TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem

Exames: Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Atualmente as palavras de ordem são aprendizagens significativas, mudança conceitual e construtivismo. Um bom ensino deve ser construtivista, promover a mudança conceitual e facilitar a aprendizagem significativa. O trabalho didático-metodológico na Educaçao Infantil deverá, assim, propiciar ao aluno a construção de seu conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que o levem a ampliar sua capacidade de aprendizagem e a exercer a cidadania.Nessa perspectiva educacional, portanto, cabe ao professor, através de sua intervenção pedagógica, propiciar situações significativas de apredizagem, em que o saber previamente construído pelo aluno da Educação infantil.

Palavras-chave: Aprendizagem: Educação infantil; Construção.

1 INTRODUÇÃO

Dentro da Educação infantil, a leitura e escrita são processos muito complexos e as dificuldades podem ocorrer de maneiras diversas, além disso, temos a aquisição da leitura e escrita como fator fundamental e favorecedor dos conhecimentos futuros; é uma ferramenta essencial, ou mesmo a estrutura mestra onde serão alicerçadas as demais aquisições.

Para desenvolver os estágios superiores da linguagem: a compreensão da palavra impressa (a leitura) e a expressão da palavra impressa (a escrita), a criança precisa (além de ter sedimentado de forma harmoniosa as etapas da oralidade), ser capaz de articular todos os sons da língua, o que normalmente se determina aos seis anos (observadas as diferenças maturacionais de cada indivíduo). Requer ainda a ampliação e domínio do universo vocabular. (FREITAS, 2012)

Como a leitura também pode ser compreendida como um processo complexo que se inicia e se desenvolve, ao longo da vida do indivíduo, sendo, predominantemente, aprendida na escola, em função das experiências criadas nos contextos formais de ensino e aprendizagem.

Portanto a finalidade deste paper é falar sobre a importância da leitura e da escrita para as crianças na Educação infantil.

2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A CRIANÇA

Durante a Educação Infantil se faz necessário a capacitação das crianças para analisar as palavras em seus segmentos subsilábicos, isto é analisar os sons, que as compõem. Esta possibilidade é a chamada consciência lingüística ou fonológica. Sabemos que até os seis anos, observando sempre as características individuais, a criança só consegue segmentar palavras em sílabas, a partir desta idade passa a poder segmentá-las nas unidades mínimas: as vogais e consoantes.; quando essa habilidade ocorrer podemos afirmar que a criança passa a ter uma consciência metalingüística da mesma, a consciência fonológica, que a permite analisá-la mais eficientemente.

Segundo MÖOJEN(2003,p.45)

Outro aspecto que merece ser analisado refere-se à compreensão do texto. Sabe-se que há uma estreita relação entre a capacidade da leitura mecânica e a possibilidade de compreensão, assim sendo a criança que apresenta pouca eficiência na leitura, conseqüentemente apresentará dificuldades severas na compreensão do que lê. Por outro lado há indivíduos que mesmo não apresentando deficiência na identificação das palavras, ou seja, mesmo podendo traduzir literalmente as idéias propostas no texto, manifestam dificuldades para compreendê-lo, para estabelecer uma análise inferencial e crítica.

O processo de ler pressupõe o ato de compreender, que envolve diversos mecanismos cognitivos para que se alcance a constituição do sentido do texto. Tais mecanismos utilizam-se de interação entre o que Kleiman (2000) chama de conhecimento enciclopédico, conhecimento lingüístico e conhecimento textual para que o leitor construa o significado que atribuirá ao texto. Sendo assim, verifica-se que o ato de ler se apresenta como um ato social de interação entre leitor e autor, sob influência de objetivos e necessidade socialmente determinados.

Entende-se que além das possibilidades lingüísticas, perceptivas, motoras e cognitivas, além dos métodos, dos recursos didáticos, aprender implica em um sujeito que busca a aquisição do conhecimento, e significa sempre uma experiência emocional. Assim sendo, um indivíduo que não tenha motivação , não se estimulará para a aquisição de habilidades tão complexas que exigirão, capacidade para frustração adequada, possibilidade para seguir os padrões fixos e sistemáticos que o processo da leitura e escrita requer. (MARTINS, 2012).

Para Möojen (2003) as crianças, falantes nativas de sua língua, chegam à escola para ler, mas primeiro escrevem para ler, lêem para escrever. É como se a escola invertesse a lógica da língua natural que, antes de tudo, tem sua âncora na fala. O caminho, mais adequado ao ensino eficaz da língua materna, é pensarmos em método que parta da fala, ou seja, garantirmos a fala para a habilidade leitora: deve-se, pois, dar liberdade de falar para garantir uma leitura fluente.

Sendo então o principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, são o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. Mostrando que o principio alfabético poderá ser contextualizado de forma natural. O que deveria ser básico no processo ensino-aprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar.

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ALFABÉTICO

O processo de ensino-aprendizagem deve ser organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas por intermédio de uma linguagem real, natural, significativa e vivenciada. Portanto, a criança precisa sentir a necessidade da linguagem e o seu uso no dia-a-dia.

Nota-se que, não basta apenas saber ler e escrever, necessário é saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz. Aprender a ler e escrever é realmente uma tarefa complexa e difícil para todas as crianças, por isso, quando uma criança ingressa na escola, a alfabetização é o centro das expectativas de pais e professores.

Logo, a escola tem um papel fundamental, pois além de aprender a ler e escrever, a criança deve adquirir na escola condições de utilizar a leitura e a escrita em seu beneficio no contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com