TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Jons Jakob Berzelius

Dissertações: Biografia De Jons Jakob Berzelius. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 8

Dados sobre o cientista

Jons Jakob Berzelius nasceu no dia 29 de agosto de 1779, em Linkoping, na Suécia. Faleceu no dia 7 de agosto de 1848, em Estocolmo, também na Suécia. Atuou como cientista durante um período de 1808 a 1842, participando diretamente em trabalhos que resultaram em grandes descobertas da química, assim é considerado um dos fundadores da química moderna.

J. J. Berzelius (1779 – 1848)

Universidades e Formação

Em 1802, Berzelius obteve o doutorado em medicina, na Universidade de Upsala, a mais antiga da Escandinávia. Cinco anos depois ele assumiu - em 1807 - o cargo de professor de medicina e farmácia na Universidade de Estocolmo. Toda a carreira científica de Berzelius se desenvolveu em Estocolmo.

Monumento a Berzelius em Estocolmo

Vida Pessoal

Berzelius era de família humilde, filho de um pastor luterano, que era diretor de uma escola primária. Quando o cientista tinha apenas quatro anos, seu pai faleceu. Mais tarde sua mãe casou-se com outro pastor luterano. Após a morte de sua mãe, foi morar com um tio. Teve uma infância e adolescência muito pobre.

Começou a interessar-se por química, quando ainda cursava a universidade de Upsala, Berzelius leu a obra “fundamentos da química antiflogista”, de Christoph Girtanner, na qual Lavouisier refutava a idéia da teoria flogista de que as composições químicas inflamáveis continham uma matéria dita flogisto, que era liberada combustão

Berzeliu solicitou a um de seus professores o acesso aos laboratórios da Universidade para verificar a veridicidade dos conceitos de Lavoisier. O pedido foi negado, no entanto ele improvisou um laboratório em um quarto sem janelas e com uma lareira, foi nesse ambiente em que começou a realizar suas experiências. Com dificuldades financeiras, associou-se a um rico proprietário de minas, e químico Wilhelm Hisinger, começando grandes estudos sobre eletricidade, eletroquímica e química analitica

Por motivos de desgaste, porque trabalhava muito, viajou por um ano pela Europa. Quando voltou, foi eleito secretário permanente da Academia de Ciências de Estocolmo. Aposentou-se do cargo de professor em 1832, com 53 anos, devido a problemas de saúde. Casou-se em 1835 com Elisabeti Johanna, 32 anos mais nova. Não tiveram filhos.

Contribuições à ciência.

Entre 1810 e 1814, as idéias de Dalton passaram a ser amplamente discutidas. Importantes químicos como Humpry B. Davy, Thomas Thomson, William H. Wollaston e Jöns J. Berzelius propuseram pesos atômicos alternativos àqueles determinados por Dalton.

Em 1815, Berzelius descobriu o efeito da catálise e de substancias catalisadoras, concluindo que catalisadores aceleram uma reação química, diminuindo a energia de ativação, sem serem consumidos

Na época de Berzelius, eram conhecidas por volta de 23 substâncias, as quais eram descritas superficialmente como simples por falta de um critério mais específico de investigação. No entanto, nem mesmo os conceitos de matéria e elementos químicos era preciso o suficiente para explicar algumas observações. Nesse aspecto, Berzelius contribuiu significativamente no desenvolvimento da teoria atômica e empenhou-se durante anos na determinação de pesos atômicos e moleculares de milhares de elementos e compostos.

O cientista analisou mais de 2000 mil compostos, em uma década, provando a validade da “lei das proporções definidas”, introduzida pelo químico Joseph Louis Proust, em 1801 “quando dois ou mais elementos se combinam para formar um composto, eles sempre o fazem com a mesma proporção de massa”, isso possibilitou a determinação da massa de diversos elementos

Jons foi pioneiro na utilização do oxigênio como referência para determinação dos pesos atômicos, determinando os pesos atômicos de cerca de 43 elementos. Também foi um dos primeiros a utilizar letras como símbolos dos elementos, segundo a identificação do elemento pela primeira letra do nome em latim, com outra letra diferenciadora, caso necessario. O cientista reconheceu a existência de isômeros na química orgânica, estabelecendo as fórmulas químicas de muitas substâncias e introduziu os conceitos de isomeria, metameria, polimeria e alotropia.

Em 1818 Berzelius já tinha determinado a massa molecular de aproximadamente 2000 compostos, publicando a primeira versão de sua tabela de massas atômicas, com simbologia e resultados próximos dos atuais

Berzelius, após inúmeras observações em laboratórios de química e de física, percebeu que alguns elementos possuíam a propriedade de se tornar eletricamente carregados, e a interação entre elementos de cargas elétricas diferentes poderia explicar uma união atômica, o que mais tarde estaria nos fundamentos da ligação química. Dessa forma, sua mais notável contribuição à ciência química foi a teoria dualística, indispensável à representação e discussão das reações químicas: a menor porção de um corpo simples é dotada de eletricidade e alguns elementos são preponderantemente eletropositivos e outros, eletronegativos. Também são importantes seus estudos sobre a classificação dos minerais de acordo com a composição química.

Eletroquímica

Em 1800, Alessandro Volta inventou a pilha, o primeiro gerador eletroquímico, capaz de produzir corrente elétrica contínua, no entanto a noção de energia ainda era ignorada na época, já que apenas se definiu uma força que impulsionava o “fluido elétrico”, sem a indagação se era um movimento perpetuo, ou o que se gastava para se obter as cargas e tensões na pilha sempre renovadas, com circuito fechado. Desconhecia-se o conceito de que, nesses equipamentos ocorria uma reação química e que a energia liberada nesse processo se manifestava na forma de corrente elétrica. Berzelius passou, então, a utilizar a corrente elétrica para produzir transformações químicas, possibilitando o estudo da matéria(eletrolise). Desenvolvendo a hipotese de Humphry Davy de que as transformações químicas e elétricas eram produzidas por uma mesma causa: a força resultante da atração e repulsão entre cargas elétricas.

Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com