TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 9

SETEMBRO-2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------

PARTE 1

1.1 Quadro-Sintese com as definições de Políticas Públicas--------------------------------4

1.2 Estudo de caso------------------------------------------------------------------------------5

1.3 Texto sobre a Importância das Políticas Públicas-----------------------------------------5

PARTE 2

2.1 Quadro-Sintese sobre os Indicadores Sociais----------------------------------------------6

2.2 A relação esntre Indicadores Sociais e Políticas Públicas------------------------------7

PARTE 3

3.1 Indicador Social estudado. Breve histórico--------------------------------------------- 8

3.2 Indicador Social estudado. Informações -----------------------------------------------8

PARTE 4

4.1 Polítca Pública formulada --------------------------------------------------------------10

4.2Texto sobre a atuação do Assistente Social---------------------------------------------11

REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

O objetivo deste presente estudo é de profunda analise e formulação de políticas públicas a partir de indicadores sociais, com base nos dados do instituto de geografia e estatística de 2010 (IBGE).A partir desses indicadores sociais que são as maneiras de avaliar fenômenos dentro dos diversos aspectos sociais ,usados para quantificar um conceito social abstrato compreenderemos melhor o tema discutido , uma vez que, estes indicadores contribuem muitíssimo nas atividades de planejamento publico e formulação das políticas publicas.Descreveremos ainda os diversos indicadores no Brasil e no mundo como:IDH,Índice de Gini ,Indicadores Ethos de responsabilidade Social,Indicadores básicos para a saúde no Brasil e Indicadores de Educação no Brasil.

PARTE 1

1.1 Quadro-Sintese com as definições de Políticas Públicas

As políticas públicas são um conjunto de ações, projetos, atividades e metas que os governos (federal, estadual,municipal)estabelecem para atender ou não as demandas da sociedade.

Ainda se tratando de política pública, temos outra visão no âmbito político é um processo decisório envolvendo conflito de interesses onde o governo decide fazer ou não fazer algo.

Vale a pena ressaltar que política de Estado se diferencia da política de governo , uma vez que, na política de Estado,envolve o aparato jurídico legal, por lei ou seja através da constituição ,independentemente do governo , e preciso cumpri-la.

Já na política de governo ,isso fica restrito ao mandato,onde cada governo tem seu projeto, então vai depender da alternância de poder .

As políticas públicas estabelecem metas e criam-se soluções para resolução de problemas sociais nas diversas áreas tal como saúde, habitação assistência social , educação, lazer e etc..

Políticas púbicas

definição Exemplo

Política de

Estado

Envolvem aparato jurídico legal

Constituição-

(é necessário cumprir)

Política de governo Fica restrito ao mandato Depende da alternância de poder

Políticas publicas Conjunto de projetos, ações e metas que os governos estabelecem para atender as demandas da população Saúde, educação,habitação etc...

Segundo Guareschi(2004,p.180 ), política pública é :

[...]O Conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.Expressa a transformação daquilo que é o do âmbito privado em ações coletiva no espaço publico.

1.2 Estudo de caso

Aviolência contra a nujher (lei Maria da Penha)

Políticas Públicas de gênero

A lei 11.340/06 (Maria da Penha) de 07 de Agosto de 2006, teve como base ‘’ movimento feminista”,criando mecanismos para coibir à violência contra a mulher.

Por meio desta lei, houve significativas mudanças nessa situação alarmante,onde as mulheres violentadas passaram a denunciar mais,e a punição contra os agressores consequentemente tornou-se mais rígida, havendo assim uma maior visibilidade do problema.

Esta Política Pública foi implementada havendo muito progresso. Para ter Políticas Públicas eficazes é essencial sua avaliação para alcançar o fim desejado, trazendo melhorias para a sociedade e transformando essa realidade assustadora em que vivemos.

Algumas políticas públicas falham justamente por falta do devido planejamento e avaliação, onde no papel até funcionam , mas quando chega a hora da referida ação é decepcionante.

Embora haja sucessos com dada política , há muito a ser feito , haja visto que a cada minuto , a cada piscar de olhos uma mulher é vitima de violência , existem ainda várias mulheres que tem medo de denunciar , pois nem sempre elas têm o apoio necessário; vale ressaltar que, mulheres de todas as classes sociais sofrem algum tipo de violência ,mesmo as escolarizadas que ocupam um bom cargo ,não denunciam para não se expor , pelos títulos da mesma na sociedade....

1.3 Texto sobre a importância das Políticas Públicas

As Políticas Publicas são de suma importância, uma vez que, são através destas como instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com