TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprender Antropologia O Campo e a Abordagem Antropológica

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Elizandra  Schmoller Petkoewicz

François  Laplantine  

Aprender  Antropologia

O campo  e a  Abordagem Antropológica

Nós primórdios do século  XVIII que surge  um saber científico (ciência do homem), homem como objeto de conhecimento, por outro lado , razão do homem e seus métodos , que se  define  na antropologia.

Em sociedade a princípio os antropólogos  estudam a sociedade longínquas apresentam  as características a seguir :  sociedade  de dimensões  restrita ; que se relacionaram pouco com os outros grupos ; sendo que a tecnologia é menos desenvolvida  em relação a nossa; porém tendo pouca  espelização das atividades e funções sociais. Dessa forma qualificada  "simples" que irão afirmar a compressão, por exemplo uma simulação laboratório, de uma ordem "complexa " em nossas sociedades próprias .

No início do século XX, a percepção era de que objeto empírico da Antropologia estava desaparecendo . Os selvagens não eram alheios á evolução social. Há uma crise de identidade na disciplina.

Há 3 alternativas a essa crise:

Primeiro o antropólogo  aceita sua morte , e volta para área de outras  ciências humanas.

Segundo busca outra área de investigação: o camponês , este  selvagem  de dentro e seu folclore  

Terceiro ele adora uma postura epistemológica que afirma que antropologia não está ligada a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular, e sim que está é um certo olhar , o estudo  do homem em todas as sociedades , estados e épocas.

O estudo  do homem inteiro

Estuda abordagem  integrativa , múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Estuda o homem por intero .

Antropologia Biologica . Pré histórica

Antropologia Linguística . Psicológica

Antropologia social e cultural.

O homem  estuda de tudo , mas  a antropologia não estuda apenas tudo  condiz em uma sociedade, da não pode ser definida como objeto empírico qualquer estuda sociedade preservadas . A ciência humana não pode ser compreendida com a natureza porque a natureza aquilo que tomávamos de nós mesmos é cultural , ou seja presos a uma única cultura, não só  demonstramos como cegos como dos outros mas míopes quando digamos da nossa cultura.

Pouco a pouco notamos nossos comportamento digamos que não é  "natural" mas é cultural não podemos evitar o conhecimento de outras culturas; deveríamos considerar nós mesmos que somos uma cultura possível entre várias, mas somos a única. Os seres humanos têm em comum e sua capacidade  de fazer diferente uns dos outros, para inverter costumes , variação cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (24.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com