financeiro, político, social e cultural, muitas pessoas dependem dos serviços que o CRAS oferta. No decorrer desse trabalho foi utilizado instrumentos técnico- operativos tais como, as visitas, o acompanhamento social permitido várias observações quanto as demandas mais solicitadas pelos usuários e como elas são atendidas, por meio de encaminhamentos, reuniões, escuta individual, oficinas e outros, é permitido que tenham seus direitos garantidos conforme a constituição federal promulgada em 1988.

2.1 Processo de Inserção de Atividades Realizadas

CRAS no  Distrito de Riacho da Guia – Alagoinhas, é um equipamento público mantido pelo MDS(Ministério do Desenvolvimento).Criado com o objetivo de fornecer apoio e proteção assistencial a pessoas que moram em áreas consideradas de vulnerabilidade sócia sendo que suas atribuições é viabilizar acessos de projetos e benefícios no âmbito do governo, no dia 17de julho de 2011 foi inaugurado com a presença do prefeito  Paulo Cesar Simões gestor da Prefeitura de Alagoinhas na presente data com a presença da primeira dama e Tatiana Andrade Silva( Assistente Social), além de alguns vereadores e pessoas da comunidade.

Uma das funções do CRAS é viabilizar o acesso a projetos e benefícios governamentais, é uma unidade governamental estatal sem fins lucrativos que visa a garantia de direitos de todo cidadão que trabalha e necessita, promovendo ações de defesa, na garantia de direitos sociais, orientando  e prestando serviços de apoio ás famílias, direcionando-as a melhorias na sua qualidade de vida. O CRAS é organizado com o acordo de implantação com o número de famílias, seguindo uma divisão de até 2.500 famílias de 2.500 a 3.500, de 3.501 a 5.000 famílias tudo depende da real necessidade da quantidade, de centros no município sendo avaliada a possibilidade de implantação.

A receptividade da equipe existente e o respeito em relação a chegada da estagiaria foram importantes com o decorrer do estágio para a aprendizagem. As observações foram realizadas no Centro de Referência da Assistência Social e sobre a Supervisão da Assistente Social responsável, com participação nas palestras como ouvinte e eventos de divulgação dos serviços ofertados pela instituição.

2.2 Avaliação do Processo de Supervisão

 A medida em que o CRAS trabalha com os usuários contribuindo na vida dos mesmos, permite que estes conheçam seu direitos e os exerçam de forma dentro na lei, sobre a disposição dos direitos individuais e coletivos. Atuando nos serviços ofertados nas famílias para que elas superem os desafios e situações de vulnerabilidade ou risco social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com