TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  27/2/2019  •  Artigo  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 11

                             UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

                              CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA

                                      CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

                       

   

                                       DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Pesquisa em serviço social, política social de atenção a criança e adolescente, projetos de pesquisa em serviço social, rede socioassitencial e terceiro setor, tratamento da informação e indicadores sociais.

                     DILMA RIBEIRO MATIAS DE FRANÇA: 4037696249

                    GLORIA REGINA NOGUEIRA DA SILVA RA: 3385593921

             MARCIA CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA RA: 3366535617

 

 REDE DE ATENÇÃO Á PESSOA IDOSA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

                                                                  Tutora ead: Marilena Jordão

                                                                  Tutora presencial: Neli gloria Rangel de Miranda

                                     

                                                Rio de Janeiro

                                                       2018

                   

                                                 

                                                    RESUMO

O presente estudo objetiva refletir sobre a rede de atendimento a pessoa idosa constituindo este um desafio do estado e sociedade civil. O trabalho analisa a rede de atendimento ao idoso no estado do Rio de janeiro, para isso investiga as principais legislações, estatuto do idoso, Constituição Federal de 1988. A rede de atendimento a pessoa idosa se refere a prestação de serviços como forma de garantia de direitos na perspectiva da melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave: Envelhecimento. Proteção social. Rede de atendimento.

                                                    SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 REDE DE ATENÇÃO A PESSOA IDOSA ................................................................5

2.1 ESTATUTO DO IDOSO - Lei 10.741/036

2.2 REDE DE ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA NO RIO DE JANEIRO7

2.2.1 Ministério público7

2.2.2 Delegacias do idoso8

2.2.3 Centro de referência especializado de assistência social – CREAS8

2.2.4 Centro de referência de assistência social - CRAS8

2.2.5 Unidades básicas de saúde – UBS8

3 CONCLUSÃO9

REFERÊNCIAS 10


1 INTRODUÇÃO

O estudo visa refletir sobre a rede de proteção e atendimento da pessoa idosa que tem como finalidade assistir à população idosa em diversos aspectos, para isso elencamos no decorrer do estudo a rede de proteção e atendimento ao idoso existente no município do Rio de janeiro, pois é essencial compreender e conhecer a rede que estabelece cuidado a pessoa idosa do seu município.

O objetivo geral deste estudo consiste em conhecer a rede de atendimento e proteção destinada a população idosa e como a mesma tem se constituído em uma estrutura organizativa capaz de proteger a população idosa em diversos aspectos. Objetivos específicos: conhecer os principais serviços da rede de atendimento do estado do Rio de janeiro, analisar o estatuto do idoso e como este foi considerado um importante instrumento de garantia de direitos a população idosa, descrever o conceito de rede.

O crescimento da população idosa demanda por serviços de qualidade e que leve em consideração as necessidades de cada idoso, seja nos aspectos sociais ou econômicos, como veremos no estudo algumas leis foram criadas a fim de ofertar aos idosos uma qualidade de vida e direitos sociais. De fato, que a população idosa deve ser atendida através e uma equipe multiprofissional e instituições que possuam serviços especializados para essa faixa etária, devendo haver humanização nos atendimentos, visto que os idosos constituem um grupo vulnerável, onde muitos idosos se encontram fragilizados, isolados, sem suporte familiar, necessitando ora dos serviços de saúde, ora da assistência social e demais órgãos de atendimento e cuidado.

2 REDE DE ATENÇÃO À PESSOA IDOSA

É notório que o processo de envelhecimento populacional cresceu nas últimas décadas em meio a um contexto de transformações políticas e econômicas, passando o cuidado ao idoso não ser algo somente do âmbito privado (família), por sua vez essa atenção voltada ao idoso abrange o atendimento de diversas instituições e do estado que passaram a dividir as responsabilidades. Refletir sobre o sistema de proteção e atendimento ao idoso significa compreender que esses indivíduos merecem espaço na sociedade, assim o estado através das políticas públicas tem o dever de garantir direitos a população idosa. Diversos municípios tiveram que se adaptar e criar canais de proteção ao idoso como conselhos, delegacias especializadas, promotorias, dentre outras.

Atualmente no estado do Rio de janeiro existem várias instituições de atendimento ao idoso como a defensoria da união, delegacias da terceira idade, ministério público estadual, núcleo estadual de atenção a pessoa idosa, defensoria pública do idoso, secretaria do estado de envelhecimento saudável e qualidade de vida ao idoso, secretaria municipal da terceira idade, conselho municipal de defesa de direitos da pessoa idosa no Rio de janeiro, Rio card., centro de referência especializado de assistência social - CREAS, centro de referência de assistência social – CRAS, UBS, hospitais, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com