TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA CURSO DE PEDAGOGIA

Didática

Francine Garcia de Almeida 400139

Jaine Rodrigues da Silva 400142

Marlene Ap. Carriel Cleto 400151

Raquel Ap. P. Vieira da Cunha 401175

Atividades Praticas Supervisionadas (ATPS)

Entregue com o requisito para a conclusão

da disciplina de “Didática”, sob

orientação do professor-tutor a distância

Camila Andiotti

ARAÇOIABA DA SERRA

Novembro

2012

Introdução

Nossos estudos e pesquisas estão voltados para um trabalho de aprendizagem e de como expressar aquilo que temos em mente e como colocá-los em prática. Podemos fazer tudo isso e um pouco mais através de um plano de aula.

Nessa ATPS temos o objetivo de formular um plano de aula que nos possibilitará um melhor e definido desempenho de tudo aquilo que já aprendemos, mas que seria necessário colocar na prática real em uma sala de aula.

O plano de aula é um instrumento muito importante e preciso, e está sempre presente na vida de um professor e sua sala de aula. É uma ferramenta muito poderosa, pois através dele o professor pode facilitar e estudar as aulas antes de serem aplicadas evitando o improviso, que muitas vezes prejudica tanto o aluno quanto o professor.

1º Relatório

Série, Ano e Etapa de ensino: 1º série, 2º ano educação infantil.

Números de alunos da turma/faixa etária: São 24 alunos, de 7 a 8 anos.

Principais características:

É uma turma mista composta por dez meninas e quatorze meninos apenas 4 deles encontram dificuldades de aprendizagem.

Ao visitar a classe a primeira impressão, foi de que eles tiveram muita curiosidade, interesse de saberem quem somos nós, ficaram felizes pela visita, queriam chamar a atenção a todo o momento. Eles são muito inteligentes, falantes e algumas vezes duvidosos em relação às atividades, a maioria tem mais facilidade e conseguem fazer as atividades sem a ajuda da professora.

Observamos também que eles são bastante dispersos, falta mais atenção da parte deles para a explicação que a professora faz. Porém para ter o sucesso no objetivo de ensinar seria necessário uma aula bem planejada, que fosse composta por objetos, quadros, cartazes, ou seja, instrumentos que possam despertar neles o interesse de aprender, possibilitando um aprendizado mais rápido e eficaz.

Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula:

Apostila NAME (Núcleo de apoio à municipalização do ensino), material impresso, lousa, cartazes de vogais, numerais, junção de vogais e de sílabas.

Eles conseguem desenvolver atividades em duplas e em grupos de até 4 membros.

Os alunos tem acesso à biblioteca com um bom acervo de livros infantis, assistem a filmes no retroprojetor, uma vez por semana vão para o laboratório de informática, onde a professora de sala trabalha com eles jogos pedagógicos.

2º Relatório

Tema da aula a ser planejada: Ciências

História de uma planta, sua importância para a natureza e para nós.

3º Relatório

Justificativas:

Este tema irá explorar a leitura dos alunos, sua percepção com as cores, estimular a imaginação e a habilidade, juntamente com o sentido de conhecer a vida de uma planta e sua importância; proposta do conteúdo escolhido.

Será um tema simples, mas de grande valor que irá demonstrar a importância das plantas para nossa sobrevivência, ira motivá-los a preservar e cultivar as plantas, nessa fase inicial que eles se estão é muito importante, pois, quanto mais cedo eles tiverem o conhecimento do valor das plantas melhor aproveitarão os seus benefícios.

Objetivos da aula:

• Estimular a capacidade de imaginação e criatividade.

• Desenvolver senso de responsabilidade.

• Aprender a preservar as plantas e a cuidar do nosso meio ambiente.

Estimular a capacidade de imaginação, e também incentivá-los a pratica da leitura, através de uma pequena história.

Irão conhecer e respeitar nossa natureza e o quanto ela é importante para nós, de uma forma simples e interessante, conhecendo detalhadamente as partes das plantas, e a função de cada uma delas.

4º Relatório:

O Planejamento é feito de maneira que inicialmente desconsidera o professor e alunos e também o contexto em que estão envolvidos. Pois ele é feito sem conhecer a quem será aplicado, em teoria os objetivos são todos alcançados, cabe ao professor colocar em prática. Quando analisados em prática se conflitam, pois os resultados esperados não são alcançados.

Didática teórica nada mais é que “conceitos vagos”, que se contradizem na prática e desconsidera os alunos e a escola em seu contexto.

Na prática tudo se torna diferente, o professor é um assalariado que trabalha numa hierarquia onde há regras e normas a seguir,onde os alunos pertencem a diferentes classes e contextos sociais.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com