TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações preventivas contra a poluição

Seminário: Ações preventivas contra a poluição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Seminário  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Ações Preventivas de Combate a Poluição

O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente. Sabemos que o tempo está se esgotando, mas não agimos para mudar completamente as coisas antes que seja tarde. Diz-se que uma rã posta na água fervente saltará rapidamente para fora, mas se a água for aquecida gradualmente, ela não se dará conta do aumento da temperatura e tranqüilamente se deixará ferver até morrer. Situação semelhante pode estar ocorrendo conosco em relação à gradual destruição do ambiente natural. Hoje, grande parte da sociedade se posiciona como mero espectador dos fatos, esquecendo-se de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Devemos exercer a cidadania planetária, e rapidamente. Perto mesmo dos nossos olhos, acontecem coisas que rotineiramente nem nos damos conta que estamos contribuindo para essa gradativa destruição. Quando falamos de poluição, logo pensamos em lixo, queimadas, CO2 e outros, mas e ao nosso redor fazemos algo? Nossa instituição passa pelo processo de reestruturação e não percebemos a grande poluição visual, sonora e ambiental que deixamos acontecer. Diante disso segue abaixo alguns quesitos que deveriam ser adotados no cotidiano:

Escolha de Materias de Construção

• Deve-se optar por tintas que contenham compostos orgânicos menos voláteis ou tintas aquosas, recomenda-se que se opte por utilizar solvente que contenha compostos orgânicos menos voláteis, ou o método de jacto de água de alta pressão para remover as tintas, em vez de agentes químicos.

• Em vez de usar latas que contenham compostos orgânicos altamente voláteis, opte por vernizes aquosos para envernizar o revestimento de madeira.

Prevenção e controlo da poluição provocada por cheiros desagradáveis e gases, nos locais de obras de conservação

• Deve-se evitar depositar no local de trabalho tecidos ou almofadas durante ou logo depois a conclusão da aplicação de tintas, uma vez que estes materiais absorvem o cheiro dos componentes orgânicos e emitem novamente para o ar.

• Os produtos que contenham componentes orgânicos voláteis devem ser armazenados num recipiente de cor clara e fechado com tampa devidamente selada com fita adesiva, de forma a prevenir a fuga ou vazamento do gás para o ar.

• O revestimento deve ser feito com trincha ou rolo, evitando o uso de pintura a jato. Caso necessário utilize pistola de grande volume e baixa pressão.

• Pode-se retirar os cheiros com ventoinhas, exaustores e equipamentos de ventilação.

Prevenção e Controle da Poluição de Poeiras nos Locais de Obras de Conservação

• Os locais de obras de conservação deverão ser vedados com placas de vedação ou placas de isolamento de pó, caso seja necessário.

• Os materiais que facilmente levantam pó devem ser transportados em recipientes com tampa e cobertos.

• Deve-se manter o ambiente de trabalho limpo e arrumado

Prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com