TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Eletrostática:cargas Elétricas Prof M Makluf

Exames: Atividades Eletrostática:cargas Elétricas Prof M Makluf. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA-PROFORM

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de regência de classe, na Escola Estadual Professora Maria Coutinho. Tentarei apresentar de forma sucinta, as condições em que foi realizado o estágio, os procedimentos e planejamentos assumidos em sala, e na escola como um todo, e questões pertinentes a este momento peculiar.

DESCRIÇÃO DA ESCOLA

Apesar da infraestrutura adequada da escola, foi possível observar que a mesma, como tantas outras escolas públicas de nosso país, possui uma biblioteca com poucas diversidades de títulos, e materiais para pesquisa, além do laboratório de informática ter poucos computadores em relação ao número de alunos, dificultando o acesso à internet, questões essas foram pontuadas por professores e alunos.

Aparentemente a relação entre o corpo docente era num clima agradável e animador, que por certo contribuiu para o meu desempenho dentro e fora da sala de aula. A coordenação pedagógica e a direção foram participativas e atenciosas, prontificaram sempre que solicitadas.

De um modo geral, os professores mantinham uma boa relação com o corpo discente, apesar de alguns contratempos, nada fora de controle da coordenação escolar.

Havia reuniões periódicas (os conselhos de classe), abertas a professores e alunos ou, às vezes, organizadas somente para o corpo docente. Atividades estas tinham como princípio, “contribuir para uma melhor integração entre todos envolvidos com a escola”, considero este aspecto muito positivo.

Portanto, o que me chamou a atenção de forma negativa, foi o hábito de os alunos sempre chegarem atrasados para as aulas. A justificativa é que trabalhavam durante o dia todo e tinham que ir direto para a escola, a justificativa da maioria era o cansaço. Contudo, muitos se negavam a entrar em sala de aula, onde, não tão poucas vezes, a coordenadora pedagógica tinha que fazer “atividade de busca” pelos corredores.

O professor titular colocou se à disposição para todas as questões pertinentes ao estagio. O acompanhamento foi constante, dentro dos parâmetros curriculares da escola, o professor me deu liberdade para desenvolver e ministrar os conteúdos, e serviu de elo da minha relação com os alunos, dando várias dicas importantes para ministrar uma boa aula.

CARACTERIZAÇAO DA TURMA

A princípio, me senti um estranho no ninho, pois havia um ar de indiferença dos alunos em relação a minha pessoa e ao conteúdo, que aos poucos foi mudando à medida que ficaram seguros e confiantes, e o clima melhorou.

As aulas eram muito corridas, pelo fato de que, grande parte dos alunos, tem o vício de ficar pelos pátios aguardando alguém chama lós para sala, mesmo depois da sirene, sendo assim, quando entravam em sala, arrastavam carteiras e cadeiras, reivindicavam lugares que estavam ocupados, tumultuavam com conversas paralelas, desta forma atrapalhando o andamento das aulas.

Sempre que alguns alunos iniciavam conversa fora do contexto de aula, eu retomava as discussões relacionando com o conteúdo que estava lecionando.

Em minha relação com os alunos, foi estável, não tivemos muito espaço para conhecermos melhor e criarmos um vínculo mais afetivo, devido o pouco tempo de convivência. Em alguns momentos da regência, durante as explicações, estabelecia diálogos mais informais para que o tema trabalhado ficasse mais interessante e prendesse a atenção dos alunos, de certa forma deu muito certo. Acredito ter construído com os alunos conclusões produtivas.

CONTEÚDOS DE ENSINO

Os conteúdos trabalhados nas turmas foram definidos pelo professor titular da disciplina, Segundo o mesmo, as definições curriculares da escola, seguem temáticas adequadas à realidade dos alunos, de natureza introdutória, para que os alunos possam estar mais familiarizados com o contexto filosófico. Dentro da programação, o professor me deu liberdade para trabalhar de forma criativa, outras temáticas que achasse conveniente e pudesse complementar e contemplar o programa, para além dos conteúdos pré-determinados.

As aulas ministradas visaram a introduzir o aluno no universo filosófico, servindo como eixo articulador entre teoria e prática e buscando familiarizá-lo com os horizontes teórico-discursivos da Filosofia, do ponto de vista da leitura e escrita, através de elaborações de pequenos textos, com o intuito de:

- Dimensionar o âmbito do Conhecimento em seus níveis específicos;

- Conhecer os limites da pesquisa, sua importância e delimitação, suas fontes;

- Identificar a complexidade da Leitura e o estudo a ela referente;

- Promover o veio crítico e a elaboração de pequenos textos filosóficos.

MÉTODOS UTILIZADOS

Exposição de tópicos, sempre em diálogo com os alunos; estudo e discussão de textos, trabalhos em grupo e individuais.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS

- retomada de aspectos já discutidos em sala de aula;

- discussão e debates

- leitura de texto, relacionando com o que foi discutido anteriormente;

- leitura de jornais, revistas e similares.

METODOLOGIA

Através da leitura de textos e discussão em aula, fazer com que o aluno problematize e construa algumas reflexões a respeito do tema proposto. A delicada caminhada textual: apresentação em sala de aula, de resenhas, ensaios, artigos através de material trago pelos alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com