TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Assistente Social

Por:   •  12/5/2015  •  Ensaio  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO TEXTO:

ASSISTENTE SOCIAL: UM PROFISSIONAL A SERVIÇO DOS DIREITOS, DA CIDADANIA E DA JUSTIÇA SOCIAL

Infelizmente até hoje os profissionais de Serviço Social são visto por muitos como aquelas pessoas que fazem caridade, que tem “dó dos pobres”, quando na realidade a profissão vai muito aquém disso. (pág. 166)

Essa profissão surgiu no nosso país na década de 30, uma iniciativa do Governo da época juntamente com a Igreja Católica no intuito de acalmar o animo das pessoas que naquela época viviam revoltadas por causa dos baixos salário, da péssima qualidade de vida, entres outros problemas. No inicio o papel de “Assistente Social”  ou como naquela época eram chamadas de “agentes sociais”, ficava com por conta de jovens da Igreja Católica, que prestavam um certo tipo de “caridade” a população carente, principalmente, mulheres e crianças.(pág. 167)

No ano de 1932 surgiu o CEAS (Centro de Estudos e Ação Social), em São Paulo, que se espelhava no método de uma escola estrangeira, na iniciativa de formação de “trabalhadores sociais”.(pág. 168)

Na década seguinte surgia o Instituto de Serviço Social, também na cidade de São Paulo, mais essa havia uma particularidade, era destinada somente a homens, um tanto quanto estranho porque até o momento a profissão era tida como feminina. (pág. 168)

No Governo de Juscelino Kubistchek surgiu um grupo que questionava esses trabalhos sociais de caridade como simplesmente uma forma de Assistencialismo o que distorcia um pouco a real visão da profissão, daí então se inicia a ideia de ruptura com o Serviço Social Tradicional, que foi sufocado na época pela ditadura militar, ressurgindo anos depois na década de 1967. (págs. 168-169)

A ruptura com o Conservadorismo Tradicional do Serviço Social e o inicio da Perspectiva Modernizadora foi formalmente projetada no Congresso de Araxá no ano de 67. Exatamente cinco anos depois na cidade de Teresópolis , foi então aprovada uma nova metodologia para o ensino e formação de Assistentes Sociais, integrado disciplinas mais cientificas ao curso. (pág. 169)

Não esquecendo também da influencia metodológica de Paulo Freire, a criação do PT, as diretas já, o fortalecimento dos sindicatos, entre outros eventos que marcaram a época. (pág. 170)

No ano da virada, com o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, teve inicio uma ampla reforma no Serviço Social, com a total ruptura com o Conservadorismo.

Na década de 80 surge uma nova matriz curricular, fundamentada no marxismo e seu materialismo histórico-dialético. (pág. 170)

Atualmente sabemos que o Assistente Social, não é aquele profissional que atua entregando Cestas Básicas e praticando Assistencialismo, mais sim, um profissional que trabalha para combater as mazelas geradas pelo capitalismo, ou seja, as questões sociais, são o foco do trabalho do profissional de Serviço Social. (pág. 171)

Eis que em 1993 há uma reformulação do Código de Ética dos Assistentes Sociais que se torna uma direção para os profissionais, pois nele, encontram-se todos os requisitos para uma boa pratica da profissão, suas possibilidades e entraves de atuação consigo mesmo e com a sociedade. (pág. 173)

             REFERÊNCIAS

AGUIAR, Antonio Geraldo. Serviço Social e Filosofia das origens a Araxá. 4. ed. São Paulo: Cortez. 1985.

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social fundamentos ontológicos. 4 ed. – São Paulo: Cortez, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com