TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação de Resumo Questão Social

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação de Resumo

                 

Luciano Gomes dos santos

Curso: Serviço Social

1° período

Questão social e direitos

Em meados de 2005 a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisas de Serviço Social (ABEPSS) realizou uma revisão acerca da formação profissional do “serviço social” e observou-se varias rupturas com em que a questão social aparece fragmentada em varias disciplinas. Reparou-se que as questões sociais de um todo, estavam perdendo sua substância e força. A revisão curricular do projeto de formação profissional colocaria a ideia de situação social-problema, cara ao Serviço Social tradicional.

Sabe que a base da teoria na critica da economia política elaborada por Marx, sobre a desigualdade social no capitalismo originando assim o movimento operário, para sua superação. Vale lembra que pode se afirmar que a tradição marxista empreender, ate hoje em esforço explicativo acerca da questão social. Em 1993 0 estudo de David Harvey destaca-se acerca do desemprego estrutural e outras causas que ferem os direitos, e cita a lei do valor não trata apenas de produção de mercadorias na sua dimensão econômica, valorizando o capital ao processo de trabalho como elemento decisivo que transfere e cria valor, referindo á produção e reprodução de indivíduos, classes sociais, e relações sociais e de suas expressões, lembrando-se que a questão do Serviço Social estar ligada a emersão da questão social aglutinando forças para o distanciamento dos aportes básicos de caráter conservador.

No Brasil existem enormes desníveis regionais de desenvolvimento, pois os índices alarmantes de desigualdade social que vem tomando ares de um cenário de violência endêmica e de barbárie. A classe burguesa brasileira conduz a mudança pelo alto, de realizar reformas aos seus interesses e adiar politicas em favor dos menos favorecidos. Portanto o grande desafio do Assistente Social e conhecer as muitas faces da questão social do Brasil, principalmente a desigualdade econômica, política, social e cultural que estão submetidos milhões de brasileiros, por isso é necessário conhecer profundamente nossa matéria: a questão social, como por exemplo, articular a gênese das expressões, suas manifestações, expressões concretas, estratégias de seu enfrentamento e muito mais.

Estabelecer relações entre questão social e direito implica no reconhecimento do individuo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente a situações de opressão e de exploração, para enfrentar adversidades com seus sonhos e frustações para empreender dias melhores. A oposição entre as necessidades do capital e do trabalho frustraram amplamente as promessas de liberdade e de igualdade. Temos de raciocinar na direção das lutas. Certo que as diretrizes para o Curso de Serviço Social orientaram-se para o distanciamento dos aportes básicos de caráter conservador, na perspectiva de assegurar a efetivação da ruptura com o serviço Social tradicional, e mais do que nunca é vital no debate teórico-metodológico e ético-político no âmbito da profissão, discernindo armadilhas liberais para delas diferenciar sobre varias questões sociais, e aprimora estudos e pesquisas que possibilitem o conhecimento profundo da realidade brasileira. Os conhecimentos com a participação de outros sujeitos profissionais coletivos na construção dos instrumentos de luta possibilitarão em cada situação concreta, jogar força para ir além dos interesses do capital e ilusão jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com