TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Famílias e Serviço Social

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO EXECUTIVO No. 4

1. Referência: 

MIOTO, Regina Célia. Família, trabalho com famílias e Serviço Social. In: SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 12, N.2, P. 163-176, JAN./JUN. 2010.

2. Objetivo do texto/artigo:

O texto tem como objetivo abordar as transformações no modo de pensar e trabalhar a categoria familiar no âmbito do Serviço Social e as implicações que essas transformações podem trazer para o agir profissional.

3. Identificação de palavras-chaves do artigo:

Família, Serviço Social e família, Proteção social, Política Social e família.

4. Principais ideais/argumentos do texto/artigo:

  • A família, no Brasil, é um alvo de intervenção presente e privilegiado do Serviço Social desde os primórdios da profissão, ou seja, "o alvo predominante do exercício profissional é o trabalhador e a sua família, em todos os espaços ocupacionais" (IAMAMOTO, 1983)
  • Método do Serviço Social de Caso: Como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. (HAMILTON, 1976; NICHOLDS, 1969), onde o trabalho com famílias passa a ganhar uma maior qualificação técnica – Período de Consolidação da Profissão.
  •  O Estudo Social de Caso era de abordagem imediatista. Os problemas sociais eram compreendidos como de responsabilidade do indivíduo e/ou família. A ação profissional era proposta como forma de averiguação e controle dos modos familiares, onde posteriormente as mudanças eram impostas como forma de exigência – Abordagem positivista/funcionalista.
  • Esse olhar sob a ação profissional começou a se modificar quando houve avanços no debate teórico-metodológico e na construção do projeto ético-político da profissão, de forma que gerasse nova visão sobre a família e na forma de agir e pensar sobre ela – Bases teóricas social de Marx.
  • A família/indivíduo não seria mais culpabilizada individualmente e sim como demandas interpretadas como “expressões de necessidades humanas não satisfeitas, decorrentes da desigualdade social própria da organização capitalista” (VIEIRA, 2004; LIMA, 2006).
  • 1970-2000: Reconhecimento do Serviço Social como área do conhecimento, debate teórico mais aprofundado, reconhecimento da profissão no campo da política social, mediação e encaminhamento de ações profissionais.
  •  Apesar dos avanços, a família deixou de ser objeto de estudo privilegiado no âmbito da profissão, afetando o campo da prática profissional, visto que as famílias são sujeitos privilegiados e primordiais como objeto de intervenção.
  • Final dos anos de 1970 e ao longo da década de 1980, houve uma grande incorporação da chamada Terapia Familiar de Orientação Sistêmica que era vinculado a área da saúde mental.
  • Somente nos anos 2000 que os debates sobre família e intervenção profissional ganha força dentro do Serviço Social. Pois, ao mesmo tempo em que o Serviço Social se constitui numa área de conhecimento bastante forte em seus fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos e no campo da política social, apresenta-se bastante frágil em relação ao debate sobre a temática da família e da intervenção profissional. Gerando diversas discussões sobre o “fazer” profissional e “como fazer”.
  • Como requisito para trabalhar com famílias o Assistente Social tinha delimitações de determinada concepção de família e de suas relações com a proteção social pautadas nos fundamentos teórico-metodológicos da vertente crítico-dialética.
  • Concepção de Família: Espaço altamente complexo. É construída e reconstruída histórica e cotidianamente através das relações e negociações que se estabelece entre os membros. É uma construção pública, além de privada, com papel importante na estruturação da sociedade e do indivíduo. A família é tida como uma unidade de cuidado e bem-estar. Podendo ser famílias menores, famílias com mais idosos e também das novas formas de sociabilidade desenhadas no interior da família. Nesse sentido: Considerando que o objeto de trabalho dos Assistentes Sociais são as expressões da questão social e que as ações destes profissionais incidem diretamente na construção da proteção social na perspectiva dos Direitos, obviamente o foco de interesse central do Serviço Social é a relação família e proteção social.
  •  Família e Proteção social: É importante observar como a família é incorporada à política social, quais famílias são incorporadas e em quais políticas e os impactos que essas políticas tem na vida das famílias. Para pensar em trabalho com família é importante reconhecer quais as tendências que predominam naquela família no campo da política social e enquanto sujeito (individual). Atualmente existem duas grandes tendências em disputa: Proposta familista e Proposta protetiva.
  1. Proposta Familista: A política pública acontece de forma compensatória e temporária, em decorrência da sua falência no provimento de condições materiais e imateriais de sobrevivência, de suporte afetivo e de socialização de seus membros. Menor provisão por parte do Estado. O fracasso familiar é visto como incapacidade de gerirem seus próprios recursos, assim como o desemprego ou qualquer insuficiência de recursos.
  2. Proposta Protetiva: Ao contrário, a proteção se efetiva através da garantia de direitos sociais universais, pois somente através deles é possível consolidar a cidadania e caminhar para a equidade e a justiça social – “A presença do Estado na garantia dos direitos sociais torna possível a autonomia dos indivíduos em relação à autoridade familiar e da família em relação à parentela e a comunidade” (SARACENO, 1996). Tal concepção tem consequência importante para a ação profissional, visto que a busca por problemas e conflitos caminham para o fortalecimento e proteção das famílias.
  • O trabalho com famílias: É necessário demarcar o redimensionamento no campo do trabalho com famílias, identificando as demandas particulares de cada família e qual direcionalidade é dada para cada atendimento: Expressões de necessidades oriundas das desigualdades sociais e não isoladamente como problemas familiares.
  • O Assistente Social passa a desvincular a satisfação das necessidades sociais à competência ou incompetência individual/das famílias. Ou seja, compreendendo os processos familiares como uma construção singular, arquitetada na família, no entrecruzamento das múltiplas relações, que condicionam e definem a dinâmica familiar.
  • O desafio é buscar como essa dinâmica é definida pela multiplicidade de fatores que incide sobre ela e, portanto, exige uma análise aprofundada entre a estrutura de proteção que as famílias apresentam e a estrutura necessária para que elas possam fazer frente às suas necessidades nos diferentes momentos e situações de vida.
  • A organização e a articulação de serviços são aspectos fundamentais para atender as necessidades das famílias e garantir eficazmente uma estrutura de cuidado e proteção. Isso só se torna possível quando a organização dos serviços é estruturada de forma a permitir e facilitar o acesso das famílias. O objetivo principal é identificar as fontes de dificuldades familiares e acessibilizar os recursos necessários para que as famílias consigam articular soluções e respostas compatíveis com a realidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida.  

5. Breve reflexão sobre o conteúdo do texto/artigo:

O texto nos faz refletir sobre a base da nossa ação profissional, que deve ser pautada no trato com a família. Buscando reconhecer sua realidade e contexto social através dos instrumentais teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político. O quanto o Estado deve sim se responsabilizar, não culpabilizando o núcleo familiar por fracassos ou inacessibilidade, visto os dias atuais, onde sofremos um retrocesso, com forma influência do conservadorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com