TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apoio às mães trabalhadoras na dificuldade em encontrar vagas em creches

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto Social

 Apoio às mães trabalhadoras na dificuldade em encontrar vagas em creches.

 

O presente projeto descreve a expressiva procura por vagas nas creches, um desafio enfrentado pela Política Pública de Assistência Social, este projeto foi realizado com o objetivo de conhecer as dificuldades das mães trabalhadoras que recorrem à creche em procura de vaga. Os resultados indicam que a demanda recai junto às mulheres trabalhadoras de baixa renda, que não têm, para trabalharem, apoio familiar e da vizinhança no cuidado de seus filhos.

           

Apresentação: 

Este projeto traz uma reflexão sobre a expressiva procura por vagas nas creches, um desafio enfrentado pela Política de Assistência Social. Objetivando focar o aumento da procura por creches como reflexo da presença da mulher no mercado de trabalho, e por outro lado, conhecer o perfil dessa população. Buscando compreender o significado social da creche junto às famílias que recorrem à instituição. Não deixando de citar que foram reveladas as dificuldades encontradas pelas creches para atender a demanda por vagas, em razão da escassez dos recursos humanos e financeiros. O objeto de estudo as mães das crianças atendidas nas creches, com o objetivo geral de conhecer o perfil socioeconômico das mulheres que recorrem ao serviço social, em busca de uma vaga em creche.

Justificativa:

 Atualmente, as sucessivas crises econômicas no país, o baixo orçamento das famílias, vitimadas pela flexibilização das relações trabalhistas e a redução das políticas públicas, demandam a presença da mulher no mercado de trabalho, em busca de suprir ou complementar à renda familiar. A organização da vida cotidiana, as pressões de ordem econômica, a profissionalização e a aceitação da atividade extradomiciliar da mulher por parte de seu grupo social são circunstâncias que, muitas vezes, podem atuar como repressoras ou estimulantes ao desempenho profissional feminino.

Com as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho, as mulheres, para garantir o complemento da renda familiar e a manutenção do trabalho, devem abdicar da assistência à vida doméstica, do cuidado dos filhos e da garantia dos direitos de segurança a seus filhos.

Revela-se, que as políticas públicas expressam a relação contraditória entre o trabalho feminino e a falta de recursos sociais voltados para a crescente demanda por creches. Esta realidade gera um questionamento sobre as possíveis respostas que podem ser buscadas pelas mães. Muitas vezes a dificuldade em encontrar vagas, principalmente para crianças de 3 meses a 5 anos de idade, levando as mães a terem que deixar o trabalho, sendo este talvez a única renda familiar.

            O Assistente Social nesta fundação terá o papel de grande importância, no acompanhamento desde a entrevista de trabalho até a conquista por uma vaga na creche, pois a maioria tem como a mãe a grande responsável pela família.

 

Objetivo Geral:

 

Focar o aumento da procura por creches como reflexo da presença da mulher no mercado de trabalho, e por outro lado, conhecer o perfil dessa população. Buscando compreender o significado social da creche junto às famílias que recorrem à instituição. Não deixando de citar que foram revelado as dificuldades encontradas pelas creches para atender a demanda por vagas, em razão da escassez dos recursos humanos e financeiros. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com