TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Treinamento E Desencolvimento

Artigos Científicos: Atps Treinamento E Desencolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 1

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

FASE 4ª

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

CLESIO PERREIRA DA SILVA – RA 9140100165

DANIELA O. BORBA ROSA – RA 6890530315

ROBERTA DE SOUZA - RA 7306548839

SILMARA NASCIMENTO - RA 6375212818

.

PROFESSORA: TEREZINHA

JOINVILLE - SC

17 DE SETEMBRO DE 2014

ÍNDICE

Introdução.................................................................................................................... 3

Apresentação da Empresa.............................................................................................. 7

Questionário.................................................................................................................. 21

Considerações Finais..................................................................................................... 31

Referências bibliográficas............................................................................................. 32

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que o treinamento é de extrema importância para o desenvolvimento do colaborador e conseqüentemente da organização.

Com isso, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras. Seu propósito é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos. Fazendo com que o treinamento alcance determinado grau de eficiência, exigido na realização das tarefas relacionadas ao seu cargo.

O treinamento na atualidade é chave para o desenvolvimento de pessoas e das organizações. De acordo com Chiavenato (1999, p. 294), o treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações.

As organizações tem se empenhado para propiciar oportunidades e aprendizagem aos seus integrantes, mas para ser considerado um investimento, ele precisa mostrar resultados, que só serão alcançados se os treinamentos tiverem um objetivo claro, um conteúdo que agreguem valor e exija uma cobrança para que o treinando possa aplicar o que foi aprendido.

O treinamento é um processo cíclico, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades de tarefas e otimização do trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais.

É importante lembrar que existem diferenças entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. Entende-se que o treinamento tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização, mediante as capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado. Já o desenvolvimento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções.

Aprendizagem e desenvolvimento é hoje um novo estilo de vida nas organizações.

ETAPA 1 – SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.

IMPORTANCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇOES:

Este texto refere-se à importância do treinamento nas organizações, e o seu reflexo nos subsistemas de recursos humanos, tais qual o seu recrutamento e seleção, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho e carreiras.

Há diferença entre treinamento e desenvolvimento, pois o treinamento tem como função melhorar as habilidades dos profissionais, já o desenvolvimento tem como foco voltado a novos cargos a serem abertos dentro da organização.

Os aspectos históricos da gestão de pessoas: Remonta à antiguidade, que somente no final do século passado foi assumido a relevância necessária para uma sistematização dos conhecimentos adquiridos.

A administração cientifica desenvolvida por ''Frecderick Toyeos'' mostrou que o estudo sistemático e cientifico poderia adquirir a melhor eficiência. Já no Brasil, o processo passou por fases peculiares de nossa historia, para os autores Brasileiros a evolução das relações de trabalho seguiram fases históricas do país.

Os Subsistemas de RH: O RH foi implantado pelas organizações como objetivas principal prestar serviços na empresa para atender as necessidades operacionais e suas exigências. Segundo ''MARRAS (2000) o subsistemas são: Recrutamento, seleção, treinamento, higiene, segurança de trabalho, cargos, salários e avaliação de desempenho.

O recrutamento tem como ênfase suprir as necessidades da organização de forma adequada e abastecer o processo de seleção, podendo ser assim interno ou externo.

A seleção conforme ''Araújo (2006)'' onde os processos de selecionar devem ter técnicas mais compatível de mão de obra considerando as informações contidas nas descrições do cargo como seus pré requisitos e responsabilidades, ajudando assim a empresa obter um profissional produtivo e competitivo.

Na administração dos cargos e salários estão ligados ao sistema de avaliação de desempenho e carreira, integrando e formando o processo de planejamento. ''O treinamento é um subsistema de grande investimento no contexto organizacional. ''

Treinamento nas organizações: Segundo ''Chiavenato (2003) é um processo organizacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal a não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. ''

Em outro modo o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com