TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar De Fisiologia

Ensaios: Atividade Complementar De Fisiologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Complementar - Semana 03 – Sistema Neurovegetativo

Aproveitando os conceitos apresentados na aula desta semana e das anteriores, imagine a seguinte situação: você é um(a) atleta que será submetido a um teste de esforço máximo, no qual você será testado ao limite e, dependendo do seu desempenho, será mantido ou cortado da equipe. Este teste de esforço máximo, amplamente utilizado na prática da fisiologia do exercício, envolve colocar o indivíduo numa situação que mimetiza a máxima demanda que aquele atleta pode encontrar durante a prática esportiva. Diante deste cenário, responda:

1. Há a presença do fenômeno de antecipação do ajuste das funções fisiológicas antes mesmo do teste?

Sim, tendo em vista que a antecipação é uma propriedade dos organismos vivos, é natural que o organismo deste atleta, de forma autônoma, promova ajustes antecipatórios nos mais diversos sistemas, para que seu corpo atinja o seu limite máximo durante a realização do teste.

2. Podemos considerar, com base nos conceitos apresentados desde a primeira semana do curso, esta situação como sendo de estresse máximo? Como ficariam, ao seu ver, a frequência cardíaca e a liberação do hormônio cortisol antes mesmo do exercício?

Não, pois o momento de estresse máximo deverá ocorrer no exato momento que o organismo atingir o ápice do seu desempenho, embora já esteja presente. Desta forma, momentos antes do exercício, a atuação do hormônio cortisol já deve estar elevado, pois a sua liberação pelo organismo se dar aproximadamente 10 a 15 minutos após o início da resposta do estresse, o que levará o organismo a atingir o estresse máximo no momento adequado. Consequentemente, a frequência cardíaca também já deverá ter sido alterada, tendo em vista que, o cortisol aumenta a frequência cardíaca do indivíduo.

3. Qual divisão do sistema nervoso autônomo, simpática ou parassimpática, apresentaria predomínio antes, durante e após o teste?

Antes do exercício, o sistema nervoso simpático teria atuação mais predominante; durante o exercício, ambos estariam atuando de forma equilibrada, buscando regular o organismo para que o mesmo conseguisse atingir a sua máxima demanda. Esta atuação conjunta se daria, principalmente, no controle da frequência cardíaca. E, após o teste, o sistema nervoso parassimpática assumiria o controle, levando o organismo ao relaxamento pós-exercício.

4. O que é esperado na comparação dos seus resultados com os resultados de um sedentário?

Espera-se que este atleta consiga atingir o seu máximo desempenho mais facilmente do que um sedentário, uma vez que, o organismo do sedentário não está preparado para alcançar o estresse máximo e, desta forma, realizar o mesmo esforço que o atleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com