TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutorios

Monografias: Aspectos Introdutorios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Introdução -------------------------------------------------------------------------------------------4

2 .Conceito, objeto e objetivo da contabilidade -----------------------------------------------5

2.1 Escriturações Contábeis ----------------------------------------------------------------------.5

2.2 Demonstrações Contábeis --------------------------------------------------------------------5

2.3 Balanço Patrimonial -----------------------------------------------------------------------------6

2.4 Demonstrações do Resultado do Exercício -----------------------------------------------5

3. A contabilidade na gestão empresarial e a importância da contabilidade para empresas e para o gestor ---------------------------------------------------------------------------6

3.1 A missão da empresa e a visão empresarial ----------------------------------------------6

3.2 Processos administrativos (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar): elementos,

funcionamento e importância ------------------------------------------------------------------------7

3.3 Ambiente das organizações --------------------------------------------------------------------7

4. Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade ------7

5. Principais operações matemáticas presente nos cálculos contábeis ------------------8

6. Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------------9

7. Referências -----------------------------------------------------------------------------------------10

8. Apêndices -------------------------------------------------------------------------------------------11

1. INTRODUÇÃO

Desde tempos remotos, o homem já exprimia a necessidade de controlar os bens e produções, isso podendo ser detectado através de registros encontrados. E com o passar do tempo, a contabilidade desenvolveu-se associada à evolução da humanidade que tem necessidade de mensurar, registrar e controlar as aquisições.

Entretanto serão discorrido para fixação do conteúdo, tópicos que compõem a contabilidade, e que é de muito valia para entender o conceito da contabilidade, entre eles a matemática, fundamentos da administração e introdução ao direito público e privado que estão totalmente ligados.

2. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade.

“(apud PADOVEZE, 2000, P.49) A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Em resumo a contabilidade é um sistema de informação, que tem importância gerencial dentro de uma gestão e tem como finalidade o controle do patrimônio, e assim, o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade, e o controle desse patrimônio e resultados alcançados por estas informações é o objetivo.

2.1 Escrituração Contábil

É o registro dos fatos contábeis de acordo com as observância os princípios e normas contábeis, é feito a coleta pormenorizada em todos os setores da organização e é lançada em relatórios.

2.2 Demonstrações Contábeis

É a estruturação de informações levantadas e que retrata a posição patrimonial da empresa ou entidade, que pode indicar com precisão a situação e influenciar o futuro da entidade.

2.3 Balanço Patrimonial.

O Balanço patrimonial é a demonstração contábil que sintetiza o patrimônio da empresa tanto em quantidade, quanto a natureza dos elementos do patrimônio, fornecendo realidade à empresa ou instituição.

2.4 Demonstrações do Resultado do Exercício

É a dinâmica que destaca o resultado líquido em um exercício, por meio da comparação das custos, receitas e resultados, ela faculta a exposição de todo movimento em dado momento.

3. A contabilidade na gestão empresarial e a importância da contabilidade para empresas e para o gestor

Através da contabilidade a empresa consegue administrar o patrimônio que tem, através das informações transmitidas pela contabilidade, podem-se tomar decisões com propriedade, com o tempo e com a própria evolução ela tem tomado forma gerencial, o que agiliza a vida do gestor no cotidiano e facilita a tomada de decisões, muitas vezes, amenizando situações e outras evitando que a empresa saia do mercado, o interessante é que a contabilidade é grande aliada para a empresa se fixar no mercado, que cada vez tem sido mais exigente.

3.1 A missão da empresa e a visão empresarial

A missão da empresa traduz o motivo pela qual ela foi criada, exatamente o que vai fazer ou pra quem fazer, não deixando de preocupar com a qualificação dos funcionários para cumprir o que foi proposto e assim, criar condições favoráveis para ganhar e satisfazer o apelo mercadológico.

"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”

Philip Kotler

E para isso, é importante ter visão empresarial, onde o gestor consegue acompanhar as tendências e assim visualizar o futuro da empresa.

De acordo com CARVALHO et. al. (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objetivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrela" à missão, aos objetivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objetivos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com