TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações E Interações Voltadas Ao Ensino De Biologia

Dissertações: Ações E Interações Voltadas Ao Ensino De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

Ações e Interações voltadas ao Ensino de Biologia

Elisiane Nast¹

RESUMO

Palavras chave: Ensino de biologia, professor, alunos.

Entre as muitas questões referentes ao ensino de biologia, atualmente, a compreensão do ensino exige uma análise de diversos fatores por isso utilizadas nesta área, os recursos pedagógicos utilizados, métodos de ensino utilizados em sala de aula, análise da proposta pedagógica, interesse dos alunos nos assuntos de biologia, bem como participação dos mesmos em atividades realizadas. Partindo destas reflexões, priorizamos o preparo de aulas que contemplem a necessidade dos sujeitos aprenderem e conhecerem a Biologia.

Nossa investigação ocorreu em turmas do Ensino Médio de três Escolas Estaduais de municípios da região do Grande Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil. Em cada escola foram entrevistados alunos sobre o que gostam ou não na escola, o que é para eles um bom professor, o que pensam sobre o Ensino de Biologia e sua importância na vida de cada um e o que gostam ou não na disciplina. Aos professores pediu-se que escrevessem um pouco sobre suas concepções, tempo e maneiras de planejar as aulas. Além de acompanhar algumas aulas.

Ao analisar os recursos didáticos pedagógicos encontrados nas escolas em análise, os alunos podem utilizar-se de amplo laboratório de informática, aparelhos de TV e DVD, documentários, filmes, cartazes, retroprojetor, livros didáticos, folhas xerocadas e restrito laboratório de ciências, com materiais não conservados.

Nas palavras de Hames, “para implementar melhorias educativas é preciso que os espaços interativos sejam intencionalmente criados e continuados e as ações intencionalmente mediadas”. 2000, p.151.

A metodologia a ser trabalhada, nas diferentes áreas do conhecimento, está embasada no construtivismo sócio-interacionista, isto é, na interação entre aluno e objeto do conhecimento, mediada pela intervenção pedagógica e didática do professor, oportunizando a aprendizagem

_______________________

¹Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UNIJUÍ- lisi.nast@yahoo.com.br

significativa. Visando o desenvolvimento das competências intelectuais e éticas necessárias à formação do ser humano apto a interagir na sociedade de seu tempo e capaz de interferir construtivamente na realidade sócio-econômico-cultural, levando em conta a complexificação progressiva dos conhecimentos e os diferentes níveis de desenvolvimento do aluno e abrange situações de aprendizagem que atendam aos compromissos científico e filosófico da escola, saber, saber fazer, ser e conviver, valorizando os conhecimentos prévios, a cultura da comunidade e propiciando o acesso ao saber.

Onde cada professor deve buscar integrar esta metodologia em sua proposta pedagógica a ser trabalhada, enfatizando no decorrer das aulas um melhor rendimento dos alunos em relação aos conteúdos. O professor se torna então, responsável pela mediação do conhecimento dos alunos, sendo totalmente impossível imaginar uma separação entre o sujeito da pesquisa e seu objeto, pois precisa compreender a rede de relações sociais e de conflitos de interesses que constitui a sociedade educando o pela experiência existente e a aperfeiçoada, como também pela situação de vida, onde o professor por sua vez deve assumir o papel de protagonista e ator social, como destaca Santos e Mortire,

... já que o aluno é visto como alguém que se forma a partir das influências do meio, cabe aos professores a “modelagem” do caráter e do comportamento do indivíduo assim como a transmissão de um grande volume de conteúdos e conceitos.2000, p.102.

Desta maneira, a investigação sobre o método de ensino do próprio professor ao desenvolver o aluno, ocorre quando o mesmo insere esses aspectos em seu meio. Santos e Mortimer, no entanto, “defendem a necessidade de uma revisão e de um aprimoramento da qualidade da formação prévia ou continuada que é oferecida ao educador”.(2000, p.111).

O professor precisa ter clareza de sua importância como mediador do conhecimento e da sua responsabilidade na condução do aprendizado e que seus alunos aprendem tanto com a interação com o professor como com os outros alunos, bem como trazem conhecimentos prévios do convívio família e social, que deverão ser sistematizados e significados com uma posterior internalização, com significação. Onde uma atividade que precisou ser mediada passa a se constituir num processo voluntário e independente.

A relação entre professor e aluno é fundamental na realização profissional de cada um. Assim o relacionamento entre ambos deve envolver o interesse e a dedicação dos dois lados.

A educação é uma das mais importantes formas do desenvolvimento pessoal e profissional de cada ser humano.

Segundo Dayrell (1996, p. 150),

... de qualquer forma, o cotidiano na sala de aula reflete uma experiência de convivência com a diferença. Independente dos conteúdos ministrados, da postura metodológica dos professores, é um espaço potencial de debate de idéias, confronto de valores e visões de mundo, que interfere no processo de formação e educação dos alunos, Ao mesmo tempo, é (mas poderia ser muito mais) um momento de aprendizagem de convivência grupal, onde as pessoas estão lidando constantemente com as normas, os limites e a transgressão.

Observa-se assim, que a sala de aula deve ser um ambiente de encontro, onde diferentes idéias, cultura, crenças, valores e pessoas passam a dividir um mesmo espaço onde a aprendizagem e o conhecimento são construídos mutuamente dentro de normas e limites da escola.

No relato dos estudantes de ensino médio sobre o ensino de biologia, de diversos educandários de ensino, destacam-se, interesses por aulas práticas, enfatizando a busca de saberes pelos alunos, através de pesquisas, relatos, experiências.

Conforme, aluno 1 do E.M da Escola A “não bastam apenas aulas práticas, é aconselhável aulas expositivas, nas quais nós podemos visualizar o que está sendo estudado, contribuindo para nossa aprendizagem”.

Na escola B os alunos também demosntram seu interesse pelas atividades práticas conforme aluno 1, 1º E. M. “gosto de ir ao laboratório fazer experiências, estudar sobre o citoplasma e suas orgamnelas, estudar sobre células em geral”.

Maldaner destaca que:

não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com