TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Da Densidade

Monografias: Biografia Da Densidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia da densidade:

O que pesa mais, 1 kg de chumbo, ou 1 kg de algodão?

Alguns professores afirmam que essa pergunta já caiu em alguns vestibulares, e muitos alunos ao pensarem rápido acabam errando. A resposta é bem simples: Os dois possuem o mesmo peso, 1 kg. A diferença estará no volume. Como o chumbo é mais denso, terá menor volume que o mesmo peso de outra substância menos densa, no caso algodão.

Mas afinal, o que é densidade? A densidade nada mais é que uma propriedade física de um elemento.

Por definição a densidade é o quociente entre a massa e o volume.

Fórmula da densidade.

Lembram da tabela periódica? Então, cada elemento terá uma densidade, e todas as substâncias do mundo terão sua densidade definidas a partir da combinação das densidades destes elementos. Parece confuso, mas é bem simples, imagine a água: H2O. Sua densidade será dada em função da densidade do Hidrogênio e o Oxigênio.

http://www.engenhariadacerveja.com.br/2013/densidade_pt1/  

Conceito de densidade

A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume

Densidade=massa/volume

A densidade de sólidos e líquidos, segundo o sistema internacional de unidades é em expressa em quilograma em metros cúbicos - kg/m³ (Vide material ”Sistema SI: Unidade, Símbolos e Prefixos”), entretanto é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetros cúbicos (g/cm³) ou gramas por mililitros (g/mL). A densidade absoluta é uma propriedade especifica isto é cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e diferencia das outras substâncias. A densidade relativa e a matéria é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No calculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente é a densidade absoluta da água que é igual a 1,000g cm-3 a 4,0°C

A densidade de um solida é função da temperatura e principalmente da natureza da sua estrutura cristalina, haja visto que os diferentes poliformos de um composto exibem diferentes densidades.

http://lqes.iqm.unicamp.br/images/vivencia_lqes_meprotec_densidade_arquimedes.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com