TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps desenvolvimento economico

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.626 Palavras (15 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Serviço Social

Desenvolvimento Econômico

Profª. Helenrose A da S Pedroso Coelho

Karla Cristiane de Souza Giaretta RA: 395474

Jully Anne Ribas - RA: 399473

Samira Aline Peixoto RA: 399015

Rosangela Nunes da Silva RA: 389721

Andreia Carmona da Costa RA: 397514

Itatiba

2014

Serviço Social

Desenvolvimento Econômico

Profª. Presencial: Gabriela Simioni

Trabalho apresentado, como ATPS para a conclusão do 1º Bimestre do ano letivo de 2014, na Faculdade Anhanguera Uniderp, sob a orientação da Prof.ª Gabriela Simioni.

Itatiba

Junho/2.014

Sumário

Introdução...............................................................................................................

4

Capitulo 1 – Desenvolvimento Econômico.............................................................

5

Capitulo 1.1 - Motivos para as variações da distribuição de renda e o IDH do Brasil ......................................................................................................................

7

Capitulo 2 – BRICS................................................................................................

8

Capitulo 2.1 - Economias.......................................................................................

10

Conclusão...............................................................................................................

16

Referencias Bibliográficas......................................................................................

19

Introdução:

Esta ATPS tem por objetivo, a comparação de desenvolvimento econômico dos países do Agrupamento Brasil – Rússia – Índia – China - África do Sul (BRINC’S) sua influência no bloco na economia mundial e analise do IDH do Município de Itatiba/SP, visando os cenários econômicos regionais e suas condições, podendo assim preparar estratégias de trabalho e desenvolvimento do mesmo.

Esperamos que o conteúdo desta ATPS, ou seja, desta atividade tenha desenvolvidos as competências e habilidades propostas inicialmente, e que os temas elencados estejam descritos de maneira clara e objetiva, e que traga aprendizado a muitos que desejam informações sobre o tema sugerido.

Boa Leitura.

Capitulo 1 – Desenvolvimento Econômico

Os principais componentes que constitui o cenário do Desenvolvimento Econômico é a observação visual de cenários socioeconômicos regionais, ao verificar indicadores e condições locais, assim podemos criar estratégias que nos ajudarão a tomar decisões futuras.

Existem três formas de mensurar o desenvolvimento econômico- o Índice de Gini, a Curva de Lorenza e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), podem ser usados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões.

Índice de Gini: utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística; em 1992 o país era referência em desigualdade social; a partir de 2006 começou uma melhora na distribuição de renda. O Índice de Gini do Brasil é de 54,4 (ou 0,544 relativo ao ano de 2008) o que demonstra que nosso país tem uma alta concentração de renda. [pic 2]

Esses dados representam o índice de Geni do Brasil, em que se comparam com os resultados dos anos 1991 e 2009. Note-se que no período a concentração era maior em 1993 e 2001, uma explicação importante para esse resultado é a estabilidade econômica proporcionada pelo Plano Real.

Curva de Lorenz: é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população e de renda. Esse índice começou a melhorar entre 1989 e 2004 em razão do plano real no governo de Fernando Henrique onde houve o controle da inflação e das perdas salariais. A rigor, o eixo horizontal representa às frações acumuladas da população e o eixo vertical as frações acumuladas da renda (ou outra variável).[pic 3]

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): uma ferramenta a mais para verificar o avanço do bem-estar de uma população; foi criado em 1990 e a partir de 1991 é utilizado como referência pela ONU. O cálculo atual do IDH foi criado em 2010 e usa a média geométrica de expectativa de vida ao nascer e o índice de renda. O IDH igual a zero (0) significa inexistência de desenvolvimento humano e igual a Um (1) que o desenvolvimento foi total.

[pic 4]

Dados apresentado para o Brasil.

[pic 5]

Os dados acima lançados em 2009 sobre o IDH para os estados brasileiros, revela uma alta desse índice em todas as regiões brasileiras. Por outro lado, o relatório revela também “um país dividido ao meio, em decorrência da concentração de renda e da atividade econômica em termos geográficos”. De um lado, estão todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste liderando o ranking e do outro lado os noves estados nordestino entre os piores.

Em 2010, o IDH brasileiro foi de 0,699, numa escala de 0 a 1. O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado em 2010 apresenta o Brasil na 73ª posição entre 169 países, indicando "tendência de crescimento sustentado ao longo dos anos".

1.1 - Motivos para as variações da distribuição de renda e o IDH do Brasil

A desigualdade de renda no Brasil é um assunto que vem sendo explorado e debatido sob várias perspectivas. Sua gravidade coloca o Brasil entre as piores distribuições de renda do mundo. Existe uma severa desigualdade entre regiões, estados, municípios e, também entre trabalhadores dos diferentes setores de atividade. Os principais fatores determinantes para a desigualdade de renda no Brasil são as desigualdades salariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (268.5 Kb)   docx (145.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com