TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações Da Física Nuclear

Artigo: Aplicações Da Física Nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

APLICAÇÕES DA FÍSICA NUCLEAR

Irradiação de Alimentos

A irradiação de alimentos é um processo de tratamento semelhante ao congelamento, pasteurização ou enlatamento. Ele reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como o envelhecimento, a maturação e o brotamento.

O alimento, que pode ser a granel, ou já embalado, é transportado através de esteira para dentro de uma sala conhecida como irradiador industrial. Essa sala deve ter paredes de concreto de pelo menos dois metros de espessura, onde está a fonte de irradiação. A irradiação pode ser por raios gama, raios x ou feixe de elétrons. Os raios gama, são obtidos usando radioisótopos como o Cobalto-60 ou o Césio-137. Os raios x são produzidos a partir da colisão de elétrons acelerados com matérias como o Tântalo ou o Tungstênio.

Este processo não torna o alimento radioativo e pode ser substituto de tratamentos químicos que podem deixar resíduos. É um processo a frio, portanto, permite a irradiação de produtos congelados e também de alimentos em embalagens termossensíveis. A irradiação também atinge larvas de insetos, microorganismos e parasitas que eventualmente podem ser encontradas em frutas e alimentos naturais, e também diminui o tempo de cozimento de alimentos que necessitem deste processo.

O morango, por exemplo, que tem tempo de vida útil muito curta após a colheita (3 dias sem nenhum processo de conservação) tem seu tempo de vida aumentado em até sete vezes. A banana tem seu tempo de vida útil triplicado (de 15 para 45 dias).

Tratamento de dor óssea com Samário-153-EDTMP

O Samário-153 é um radiofármaco, emissor de radiação beta, e com alto poder de ionização. O rádicomposto Samário-153-EDTMP é obtido através do acoplamento de Samário-153 ao EDTMP (ácido etilenodiaminotetrametileno fosfônico), que é disponível comercialmente e apresenta grande afinidade por metástases ósseas. Então, o Samário-153 seria o responsável pelo efeito analgésico, e o EDTMP o responsável por ‘carregar’ o Samário-153 até a área de interesse.

É recomendado para pacientes com câncer em que os ossos são acometidos pelas células do tumor, causando fortes dores. Estima-se que metade do material injetado por via endovenosa se ligue aos tecidos ósseos e a outra metade seja eliminada pelos rins, e relata-se melhora completa ou parcial em pelo menos 70% dos pacientes, assim não sendo necessário uso de outros medicamentos para controle da dor. O efeito analgésico dura de 8 a 20 semanas e pode ser aplicada nova dose após este período. Há efeitos colaterais como a toxicidade medular transitória (pode causar anemia, leucopenia e plaquetopenia), que são revertidos espontaneamente em até 8 semanas.

Esterilização de Pragas por Irradiação

Um processo que está sendo largamente utilizado é a de esterilização de insetos. A esterilização dos insetos machos tem por objetivo a eliminação ou a diminuição da população de insetos que causam prejuízos à agricultura, pecuária ou causam doenças nos próprios seres humanos.

A praga é produzida em massa em laboratório e, ainda na fase de pupa, são submetidas a um processo de temperaturas próximas a 34°,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com