TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral

Trabalho Escolar: Assédio Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

RISCOS OCUPACIONAIS: ASSÉDIO MORAL E SUAS IMPLICAÇÕES EM AMBIENTES RELACIONADOS A FUNCIONÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE.

Ana Cristina de Morais - anamorais.tec@hotmail.com

Carla Priscila Justino Gomes – carlla_priscilag@outlook.com

Fábio Amaro do Nascimento - fabiotradenatal@yahoo.com.br

Fabíola Ferreira da Silva - fabiolaferreira22@bol.com.br

Jéssica Kaline Galdino da Silva - jessicakalinek@gmail.com

Rafael França de Souza - rafael.souza_28@hotmail.com

Orientadora Professora: Cândida de França, Curso Técnico em Enfermagem.

INTRODUÇÃO

É duro trabalhar, todavia é mais duro que o trabalho seja causa de destruição e ruína moral de quem trabalha (Juan Antonio Sagardoy).

Os profissionais das áreas de saúde, em especial o enfermeiro, atuam diretamente com o ser humano. Lidam com suas dores e perdas, nesse ambiente eles enfrentam vários desafios, tendo em vista que o descaso com a saúde pública, a falta de investimentos financeiros e de profissionais, os afetam diretamente. Condições precárias, mínimos recursos materiais e humanos, jornadas excessivas de trabalho, todas essas condições implicam em várias formas de acidentes, sejam eles físicos e/ou psíquicos onde se inclui o assédio moral que pode ocorrer das mais variadas maneiras.

O assédio moral é um tipo de violência que ocorre no ambiente de trabalho, em que as vítimas sofrem humilhações, degradações e constrangimentos por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas, sendo que essa situação ocorre constantemente. Assédio Moral no Trabalho é a submissão a situações humilhantes, constrangedoras e abusivas (gesto, palavra, comportamento, atitude), repetitivas e prolongadas durante o exercício de suas funções. (TANAKA, et. al , 2006, p. 11).

OBJETIVO

Alertar à população acerca dos malefícios do assédio moral em âmbito geral e no que concerne aos profissionais que atuam nas áreas de saúde.

METODOLOGIA

Este trabalho constitui-se como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Os autores tomados como referência foram: Tanaka, C. S. colaborando ao que se refere ao conceito de Assédio Moral no ambiente de Trabalho; as autoras Adriane Inês Kessler, Suzane Beatriz Frantz Krug colaboram com ideias acerca de como se apresenta o assédio moral na área da enfermagem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com esse estudo feito acerca de como acontece e o que vem a ser o Assédio Moral, inferimos que sua relação com o cotidiano de cada um de nós é mais comum do que realmente aparenta ser. De acordo com os textos tomados por referência e do conhecimento de mundo de cada um dos componentes do referido trabalho, podemos, de forma bastante esclarecedora, retratar os riscos que se correm ao não perceber que estão sendo tratados de forma correta. Também tentamos alertar àqueles que de alguma maneira passem por esses tipos de situações a não se calarem ante a tais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com