TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Públicas Orientadas a Reprodução Desse Modelo Agrícola

Por:   •  19/9/2018  •  Seminário  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Politicas públicas orientadas a reprodução desse modelo agrícola

Com a concessão de dinheiro feita pelo governo ao meio rural através do patrocínio do aparato Bancário do estado. Contudo é privilegiado o agronegócio em detrimento da agricultura familiar.

O projeto safra 2009-2010

O projeto amplia o volume de recursos disponíveis de créditos para o agricultor familiar

A partir do plano safra, os produtos da agricultura familiar passarão a ser identificados. O selo da agricultura familiar será um poderoso instrumento de acesso a mercado para uma área produtiva que responde por 70% dos alimentos que chegam diariamente a mesa dos Brasileiros

Ao apontar a origem do produto, o selo da agricultura familiar auxilia o consumidor no momento da escolha e ajuda a conscientizar o consumo consciente de alimentos.

Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (PRONAF) é uma política pública brasileira é um programa do governo federal que possui o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas pelo agricultor familiar a partir do financiamento de atividades financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agraria. O programa possui as taxas mais baixas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de créditos do país.

  • Grilagem: Apropriação indevida de terras públicas por meio de falsificação de documentos algo que é de costume em todo território nacional. Sendo que nas terras da Amazônia tem sido mais constante.

A grilagem obedece vários interesses, desde a simples especulação imobiliária até a venda de recursos naturais, lavagem de dinheiro e captação de recursos financeiros.

Em 1999 uma equipe foi destinada a investigar a ocupação de terras públicas na região amazônica com a existência de mais de 100 milhões de ha de terras griladas.

Quase em todo território da Amazônia possui registros de terras com muitas falhas e irregularidades, por ser áreas bastantes extensas e falta de fiscalização pela justiça contribui para a falsificação e a multiplicação de registros de imóveis rurais com procedência ilegal muitos com duplicidade de registros.

Contudo o Incra realizou uma serie de fiscalizações fez diminuir tais fraudes, por algum tempo, contudo, novas invasões de terras públicas e novos casos de registros fraudulentos continuaram a acontecer até nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com