TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAÚRICIO DE NASSAU CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  23/5/2020  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                     

                             

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAÚRICIO DE NASSAU

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

                                                                                 

FERNANDA NOVAIS INGLIS

Trabalho apresentado à professora Thaize Medeiros, ao curso de Serviço Social, da Faculdade Uninassau - Belém, como requisito para cumprimento da disciplina Formação social, politico e econômico do Brasil.

Belém/PA

 2020

  1. O Brasil Colônia (1500-1822) é conhecido por vários acontecimentos que a história nos conta. Sobre este período e suas características disserte a respeito, destacando particularidades em relação aos aspectos políticos, econômicos e sociais do país neste período.

A colonização foi marcada pela integração capital internacional e desde o inicio da nossa formação econômica, politica e social como sistema produtor de mercadorias para exportação, sendo por tanto colônia de exploração, o pacto colonial foi um dos pilares da politica econômica.

A metrópole mantinha exclusivismo comercial em relação as suas colônias, dominando-as por meio de uma série de medidas políticos – econômicos.

A sociedade se constituía de uma elite vinda de Portugal, de escravos negros e índigenas, administradores da colônia e a igreja católica.

2)  De acordo com  Marcelo Figueiredo o período imperial no Brasil (1822-1889) é marcado por vários fatores que se desdobraram na chamada Primeira República (1889-1930). Com base nisso, apresente características deste processo, com destaque para a transição do período imperial ao republicano no Brasil.

A transição do Brasil Império ao republicano, tem como forte base escravagista caracterizando o Brasil colônia. A grande atividade de fato se dava no meio rural. No primeiro Reinado, o Brasil foi elevado à condição de Reino (1815), Na transição para o governo representativo, que começa com a Revolução do Porto (1820), que tentou impor ao Brasil a reintrodução do quadro institucional anterior, virtualmente empurrando  para a Independência, afinal proclamada em 7 de setembro de 1822. O período abrangido pelo Segundo Reinado ao menos cronologicamente compreende a Regência, entre abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I e a decretação da maioridade e posse de seu filho D. Pedro II (em 24 de julho de 1840). O fato mais importante registrado no segundo reinado foi sem dúvida alguma a abolição do tráfico de escravos que ocorreu em 1850. A revolução de 1930 marcou a queda da primeira Constituição republicana.

  1. De acordo com Assuéro Ferreira o Brasil no período de 1930 a 1964 apresenta fundamentos específicos que definem a construção de um capitalismo urbano-industrial periférico no país. Tendo isso em vista,

disserte sobre características deste período e suas expressões sobre campo social.

As modificações operadas nesse período englobam, desse modo, as dimensões fundamentais do processo histórico do desenvolvimento, política, social, econômica e cultural,  pode-se considerar que é nesse período que se iniciam o processo de diversificação da industrialização brasileira e uma redivisão interregional e intersetorial do trabalho, que definirá o padrão de acumulação de capital, com base numa economia urbano-industrial se fazendo, sobretudo, sob a égide de transformações de caráter político-social intensas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com