TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As particularidades do serviço social no Brasil: fundamentos para construção da imagem social da profissão

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

SERVIÇO SOCIAL

                                                     Discentes: Lívia Moreira                                                                               Kelly Ferraz

                                                                                                  Docente: Mônica

As particularidades do serviço social no Brasil: fundamentos para construção da imagem social da profissão

 Nos anos de 30 no século XX o Brasil passa pelo processo de fortalecimento reformista-conservador e pelo processo de consolidação do modo de produção agroexportador onde acontecia a monocultura cafeeira, porém o fato de ter sua participação na consolidação, porém isso não fazia com que o Brasil se colocasse em posição de país desenvolvido, foi então que houve a necessidade de um capitalismo monopolista, pois era preciso que se valorizasse e se desenvolvesse mesmo que em situação de desigualdade. Com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil e com as mudanças ocorridas junto à classe trabalhadora houve-se a necessidade e uma nova forma de economia.

Na década de 40 que a constituição de serviços e políticas social teve a sua magnificência no socioassistencial onde operou. Com isso o Estado brasileiro que tinha suas tradições e seu conservadorismo passa a enfrentar os problemas com a expressão da questão social que tem como referencia um projeto reformista-conservador, assim surge o serviço social na divisão sócio técnica do trabalho para poder intervir na questão das expressões da questão social que se deu a partir do projeto reformista, podendo assim dizer que a profissão estabeleceu requisitos após a vinculação com o projeto reformista-conservador onde se deu a inscrição na divisão social e técnica do trabalho.

Para evitar conflitos e continuar no poder a burguesia busca um meio de mostrar que já não é mais revolucionário e passa a ser uma classe conservador onde surge um novo pensamento conservador que tem como interesse inicial de ser uma política contraria ao iluminismo e as ideias liberais socialistas, onde defende a liberdade restrita, a democracia é perigosa e a desigualdade deve existir para manter as coisas como estão.  

Podemos então observar que para a burguesia, Estado e Igreja não é do seu interesse que se faça uma nova maneira de enfrentas as expressões da questão social. Com tudo fica clara a ineficiência projeto reformista-conservador que por sua vez tem a constituição e o cumprimento de uma legislação social e trabalhista que não são demonstrados no conservadorismo que tem como principal lei a laica, onde não pode fazer parte de nenhuma instituição ou ordem religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com