TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING: Somos todos iguais nas nossas próprias diferenças.

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 13

99[pic 1]

                           SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                                         SERVIÇO SOCIAL

                                           LARISSA BARROS DA SILVA

PROJETO DE AÇÃO

Palmeira dos índios -Al

2016/2

[pic 2]

                           

                                                         BULLYING

                          Somos todos iguais nas nossas próprias diferenças.

                                 

Trabalho do curso de Serviço Social   apresentada à

                                                              Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como                          

                                                       Requisito parcial para a obtenção de média

                                                      Bimestral da disciplina de estágio obrigatório II.

                                                                                        Coordenador do curso: Prof.ª Valquíria            

                                                                                           Aparecida Dias Caprioli.

                                                                                 

                                                                                       

Palmeira dos índios-Al

2016/2

Introdução

  O projeto aqui exposto evidencia atividades lúdicas e de reflexão para trabalhar com os alunos o tema Bullying.  O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

   

  Bullying diz respeito a atitudes agressivas, intencionais e repetidas praticadas por um ou mais alunos contra outro. Portanto, não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais, os indivíduos mais atingidos pelos comportamentos agressivos geralmente são pouco sociáveis, inseguros quanto à adequação a determinados grupos existentes na escola e apresentam a autoestima tão baixa a ponto de acreditarem que são merecedores dos maus-tratos sofridos. Na maioria das vezes eles têm poucos amigos, são quietos e sua passividade não permite que eles reajam efetivamente às agressões.

 

    A prática da violência no ambiente escolar não é um fenômeno recente, porém está se tornando um grave problema social e de saúde pública. Esses comportamentos ocorrem nas escolas e, na maioria das vezes, são encarados como naturais e ignorados, disfarçados ou mascarados pelos pais e professores. Compreendem uma violência mais sutil e de menor visibilidade, porém não menos importantes. As escolas precisam enfrentar o bullying construindo estratégias que favoreçam o bem-estar psicossocial no ambiente educativo. A escola não pode ser um espaço de homogeneização, mas sim de resgate e respeito aos valores e as diferenças.

   O bullying não pode continuar sendo considerado uma fase da vida. Não é, também, violência, própria de idade escolar entre crianças e jovens, nem deve ser aceita pela sociedade como parte do processo natural de “amadurecimento”. Para que isso ocorra é imprescindível a mudança de comportamento geral, começando pela escala hierárquica: família, instituição, coordenadores, professores e demais funcionários que compõem uma escola.

Projeto de Ação

1.APRESENTAÇÃO:

   Este plano de ação será desenvolvido no PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que consiste em um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece também a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento, na qual a frequência à escola também é exigida.

   A docente responsável pelo projeto no município é a senhora Joelma Horácio que coordena o programa onde participam estudantes na faixa etária entre 08 e 12 anos de várias series escolares, o melhor mutisseriada, que convivem em horário integral, compondo assim um conjunto de 39 alunos.

  A temática central será a reflexão sobre o Bullying na sala de aula, embora este seja também um problema da sociedade em geral.  Deste modo pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

  Esta prática antissocial de agressividade entre os alunos é constante nas escolas do município, por este motivo surgiu a necessidade de implantar este projeto, com o objetivo de sanar ou pelo menos diminuir o índice de violência entre os alunos e ao mesmo tempo alcançar uma melhor disciplina, obtendo assim um bom comportamento e cultivando a harmonia entre todos.

2. JUSTIFICATIVA:

   Por séculos o bullying ocorreu no cenário escolar sendo considerado algo natural e, portanto, ignorado pelas instituições de ensino. Atualmente, em parte como resultado gerado pela repercussão na mídia, os atos agressivos entre estudantes ficaram conhecidos e tornaram-se tema de estudos entre educadores, psicólogos e psiquiatras como diferentes formas de violência velada, intencional e repetitiva praticada por crianças e adolescentes no espaço escolar. Enquanto violência, o bullying tem causado sérios danos à vida dos envolvidos, atingindo dimensões cada vez maiores e complexas, tendo visto que praticamente direciona seu ataque a uma pessoa determinada e de forma constante, levando-o a se auto excluir do meio social onde está inserido, gerando traumas irreparáveis na vida do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (185.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com