TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps serviço social

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

MAIRLA ROCHA

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO ATENDIMENTO DOS USÁRIOS DE TRANSTORNO MENTAIS DO CAP II – MUNICÍPIO DE CAMOCIM

CAMOCIM-CE

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................3

2. PROBLEMÁTICA        

3. OBJETIVOS        

3.1. Objetivo Geral        

3.2. Objetivos Específicos        

4. REFERENCIAL TEORICO        

5. CRONOGRAMA        

6. RECURSOS MATERIAL OU HUMANO        

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a realidade dos usuários de Transtorno Mentais do CAP II no Município de Camocim. É importante buscar estratégias que ajude a compreender os diferentes comportamentos dos mesmos em relação aos seus transtornos e principalmente como são atendidos pelos profissionais de saúde bem como os profissionais da assistência social.

O CAP II é uma instituição pública que presta atendimentos à população de Camocim- Ceara e cidades circo-vizinhas, é mantida com uma verba do Governo do Estado. O CAPS atende a todas as classes sociais sem distinção de raça ou cor; faz atendimento a população de sua área de abrangência, realizando atendimentos a comunidade que precisa de seu serviço.

Atualmente o CAPS é formado por equipe composta de enfermeiro, assistente social, psicólogos, psiquiatra, terapeuta ocupacional, técnica de enfermagem, que interagem com os usuários assistindo suas necessidades dando suporte e atenção, tendo a responsabilidade de organizar a rede de serviço de saúde mental o CAPS.

Neste caso, é fundamental analisar a contribuição do serviço para o desenvolvimento e acompanhamento dos usuários que apresenta os transtornos. Portanto, o assistente social deve exercer sua função de acompanhar os usuários em vista suas necessidades básicas voltadas para o serviço de saúde e também a forma como o mesmo é acompanhado.

O atendimento no CAPS tem um contingente de usuários com transtornos mentais, quando se teve a oportunidade de observar e comparar o qualitativo de usuários que são atendidos na instituição de consultas psiquiátricas , triagem, atendimento psicológico, atendimento social, e orientação sobre benefícios sociais.

Em relação esse processo o profissional de assistência social deve procurar estabelecer um parceira quanto ao acompanhamento e também atuar como um profissional que busca compreender ser em suas diversas realidades sociais. Tanto no que diz respeito ao acompanhamento dos usuários de transtorno mentais como também sua atuação no contexto em que está inserido.

Em uma sistemática de acolhimento e atenção básica a saúde, os CAPS surgiram como uma referência para fortalecer o trabalho dos profissionais de saúde. No entanto, é importante observar as suas estratégias que possibilita a melhoria da sociedade em suas necessidades básicas.

O CAPS atende a todas as classes sociais sem distinção de raça ou cor; faz atendimento a população de sua área de abrangência, realizando atendimentos e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Como uma instituição que se preocupa com a sociedade e a comunidade é importante que o Profissional de assistência Social busque conhecer sua realidade de perto para desenvolver um trabalho com foco nas necessidades sociais em as pessoas precisam neste espaço de acolhimento.

2. PROBLEMÁTICA

Mediante o acompanhamento realizado no CAPS II de Camocim foi importante focar em uma situação que chamou atenção a forma de atendimento dos usuários de transtorno mentais. Sendo assim, é interessante analisar de forma aprofundada elementos contextualizando as situações com outras realidades. Portanto, é fundamental uma discussões que buscou compreender as realidades vividas por estas pessoas.

Neste contexto do trabalho o foco é compreender a relação e ação do Profissional do Serviço Social quanto ao acompanhamento e o atendimento dos usuários de transtorno mentais mediante as fragilidades sofridas pelos mesmos em seu convívio social. Desta forma, é preciso que assistente social procure analisar e compreender essa realidade diante das situações vividas pelos pacientes de transtorno mentais.

Diante das condições de vulnerabilidade dos usuários de Transtorno Mentais o CAPS II funcional com uma ferramenta importante para promover o bem está desses pacientes. Além disso, o profissional da assistência social precisa acompanhar de perto as suas necessidades básicas quanto ao processo de tratamento.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Conhecer e analisar as responsabilidades de organização da rede de serviço de saúde mental do CAPS II e o atendimento aos usuários de Transtornos Mentais pelo Profissional de assistência ao Serviço Social.

3.2. Objetivos Específicos

Acompanhar a analisar os usuários de transtorno mentais em seus serviços básicos de saúde.

Contribuir no atendimento dos serviços prestado aos usuários de transtornos mentais dentro da instituição.

Observar o seu comportamento quanto ao tratamento realizado no espaço do CAPS II

Observar como são feito o tratamento dos mesmos por parte dos profissionais de saúde que acompanham os mesmo em seu dia a dia

4. REFERENCIAL TEORICO

No contexto atual para que o profissional de assistência social possa possibilitar um acolhimento e atendimento para os usuários de transtorno Mental é fundamental entender a linha de pensamento que vem sendo constituído pelo sistema de saúde. No entanto, é necessário conhecer as atividades que vem sistematizando as ideias do serviço mediante atuação do assistente social.

Além disso, a contribuição do profissional de assistência social deve partir da análise que vem sendo contextualizada no âmbito social. Desta forma, é necessário entender os elementos que constitui a saúde mental em vista a proposta de sistematização do problema observando os programas que cuidam e administram essa realidade no espaço dos CAPS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com