TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen

Por:   •  21/6/2015  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen

Marxismo e Positivismo na Sociologia do Conhecimento

autor: Michael Löwy

O Positivismo ou o princípio do Barão de Münchhausen

Aluno: Renner Silva Eziquiel

Primeiro Período de Serviço Social

Professor Frederico

UEMG

O Positivismo ou o princípio do Barão de Münchhausen

Na leitura da obra é possível compreender o início e a difusão do Positivismo, movimento esse que surge no fim do século XVIII e princípio do século XIX. A intenção do Positivismo é impor uma nova ordem de ideologias e estudos da sociedade.

Nos escritos do autor Michael Löwy ele começa citando o enciclopedista Condorcet, que contribui bastante com esse movimento. Condorcet idealizava que a ciência social assim como a matemática e a física deveria ser estudada de maneira neutra, sem colocar paixões e interesses sob ela, porém o Positivismo envolve sim grandes interesses sendo eles da burguesia que quer manter uma certa ordem social e várias divisões na sociedade. Seguindo a mesma linha de pensamento que Condorcet sobre não existir paixões no estudo da sociedade, S. Simon também é citado, o nome Positivismo foi empregado por S. Simon que via essa nova ciência como organizadora e não revolucionária.

Citado no texto como o homem que difusa e coloca o Positivismo como uma grande ideologia Augusto Comte tem suas ideias e feitos apresentado na leitura. Comte seguia a mesma ideia de Condorcet e S. Simon em ver o positivismo como uma ciência neutra e de ordem social, ele estudava a sociedade usando a mesma forma de estudo das outras ciências, ele não se interrogava sobre as contradições da sociedade o pensamento dele era manter estabilidade e ordem social.

O autor valoriza Augusto Comte como inventor da sociologia, mas coloca Durkheim como pai dessa ciência, no texto se destaca a forma como Durkheim interpreta a sociedade, como um ser vivo, um sistema de órgãos, explicando assim as diferenças que fazem parte da sociedade. Ele dizia que cada órgão tem uma função e alguns são mais especiais do que outros, porém isso na visão dele era algo natural e que fazia parte da natureza da vida, que a pessoa deveria aceitar a natureza dela e via os conflitos entre as classes como "contrações dolorosas". Durkheim assim como os outros positivistas considerava que o estudo social deveria ser frio, ignorar os conflitos ideológicos e preconceitos.

No texto o autor destaca a semelhança de conservadorismo de Comte e Durkheim, que não criam um estudo livre e real da sociedade, mas sim um movimento conservador de interesse burguês. Michael Löwe diz que o movimento positivista pode ser encontrado nos dias de hoje, pois ele é um movimento tendencioso ligado em um determinado grupo político-social. Durkheim, seus discípulos e a ideia que o positivismo tem uma boa vontade em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com