TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARÁTER HISTÓRICO DO MORAL

Resenha: CARÁTER HISTÓRICO DO MORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITULO II

I – CARÁTER HISTÓRICO DA MORAL

A moral é um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social, que varia historicamente nas diferentes sociedades. Assim como umas sociedades sucedem as outras, com a moral ocorre o mesmo, substituindo uma a outra. Por conta disso há a possibilidade de falar em Moral da antiguidade, Moral feudal, Moral burguesa, e etc.

Assim, podemos dizer que a moral é um fato histórico, já que a moral pode ser tida como o modo de se comportar de um ser, do próprio homem, que naturalmente é histórico, já que somos seres que produzimos e nos modificamos constantemente.

A existência da moral, diante da reflexão ética, segue três campos de direções fundamentais, são eles:

A) DEUS COMO ORIGEM OU FONTE DA MORAL: que determina que as normas morais derivam de um poder que é sobre-humano, por isso as raízes da moral não estariam no próprio homem, mas sim em um campo elevado a ele.

B) A NATUREZA COMO ORIGEM OU FONTE DA MORAL: a conduta moral do homem é um aspecto natural, biológico. As qualidades morais, como a ajuda mútua e a solidariedade, teriam a sua origem nos instintos, o que torna a qualidade moral algo que poderia ser encontrado no homem e também nos animais.

C) O HOMEM (OU HOMEM EM GERAL) COMO ORIGEM E FONTE DA MORAL: O homem nesse sentido é um ser dotado de essência eterna e imutável, que é inerente a ele independente das vicissitudes históricas ou situação social. A moral seria um aspecto da maneira de ser, que permanece e dura mesmo com as mudanças na história e na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com