TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  28/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA

SANTO ANDRÉ

2012

ETAPA 1

DESCRIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

Publico alvo: 2º ano do Ensino Fundamental

Escola: E.E. Rita Pinto de Araújo

Perfil da turma: crianças com  idade entre 7 e 8 anos.

Total de alunos em sala: 34, sendo 22 meninas e 12 meninos.

Os recursos disponíveis em sala são: televisão, DVD, retroprojetor, jogos interativos, cartazes, estante com jornais e revistas, calendário, espelho.

Organização da sala: a sala é organizada  com fileiras em forma de U, possibilitando a visão geral da turma, a mesa do professor fica na lateral da sala, o ambiente é amplo iluminado e arejado. A lousa fica a frente da turma, existe um mural de combinados da turma, e um mural de fotos com as atividades dos alunos feitos em festas, feira cultural, entre outros.

Descrição da disposição das carteiras dos alunos na sala de aula/ambiente: As carteiras são independentes umas das outras, podendo ser movidas para qualquer posição, a mesa de trabalho dos alunos é separada da cadeira. De acordo com as tarefas propostas os alunos podem ser organizados em grupos, duplas ou ainda em um grande círculo pra realização de debates.

Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro: Os alunos têm acesso a jornais e revistas em uma estante disponibilizada na sala de aula, os livros fazem parte de um acervo localizado na biblioteca da escola, onde podem ser consultados ou pode-se levar para consulta/leitura em casa, ou ainda na própria sala de aula.  As visitas ao cinema são planejadas de acordo com a disponibilidade a escola, e a necessidade dos alunos, e as visitas a museu são realizadas 3 vez ao ano.

Tema da aula: Autores Brasileiros

Disciplina vinculada ao tema: Português

Tempo duração: 4 horas-aula

Justificativa do tema: Escolhemos este tema por tratar de um assunto literário, o qual irá despertar interesse dos alunos pela busca de conhecimento e os apresentará ao universo da imaginação. Proporciona também a conscientização da importância literária nos dias atuais, além de resgatar, vivenciar e valorizar a leitura.

ETAPA 2

DIFERENÇAS ENTRE A DIDÁTICA TEÓRICA E A DIDÁTICA PRÁTICA

Didática teórica é aquela desenvolvida nos programas da disciplina, segundo pressupostos científicos que visam à ação educativa, mas distanciada desta. São pressupostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torná-los mais eficientes. Didática prática é aquela vivenciada pelos professores nas escolas a partir do trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou experimentados em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas.

DESCRIÇÃO DO TEMA DA AULA:

No primeiro momento da aula apresentaremos os autores dos livros que serão lidos na sequência. Compartilharemos com os alunos o objetivo da sequência didática: conhecer um autor muito especial para as crianças brasileiras, que, inclusive, foi o autor preferido de outros autores queridos pelas crianças como Ana Maria Machado, Ruth Rocha. Em seguida iremos ler os depoimentos abaixo, aonde essas autoras comentam a importância da leitura dos livros de Monteiro Lobato, quando eram pequenas:

“Eu tinha adoração por Monteiro Lobato, queria morar no Sítio do Picapau Amarelo. Eu lia aquilo tudo e imaginava Manguinhos sem o mar. Para mim, o Sítio era Manguinhos sem o mar. Em vez do mar tinha um ribeirão, mas o resto era tudo igual. Quando acabei de ler o último livro do Lobato, li e reli, e pensei: "E agora?". Não tinha mais livros dele, pois ele já tinha morrido, não iria escrever mais. Comecei a infernizar meu pai: "Quero outro livro assim, quero outro livro parecido". Então, ele me deu uns livros da Condessa de Ségur, mas eles nem se comparavam aos de Lobato. Era uma coisa meio chata, que não me satisfazia. E continuava a apoquentá-lo: "Quero outro assim, quero um livro que continua". Eu tinha alguma coisa parecida com aquilo que os meninos de hoje têm em relação à Harry Potter. (Ana Maria Machado)”

“Meu primeiro livro está esquecido hoje: O Garimpeiro do Rio das Garças. Minha mãe trouxe-o para mim. Adorava esse livro. Anos depois, como escritora, fui a uma exposição na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na Vila Buarque, em São Paulo, sobre Lobato. Comecei a olhar os livros e encontrei O Garimpeiro do Rio das Garças. Era de Monteiro Lobato! Está publicado, mas ninguém fala desse livro. Quando ele fez as Obras Completas, não pôs esse livro, não sei por quê. Arranjei uma cópia, comprei e falei: "Deve ser ruim esse livro, porque ele excluiu". Nada, é ótimo! Acho que pensou que sua obra era só a do Sítio... Esse foi o primeiro livro que li. No entanto, antes de saber ler, minha mãe já lia Lobato para nós. Ela lia muito para nós, leu a obra toda de Monteiro Lobato. Mesmo depois, quando a gente já sabia ler, ela continuava lendo. E a gente adorava. Eu gostava tanto de Monteiro Lobato que chorei quando ele morreu, em 1947. Pensei: "Nunca mais vai ter livro do Lobato". Tinha dezesseis anos e fiquei com saudade dele. Já lia de tudo, lia livro de adulto Hemingway, Steinbeck, e tinha saudade do Lobato! (Ruth Rocha)
(Os depoimentos acima fazem parte do livro Memórias da Literatura Infantil e Juvenil)

Em seguida, perguntaremos às crianças o que elas conhecem sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo e seus personagens. Alimentando a conversa, apresentaremos informações sobre o sítio e também sobre o autor e seu contexto, com informações sobre como era a sociedade no tempo em que viveu, sua profissão, sua atuação como escritor, sua vida etc. 

Leitura integral (por capítulos) da obra O Saci de Monteiro Lobato

Nessa etapa os  alunos terão a experiência de acompanhar a leitura integral de um livro por capítulos com os seguintes objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (590.5 Kb)   docx (404.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com