TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps- fundamentos historicos e metodologicos

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

                                            [pic 1][pic 2]

                                            UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

                                            BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

                                     

                                   

                                       

 

SUÊLA MARIA S. FERREIRA                        RA: 364937

MARIA DA CONCEICAO A. MACIEL           RA: 363014

MARIA DO SOCORRO DE CARVALHO       RA: 353103

CACILDA PEREIRA DE CARVALHO           RA: 352158

MARIZA GAMA MARQUES                          RA: 383345

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

TERESINA/PI

SETEMBRO/2012

SUÊLA MARIA S. FERREIRA                        RA: 364937

MARIA DA CONCEICAO A. MACIEL           RA: 363014

MARIA DO SOCORRO DE CARVALHO       RA: 353103

CACILDA PEREIRA DE CARVALHO           RA: 352158

MARIZA GAMA MARQUES                          RA: 383345

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

                                   

Atividade Prática Supervisionada apresentado à Disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I, ministrada pela Profºª Ma. A. S Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes do Período do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito parcial para a obtenção de nota.

Tutora Presencial: Professora Jairane E. S. Aquino

[pic 3]

TERESINA/PI

SETEMBRO/2012

SUMÁRIO

Considerações Iniciais- _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 04

A Origem do Serviço Social e o Movimento de Reconceituação - _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _05

Serviço Social na Atualidade-_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 06

Considerações Finais-_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 07

Referências-_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 08

Considerações Iniciais

O Serviço Social desde a sua origem esta relacionado ao capital versus trabalho. No Brasil esta profissão passa por varias transformações em sua forma de intervenção. Ainda podemos perceber de forma acentuada a exclusão e as desigualdades sociais. A caminhada do Serviço Social até tornar-se uma profissão passou por vários fatos relevantes, por isso é necessário relembrar alguns marcos importantes da profissão para compreender o processo de intervenção do assistente social na atualidade.

A origem do Serviço Social e o Movimento de Reconceituação

         

O Serviço Social surgiu junto com o movimento operário, que se fortalecia durante as décadas de 1920 e 1930. No Brasil o Serviço Social leva durante a sua formação uma identidade empregada de valores capitalistas. Foi por meio da Igreja Católica que a classe burguesa buscava o controle da classe trabalhadora, garantindo a ordem social.

 

Em 1932, com uma identidade capitalista o Serviço Social chegou ao Brasil. Ele configurava-se como um mediador de conflitos entre a classe burguesa, detentora do poder e os subalternos, que lutavam contra a dominação e a exploração capitalista. O assistente social tinha como tarefa o controle sobre as manifestações do proletariado, mas também tinha a responsabilidade de atender aos pobres, aos doentes e todos aqueles menos favorecidos, para ocultar e controlar a miséria.

No inicio de sua formação, o Serviço Social tinha ações voltadas para o favorecimento da burguesia, a pratica profissional acabava por legitimar a hegemonia da classe dominante. Insatisfeitos com esse resultado, os próprios profissionais da área criaram movimentos par mudar a consciência critica da profissão, tentando um rompimento com as ações de cunho patriarcal. O Serviço Social passou a assistir as lutas e os enfrentamentos da classe trabalhadora, atuando no contexto empresarial.

Alguns profissionais da época eram vistos como “agentes críticos”, foi através deles que se iniciou o novo processo de configuração, um olhar diferenciado para a profissão, visando o rompimento com o conservadorismo.

Nasceu em 1965 o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, foi um período de organização da classe profissional, visando uma base critica frente à realidade social. Este movimento foi criado para resolver os questionamentos da sociedade e para confrontar os governos imperialistas e capitalistas. Os assistentes sociais passaram a questionar sua pratica profissional.

Um dos fatores que contribuiu para a evolução do Movimento de Reconceituação foi a perda de níveis salariais das camadas medias da qual pertencia os assistente sociais, foi notado que era preciso lutar de forma coletiva para que houvesse uma nova identidade da profissão. Está organização teve como resultado a inserção dos assistentes sociais nos sindicatos.

Além de melhores salários, os assistentes sociais também lutavam contra a carestia e defendiam os moradores das favelas que requisitavam saneamento básico. Como reflexão eles perceberam que não eram considerados profissionais liberais, mas pertencentes da classe trabalhadora.

Em 1990 o Serviço Social foi fortalecido através do Projeto Ético Politico, que se materializou por meio do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais, de 1993. A partir desse período a categoria teve sua hegemonia, os profissionais passaram a intervir na sociedade cotidiana, garantindo os direitos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com