TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA E ECOLOGIA

Trabalho Escolar: BIOLOGIA E ECOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO A ECOLOGIA E A BIOÉTICA

Sabe-se que ecologia estuda também os níveis acima do nível de organismo, porém se preocupa com as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente que os cerca.

Sabe que de acordo com a Wikipédia a palavra ecologia significa “o estudo da casa” – em grego, oikos significa “casa” e logos quer dizer “estudo”.

A ecologia, que envolve vários ramos do conhecimento científico, compreende a fisiologia dos seres vivos, seu comportamento, sua genética e sua evolução biológica. Além disso, são necessários conhecimentos de clima e de muitos conceitos de física e química aplicados à luz, água, ar e solo, enfim, aos fatores não vivos do meio. A ecologia envolve também o estudo das inter-relações entre esses fatores.

O termo ecologia tem sido usado com sentido equivocado por alguns meios de comunicação e pela maioria das pessoas. Fala-se, por exemplo, que a fumaça das fábricas pode destruir a “ecologia” da região. O que se pretende dizer, nesse caso, é que a fumaça das fábricas interfere no ambiente e modifica os equilíbrios naturais, e não que ela esteja destruindo a ecologia, que é uma ciência. De qualquer maneira, mesmo que o termo não esteja sendo usado adequadamente pela maioria das pessoas, há uma crescente preocupação com o ambiente.

Tem aumentado à consciência de que o ser humano interfere no ambiente, quase sempre de forma desastrada. Alguns exemplos de alterações desfavoráveis do ambiente pela ação humana: chuvas ácidas, destruição da camada de ozônio, derramamento de petróleo nos mares, com destruição da fauna e da flora, mudanças no clima, envenenamento das águas e do solo por agrotóxicos, contaminando nossos alimentos, e contaminação radioativa provocada por acidentes nucleares.

Em 1992, Chefes de Estados de 178 países se reuniram no Rio de Janeiro, numa conferência sobre meio ambiente, que ficou conhecida como Eco92. Documentos importantes foram assinados, definindo compromissos em relação aos cuidados com o meio ambiente, documentos esses revistos, revisados e reelaborados na Rio+20. Na verdade, um novo documento foi redigido e assinado. Porém fica uma pergunta: Até que ponto os países tem cumprido acordos desse tipo?

O ambiente exerce grande influência sobre os seres vivos e, ao mesmo tempo, é modificado por eles. Segue alguns exemplos:

• Na Floresta Amazônica, o tipo de planta que consegue crescer no solo depende de quanta luz chega até ela. Por sua vez, a quantidade de luz que alcança o chão da floresta depende das árvores de copa alta, outros seres vivos do mesmo ambiente. Pode-se ver assim a trama das relações: organismos vivos (árvores de copa alta) interferem num fator não-vivo (luz), que exerce influência sobre outros organismos vivos (plantas no solo).

• Concentração de oxigênio de uma lagoa. Como o oxigênio é produzido por algas no processo de fotossíntese, sua concentração na lagoa é diferente de dia e à noite, dependendo, portanto, da presença ou ausência de luz. Nesse caso, a luz, fator não-vivo, interfere no metabolismo das algas, seres vivos, que por sua vez produzem oxigênio (outro fator não-vivo) em maior ou menor quantidade.

A ideia da importância dessas inter-relações foi levada ao extremo pelo cientista inglês James Lovelock, que, na década de 1970, elaborou a hipótese Gaia, segundo a qual o planeta Terra se comporta como um só organismo vivo. Esse superorganism, segundo Lovelock, tem a capacidade de regular seu clima e sua temperatura, de eliminar seus detritos e combater suas próprias doenças. Nossa biosfera conseguiria, assim, se auto-regular e manter-se saudável, por meio do controle do ambiente físico e químico.

A Terra, segundo essa ideia, seria um superecossistema, com muitos mecanismos de regulação e homeostase – nos quais os microrganismos teriam um papel importante –, que moderariam as temperaturas extremas e manteriam constante a composição da atmosfera e dos oceanos. A vida, logo depois de ter surgido, mais de três bilhões de anos atrás, teria em seguida começado a controlar as condições do planeta. Um dos argumentos utilizados pelos defensores da hipótese Gaia é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com