TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fontes do Envelhecimento

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

ARTIGO

[pic 2]

 JUNHO  2015

AS FONTES DO ENVELHECIMENTO

O presente artigo surgiu da observação e da necessidade de aproximação dos jovens e familiares junto aos idosos e da inexplicável falta de investimento e amor aos idosos. Por serem muito amplas as condições de negligência e abandono em relação aos idosos, muitos são desprezados pelos familiares a partir do momento que não podem mais contribuir com o orçamento de casa, ou que o valor da aposentadoria não comporta mais nenhum empréstimo ou financiamento, cuidar dos netos e mantê los, tornou se um papel dos avôs que não podem assumir compromissos com amigos da mesma idade que saem para participar de esportes adaptados, viajar com grupos específicos e se divertir de uma maneira prazerosa porque as obrigações ainda lhes são impostas por seus familiares mais jovens que insistem em faze los de escravos.

Palavras chaves: Idosos, Negligência, Abandono, Fragilidade e Respeito.

JUSTIFICATIVA

Sem nos esquecermos das doenças acarretadas com o envelhecimento como as doenças senis, doenças crônicas e infecciosas e os acidentes da terceira idade, muitas das quais poderiam ser resolvidas e tratadas há muito tempo atrás, na prevenção e no tratamento correto das doenças pré existentes.

Alcoolismo, drogas, vícios, violência doméstica e urbana são problemas que atualmente acometem qualquer família e em distintas idades, são coisas que podem ser prevenidas ou até mesmo evitadas, no entanto se a saúde pode ser restabelecida a partir de hábitos saudáveis adquiridos ao decorrer da infância e juventude, por que motivo os vínculos familiares também não devem ser restabelecidos nesta mesma época da vida, na formação do caráter e durante a infância, sem entrarmos no mérito das questões familiares, que são amor, carinho, respeito, educação.

Formadores de conceitos e de opinião muitos idosos são referência em muitas áreas de atuação profissional, médicos, advogados, juízes, padeiros, pedreiros, exemplos vivos de que fazendo a coisa certa podemos chegar muito longe e transformar vidas e influenciar pessoas.

PROBLEMA

Idoso è toda e qualquer pessoa, independente do sexo, religião, crença, status social, etnia, aquelas consideradas da terceira idade, classificados cronologicamente pela Organização Mundial da Saúde, toda e qualquer pessoa com idade superior aos 65 anos e nos países em desenvolvimento aquelas cuja idade seja superior á 60 anos.

Com o comprometimento de suas habilidades regenerativas, mudanças físicas e emocionais, que interferem em muito na sua qualidade de vida, mais o conjunto de manifestações físicas e psicológicas que acabam por desenvolver inúmeras moléstias.

Gerontologia é o estudo do processo de envelhecimento e as doenças advindas desta fase da vida são estudadas pela área da geriatria.

As principais manifestações físicas que indicam o envelhecimento são: rugas, manchas na pele, a mudança na coloração dos cabelos em alguns casos surgem a cor cinza e em outros predomina o branco, ou mesmo a queda em grande quantidade dos cabelos, as dificuldades visuais, auditivas, motora, cognitiva e o surgimento de doenças características como incontinência urinária e doenças senis.

Ao buscarmos um tema que surpreendesse por suas riquezas de proeminência e para que a sociedade valorize nossos idosos, cuidando orientando, acolhendo as leis que dão direito aos mesmos. De forma que venham a entender que os direitos do idoso de hoje, deverão ser resguardados para fazerem parte de seus direitos no futuro.

Sabendo que todos nos vamos envelhecer gradativamente e que, ninguém passara despercebido na sua velhice, todos nos vamos cruzar com essa parte ou esse ciclo da vida e não tem como escapar disso.

O problema foi levantado a partir da idéia de que se o Brasil fosse um pais de primeiro mundo jamais haveria a necessidade de se criar um Estatuto para o Idoso, é um absurdo  criar leis  que determinem o respeito ao idoso, em um pais onde o envelhecimento é  cego, surdo e mudo, por incrível que pareça,  ninguém consegue ver o idoso com olhos de admiração por tudo que passou na vida, e refletir em  como conseguiram chegar bravamente à esta idade, ou seja ter mais de sessenta anos, com uma vasta história e um passado repleto de saudades, e ouvindo dizer que um dia também foram crianças, adolescentes, moços e conseguiram vencer tantas barreiras, que muitos jovens de hoje não suportariam a metade do sacrifício vivido por nossos pais e avós, agüentando desaforos,humilhações e mantendo sua dignidade com um fio de bigode.

Muitas são as forma de tratamentos das questões que envolvem o idoso, quer seja através do Estatuto do Idoso, Emendas Constitucionais, Pesquisas de Valorização e Qualidade de Vida, sendo o mais importante garantir ao idoso a integralidade total da vida na comunidade e familiar. Com seus direitos fundamentais garantidos, como a liberdade, dignidade, respeito, habitação, cultura, esporte, prioridade no acesso á justiça e assistência em todas as esferas das políticas públicas.

Todo projeto que tenha como objetivo principal, promover a qualidade de vida, valorização pessoal, familiar e social do idoso é priori nas diversas áreas do serviço social, devido a fragilidade desta extensão das políticas públicas em que muito se fala e pouco ou quase nada se faz.

Fortalecer os vínculos familiares e sociais,

Participação em atividades de grupos e de convivência, buscando uma reintegração social,

Buscar meios de subsistência (renda) com a participação e apoio familiar,

Multi – profissionais comprometidos com o Estatuto do Idoso em sua totalidade e na busca por novos meios de vivencia harmônicos em grupo, sociedade e família,

Promover encontros para orientação familiar sobre a garantia dos direitos dos idosos.

O foco primordial e prioritário deve ser o idoso, respeitando sua memória, seu espaço, sua privacidade, e unindo a família em torno do seu bem maior que com certeza é o idoso e com respeito e educação buscar soluções simples e eficazes de desenvolvimento social.

Estando atento às novas exigências, o Serviço Social na prática com o idoso, tem o desafio de conscientizar a população do verdadeiro papel do idoso, garantindo o seu lugar numa sociedade que passa por grandes mudanças que estão centradas no avanço tecnológico, favorecendo a relação entre mercado e consumo, e nessa lógica valorizam-se quem produz e consome.

A situação de ser útil apenas pelo que produz na sociedade capitalista, influi diretamente sobre a vida e personalidade da pessoa idosa, que passa a ter certas condutas desviantes por se acharem improdutivos e acreditarem que sua ação com os demais resulta somente da interação e de sua relação com a sociedade por intermédio do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com