TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do grafeno

Abstract: Aplicação do grafeno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Abstract  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicações do Grafeno

Extremamente resistente (mais do que o próprio diamante), flexível, com excelentes propriedades térmicas, transparente, impermeável e com condutividade elétrica 100 vezes mais rápida que o cobre.

E é com essas propriedades que fazem com que o grafeno se torne um ótimo potencial para causar uma revolução na tecnologia, como na:

 -Telecomunicações;

- Eletrônica;

-Energética.

-- Telecomunicações: tem como exemplo o uso do grafeno na fabricação de telas flexíveis, não só telas mas também baterias.

-- Eletrônica: nesse o grafeno já se encontra em minoria, e apenas em dimensões microscópicas.

-- Energética: são as baterias de grafenos, que podem ser carregadas mais rapidamente que as atuais.

Fabricar filtros que separarão o sal da água duas ou três vezes mais rápido que as dessalinizadoras atuais, assim como obter combustíveis que permitirão que os aviões alcancem maiores velocidades, otimizando o funcionamento do motor e reduzindo o consumo e a poluição ao meio ambiente.

. As aplicações do grafeno parecem infinitas: nanotecnologia, acesso mais veloz à Internet, baterias mais duráveis e recarregáveis em poucos minutos, além de filtros de água mais eficientes, cimentos mais resistentes, motores mais econômicos e menos poluentes. Tudo com matéria-prima de baixo custo.

O grafeno já é utilizado para fabricar eletrodos de baterias, telas táteis, dispositivos de eletrônica digital e compostos para a indústria aeronáutica. Porém, especialistas afirmam que o melhor ainda está por vir.

Um novo tipo de cabo de transmissão de dados poderá deixar a Internet ultraveloz. Segundo pesquisa publicada pela revista Nature Communication, a ideia é aproveitar toda a velocidade alcançada pelos elétrons no grafeno.

Aplicações na engenharia

Grafeno vinculado à construção civil trata-se do aerogel. Com uma densidade de apenas 0,16 miligramas por cm³, o material tem sido testado como antídoto contra reações álcali-agregados, como revestimento anticorrosivo de estruturas mistas (concreto e aço) e como isolante termoacústico. Com elevada resistência mecânica e alta capacidade de recuperação elástica, o aerogel de grafeno já é considerado o produto mais leve desenvolvido em laboratório.

O Grafeno é um material de grande resistência cujas aplicações em estruturas de Engenharia Civil crescem de dia para dia tendo sido utilizado anteriormente, em camadas de pequena espessura, por exemplo no revestimento anti corrosão de estruturas metálicas.

CURIOSIDADES

--Sensor com grafeno pode fazer com que você veja através de paredes:

Foi descoberto um tempo atras que agora a partir do grafeno, é possível detectar e isolar os raios-T em temperatura ambiente – sem contar que essa substância é bem mais inofensiva do que os raios-X e também poderia ser utilizada para procedimentos médicos.

Mas a mais nova curiosidade foi a nova aplicação do material, que é uma espécie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com