TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historicos Assistencia Social No Brasil

Artigos Científicos: Fundamentos Historicos Assistencia Social No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLO - CAMPO LIMPO – SÃO PAULO

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Nome do tutor à distância: Maria Elaine Cristina Vaz

Nome do tutor presencial: Maria Aparecida Grecco

Grupo

Fernando Ferreira da Silva RA 6814010751

Deneci Viana da Silva RA 6949476881

Vera Lúcia dos Santos Coelho RA 6056475191

Rafaela Lopes Barbosa RA 6787432029

Fatima Regina da Silva RA 6570135467

Paula Brandão Pacheco RA 7093580388

São Paulo 06-11-14.

INTRODUÇÃO

Essa pesquisa tem a intenção de mostrar quais as possibilidades do mercado de trabalho do assistente Social e a sua atuação nos diversos setores e região, para refletirmos e entendermos um pouca da profissão que escolhemos.

A crise de emprego e a falta de trabalho, hoje na maioria dos casos são na verdade falta de especialização das profissões.

A área de Serviço Social é relativamente nova e está crescendo. A importância do profissional é enorme, mas, a dificuldade começa como todas as outras profissões; continuar em uma faculdade por quatro anos é uma dificuldade para muitos alunos. Para concluir o curso, o estudante precisa fazer quatro semestres de estágios supervisionados e um trabalho de conclusão de curso. Muitos alunos optam pelo curso de Serviço Social porque já se engajaram em projetos sociais em associações comunitários ou ONGs.

A formação é voltada para uma ação interdisciplinar. O foco é habilitar o assistente para integrar grupos de trabalho com outros profissionais, como historiadores, médicos, professores, sociólogos e psicólogos, dentre outro cada vez mais abrangente, o objetivo e de ajudar o profissional na compreensão e na análise crítica da realidade social e dos fenômenos que decorrem dos movimentos sociais.

Para se formar, o estudante deve fazer um estágio supervisionado, O aluno é bastante exigido no curso e o volume de leitura é grande e o mercado exige que o profissional seja informado, Portanto, o aluno tem sempre que se manter atualizado, lendo revistas e jornais, além de conhecer as novidades da informática.

A possibilidade de atuação, acreditamos que seja bem ampla. Como Assistente Social você pode desenvolver e implantar projetos de apoio à educação e acompanhamento de crianças e jovens carentes em vários setores.

Na Justiça, acompanhar os processos envolvendo crianças e adolescentes em situações de risco social, de adoção e de disputa de guarda.

Educação: criar e implantar programas de bolsas e auxílio financeiro.

Empresas: organizar e executar programas educativos. Realizar campanhas de segurança no trabalho e acompanhar funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares.

Habitação: auxiliar na implantação de programas habitacionais.

Saúde: participar de campanhas públicas de prevenção de doenças. Prestar assistência a pacientes e a seus familiares.

Sistema penal: desenvolver e executar programas de assistência social em penitenciárias e junto a familiares de preso propor ações que desenvolve a capacitação, para a reintegração dos marginalizados.

E em qualquer instituição que necessite de uma pessoa responsável por mediar conflitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas.

Um novo e promissor espaço para os assistentes sociais surgiu na década de 90, Atualmente, o crescimento do terceiro setor, que inclui o trabalho em ONGs, em conselhos de políticas públicas e em assessorias ou consultorias, fez com que aumentasse bastante a demanda por assistentes sociais. O profissional, neste caso, não trabalha apenas na execução de programas sociais como também no planejamento e na avaliação de projetos de instituições do terceiro setor.

Apesar de ser um mercado amplo e com muitas possibilidades, conseguir o primeiro emprego na área pode ser mais difícil do que se imagina. O salário inicial é de R$ 1,1 mil a R$ 2,2 mil.

Os maiores empregadores de assistentes sociais no Brasil são os órgãos públicos, que absorvem cerca de 80% da categoria. O bacharel em Serviço Social é bastante valorizado nas áreas da saúde e educação, sendo contratadas para atuar em prefeituras, entidades assistenciais, órgãos do sistema judiciário e da saúde, centros comunitários, ONGs, escolas, fundações, centros de pesquisa e universidades. Muitas empresas buscam o assistente a fim de desenvolver projetos sociais. Para exercer a profissão, o formado precisa se inscrever no Conselho Regional de Assistentes Sociais.

Sabemos que na profissão ainda hoje é entendida como ajuda, existe muita confusão porque a assistência social teve suas primeiras pegadas no assistencialismo. Primeiro vieram às ações, para depois à regulamentação.

Praticar assistência social, não pode ser entendido como assistencialismo ou filantropia que o princípio fundamental é o voluntariado.

A filantropia pode ser entendida, grosso modo, como a caridade cristã ou humanitarismo, é um sentimento que faz com que os indivíduos ajudem outras pessoas. Assistencialismo: É um acesso a um bem através de doação ou de serviço prestado individualmente. Serviço Social: É uma profissão que atua no campo das políticas sociais, entre elas, a assistência social, que se transformou em um direito, em 1993 e está no fato de que os governantes agora possuem obrigação, e compromisso com as pessoas que não são absorvidas pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com