TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps serviço social

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP 
CENTRO DE EDUCACAO A DISTÂNCIA – CEAD 
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 5º SEMESTRE

PROF.ª EAD: Helenrose A da S Pedroso Coelho

ATPS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

POLO ZAPPEION

CAMPO GRANDE - MS

2014

Introdução

O Desenvolvimento Econômico ocorre quando a renda de um país, é proveniente de atividades produtivas, com aumento no decorrer de determinados períodos de tempo. O desenvolvimento econômico não é só o crescimento da população, mas também abrange o significado de aspectos qualitativos presentes no próprio processo. Além disso, o subdesenvolvimento, se refere aos países cujo os desenvolvimentos econômicos e sociais são limitados, e apresentam um alto índice de desigualdade social. O Brasil e a China estão entre as maiores economias do mundo, porém ainda são considerados subdesenvolvidos.  

Veremos os índices como de Gini que é a medida de desigualdade ou concentração, a curva de Lorenz que representa a gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a economia dos países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China, e África do Sul o (BRICS), foi criado em 2001. Estes países emergentes possuem características comuns como o bom crescimento econômico.

O Desenvolvimento Econômico segundo Bresser Pereira: “ É o processo de transformação econômico, político e social por meio da qual o crescimento do padrão de vida da população tende a torna-se automático e autônomo. Processo social global em que as estruturas econômicas, políticas e sociais de um país sofrem continuas e profundas transformações. ”

O Desenvolvimento Econômico e Social

No final do século XIX, começou o desenvolvimento industrial no Brasil, nesta época a maioria dos cafeicultores passaram a investir parte de seus lucros obtidos em exportações de café. Que veio a sofrer com a “Crise do Café” gerando, assim, diversas condições para a industrialização brasileira além de estimular a produção de bens de consumo no país devido à redução drástica das importações. A “Industrialização” é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.

Entretanto a industrialização brasileira só se desenvolveu mesmo a partir do governo de Getúlio Vargas que promoveu a industrialização de base e a urbanização do país. Durante o período getulista, o desenvolvimento urbano de São Paulo e do Rio de Janeiro atraiu para essas cidades um grande número de trabalhadores rurais que imigraram principalmente do nordeste, fugindo da miséria, da exploração, da expulsão de suas terras e da seca. Esses trabalhadores vieram para aumentar a mão-de-obra disponível para as indústrias do sudeste. Com isso cresceu o número de operários. Ao mesmo tempo, ampliou-se a consciência dos trabalhadores de que era preciso lutar por seus direitos, com tudo formou se uma força social operariado, o governo federal elaborou uma política trabalhista, que tinha por muitos como tática de Populismo, política fundamental no aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, pretende representar os interesses do cidadão comum.

Por volta de 1956 e 1961 na era de Juscelino Kubitschek ampliou a industrialização abrindo espaço para a produção dos bens de consumo e as indústrias internacionais. A implantação do bloco de investimentos altamente complementares, alavancando tecnologicamente a ampliação da capacidade produtiva como nunca vista antes no país. O crescimento econômico e a manutenção da estabilidade política, apesar do aumento da inflação e das consequências geradas, deram para o povo brasileiro um sentimento de que o subdesenvolvimento estava se tornando coisa do passado.

O desenvolvimento econômico começa acontecer a partir da revolução capitalista de cada país, nação, estado. O desenvolvimento é caracterizado pelo aumento da produtividade de renda por habitante, voltada pelo processo de acumulação de capital e incorporação do progresso técnico e com o aumento do estoque de capital uma vez que, iniciada as taxas de desenvolvimento serão igualitárias, mas à medida que o sistema capitalista vai evoluindo acontece uma variação de capacidade das nações voltada para a economia e mercado, com positividade devido a economia tecnológica, dinâmica e competitividade, dando condições as empresas de se manter.

O processo de industrialização deu se na década de 80, motivada pela crise e abolição do trabalho escravo, tinha por objetivo a formalização do trabalho livre assalariado, um mercado passivo que seria preciso se desenvolver. A luta industrial originou no período da Primeira Guerra, devido ao fornecimento de manufaturas que foram suspensas devido à crise, ouve um espaço vazio que originou o processo de substituição das importações havendo um desiquilíbrio econômico. Com o termino dos conflitos as potencias industriais iniciaram uma economia, tendo como objetivo preencher os campos vazios deixado.

Acontece também nos anos 80 o conceito de desenvolvimento e dependência devido à crise socialista da Europa, revolução cientista - técnica, difusão da doutrina, esses foram os pontos de partida que envolvem a política, os intelectuais progressistas da América latina que começaram a buscar alternativas para o futuro da região. Hoje essa região destacam a economia de mercado e está inserida no processo mundial globalizado.  

Com base nos projetos do governo brasileiro avalia se que a economia do país crescerá 4% a ano até 1999, 5% no ano de 2000 e 7%a partir de 2004 e até 2006. O crescimento médio será de mais de 5,5% ao ano. A partir dessas projeções, calcula-se que o Brasil terá, até o ano de 2000, peso muito maior na economia mundial, juntamente com outros quatro grandes países emergentes-Rússia, China, Índia, e Indonésia. Se as projeções forem confirmadas, o Brasil controlará em 2020 uma fatia de 2,5% da produção global. Em 1992, a participação correspondia a 1,5%. Dos cinco grandes emergentes, só a China deverá ter um peso maior que o do Brasil, com 3,9% da produção mundial. Esta avaliação, é feita pelo Banco Mundial (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (286.8 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com