TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps serviço social

Por:   •  9/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este desafio proporcionou  uma proximidade com mecanismo teórico e metodológico necessário para a resolução das questões sociais, assim como proporcionar a observação a respeito da mediação do assistente social na sociedade. É entendido que é de suma importância para atuação profissional no Serviço Social as etapas propostas neste trabalho, pois cooperam para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, com boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além de ajudar na capacitação para a formulação de políticas, planos, programas, e projetos na área social, aferindo as demandas presentes e procurando caminhos para o enfrentamento da questão social.

Resumo do texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”:

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas. Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço ondeestão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é ocomportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto. No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nesse sentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso”, “ou cientistas verificam que”. Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.

Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios. Para o conhecimento cientifico, foi necessário romper com o senso comum,às vezes utilizando,desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento às aspirações de ir além dos pares: contudo faz-se necessária outra ruptura que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das ideias, para que o conhecimento seja apropriado e contribuam para a transformação desejada.

 Realizaram-se leituras e pesquisas a fim de inteirar-se sobre as diferentes técnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização deconhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica”LAKATOS (2012), observando os principais pontos. Em seguida foram levantadas as fontes de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do projeto, juntamente com a escolha de um, dentre os textos selecionados para assim construir a ficha bibliográfica e o resumo crítico do mesmo.

FICHAMENTO:

FAMILÍA

DEMANDAS PARA O SERVIÇO SOCIAL

FAMÍLIA VERSUS SOCIEDADE

SILVA, JÉSSICA CAROLINE MEDEIROS. 2008 ARTIGO PUBLICADO: ETIC - ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA-ISSN 21-76-8498,VOL.4,NO 4 (2008),disponível: <http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1592/1525> acesso 10 de Nov. 2015

PROPOSTA DO TRABALHO

Apresentar uma síntese da família na perspectiva sócio histórica,mostrando as suas ações sociais a sua relação com o estado à comunidade e os diversos conceitos, que estão atualmente vinculados a ela ou a efetivação ou não das funções sociais.

FAMÍLIA NA PERSPECTIVA CRITICA

Afirma que a família é uma construção social, uma instituição social e que é preciso uma visão critica para compreendê-la, desnaturalizando-a e fazendo uma analise da família na perspectiva sócio-histórica, que faz referência as mudanças do tempo e espaço.

FAMÍLIA E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL

Explica os aspectos da exclusão social como: descriminação, preconceito, abandono dirigido a segmento etário a moradores de um local (país, bairro, cidade), aos portadores de deficiência, a uma determinada etnia, gênero, a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com