TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps serviço social

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

Este trabalho que realizamos em grupo sobre a Organização Social do Brasil, apartir dos dois filmes que escolhemos para refletir e debater entre o grupo, verificamos os seguintes problemas decorrente da falta de instrutura do nosso poder publico no cotidiano dos presídios e favelas, como por exemplo sobre a desigualdade social, racismos e discriminação.

Ao analizamos  estes dois filmes, as questões que verificamos foram que cada individuo que passa por essas situações  como criminalidade ,abandono envolvimento com drogas, entre outros problemas, sendo necessária a intervenção de profissionais nas áreas de assistência social, na tentativa de resgatar essas pessoas ao convívio social, fazendo com que eles resgatam sua cidadania e valores para a sociedade.

Etapa 01 – Sinopse e reflexões do grupo

Ao apreciar os dois filmes escolhidos pelo grupo ( Carandiru e cidade de Deus ) verificamos vários problemas que ainda hoje enfrentamos em nossa sociedadecom relação a fome, pobreza, educação etc.

Verificamos que muitos  desses problemas sociais que passamos em nossa atualidade teve seu inicio após   a Ditadura Militar, varias formas de abordar esses fatos que ocorreram em nosso  país. Como podemos observar o trafico de drogas. Há pessoas que vendem drogas por sessecidade financeiras, pois não consegue arrumar um emprego descente com salário digno  para supri suas nessecidades  e de sua família, tem sujeitos que fazem da atividade do trafico de drogas um sinônimo de status, as crianças que vão crescendo nessa realidade e nesse ambiente dificilmente terão um futuro distante dessa realidade, pois pesam que essa realidade em que vivem é normal, os jovens que vem de uma família estruturada financeiramente mais dentro de casa não há dialogo, carinho, amor e respeito acaba caindo nesse mundo das drogas e da violência. Nesse entendimento podemos também ver a precariedade em nosso sistema educacional  enfrentado  em nosso país. O descaso  e o desrespeito humano em nosso sistema carcerário, é algum que deve ser visto pela nossa sociedade. O preso, muitas vezes é tratado como bicho de forma desumana em que isso dificulta psicologicamente e  estruturamente  esse sujeito a voltar a sociedade. A organização política em que vemos esses filmes é uma realidade que vemos também no presente que é representada por uma medida de honestidade e desonestidade e corrupção, pessoas querendo levar proveito em tudo, ter reconhecimento e privilégios.

Sinopse do filme Carandiru  

No Carandiru no inicio do filme um medico se oferece para trabalhar dentro da penetenciaria  para fazer um trabalho voltado a prevenção da AIDS. O Carandiru, ele o medico passa a viver o cotidiano daqueles pesidiarios que inclui a super lotação nas celas , violência entre detentos e agentes, as instalações super precárias. Tendo esse medico percebido  tantos problemas verificou também em que os prisioneiros não eram pessoas demoníacas em que na sociedade   intitularam essas pessoas do lado de fora dos presídios o medico verificou que ali dentro da penetenciaria  existia, organização solidariedade, e uma grande vontade de viver, alguns queriam na realidade mudar de vida, ter uma nova oportunidade perante a sociedade e família.

Resenha  Critica do filme Carandiru

Umas das maiores  penintênciarias do Brasil, o Carandiru   em São Paulo, foi baseada no  Livro Estação Carandiru , do medico Dráuzio Varella, que o mesmo vivenciou e narrou suas experiências com os presos com quem conviveu na penitenciaria em seu trabalho, dando assistência medica aos presos do Carandiru. O livro trata também do grande massacre que resultou    na morte de 111 presidiarios. O filme também,  retrata muito o racismo e a realidade que muitas vezes não é passada para a sociedade o que realmente acontece com esses sujeitos. Dráuzio  Varella como medico dentro da penitenciaria do Carandiru em sua trajetória tentava educar e conscientizar  os presos e aos poucos foi ganhando confiança entre os detentos.

Vimos  em grupo que o filme é uma ficção e baseado em fatos reais, mais com extrema importância em transmitir para a sociedade uma mensagem social, no que diz respeito a pobreza, educação, desigualdade social, criminalidade , preconceitos e as drogas e a sua ligação com a violência nas grandes cidades.

Etapa 01 – Sinopses e reflexões da Cidade de Deus

Um  jovem  podre, negro, Buscapé ( Alexandre Rodrigues ) é um jovem muito sensível, e que vai crescendo em uma  atmosfera de muita violência, Buscapé vive em uma favela  mais violenta da cidade do Rio de Janeiro conhecida como a Cidade de Deus. Reseoso de se tornar no futuro um bandido, Buscapé acaba indo pra um  outro lado que não foi a bandidagem seu talento de fotografar o que permitiu que seguisse   sua carreira profissional. Através do seu olhar por trás da câmera, Buscapé  busca  analizar o cotidiano da favela onde vive, onde varias desigualdades sociais existem, como por exemplo a violência aparenta ser infinita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com