TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANA LUCIA M. DA SILVA - RA 357780

JOELMA HENRIQUE DE SOUZA - RA 379898

      COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

JUAZEIRO – BA

2015

[pic 2]

ANA LUCIA M. DA SILVA - RA 357780

JOELMA HENRIQUE DE SOUZA - RA 379898

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera – Polo de Juazeiro - como requisito de avaliação parcial da disciplina Competências Profissionais, do Curso Serviço Social, a ser postado no dia 25 de Maio de 2015.

Orientadora:Ma.Elisa Cléia Pinheiro R. Nobre.

JUAZEIRO – BA

2015

SUMÁRIO

1- Os Conselhos de Fiscalização das Profissões no Brasil e o Movimento de Reconceituação do Serviço Social............................................................................................................................04

2- Lei nº 8.662/93 - O Código de Ética Profissional do Serviço Social.....................................07

3-A Resolução CFESS Nº 569/2010........................................................................................08

4-Problemas e Desafios Encontrados pelos Assistentes Sociais em seu Cotidiano.................10

5- Questionário..........................................................................................................................11

6- Considerações finais..............................................................................................................12

7-Referências Bibliográficas.....................................................................................................13

Os Conselhos de Fiscalização das Profissões no Brasil e o Movimento de Reconceituação do Serviço Social

A criação e o funcionamento dos Conselhos de fiscalização das profissões têm origem nos anos 1950, quando o Estado regulamenta as profissões e ofícios considerados liberais. Nesse patamar legal os Conselhos têm o caráter basicamente corporativo com funções controladora e burocrática.

O Serviço Social foi uma das primeiras profissões na área social a adquirir um estatuto profissional regulamentada pela Lei Federal (Lei 3.252/57), que expressava uma concepção conservadora do Serviço Social vigente na época. Os Códigos de Ética de 1965 e 1975 tinham essa mesma perspectiva. 

Segundo Barroco (2001, p.95), a concepção conservadora que caracterizou o Conselho Federal de Assistência Social nas primeiras décadas de sua existência era também o reflexo da perspectiva vigente na profissão, que se orientava por pressupostos acríticos e despolitizados face às relações econômico-sociais. A concepção conservadora da profissão também estava presente nos Códigos de ética de 1965 e 1975.

No final da década de 1970, com a intensificação das lutas das classes trabalhadoras em torno da democratização do país, definem-se também grandes mudanças para as atividades da categoria, aliadas às lutas sociais em curso. Neste contexto, os Conselhos passam a questionar sua função meramente burocrática, repensando seu aparato disciplinador, preocupando-se com as demandas oriundas do cotidiano profissional e da sociedade brasileira. 

Os anos 1980 constituem um marco na estruturação dos serviços de fiscalização profissional e de ações voltadas para a atualização de cadastros, localização dos espaços de atuação do Assistente Social e enfrentamento da inadimplência generalizada. Antes a fiscalização se restringia à exigência da inscrição do profissional e pagamento do tributo devido.

O processo de renovação do Serviço Social e de seus Instrumentos normativos se deu através da criação dos seguintes instrumentos:  o Código de Ética, a Lei de Regulamentação Profissional e a Política Nacional de Fiscalização, entre outros.

A partir daí, os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) passam a redimensionar a concepção de fiscalização, e entendem a necessidade de estruturação de serviços de fiscalização voltados a uma atuação cujo alvo não era mais exclusivamente os profissionais, mas também as instituições. A fiscalização passa a ter um caráter de instrumento de luta capaz de politizar, organizar e mobilizar a categoria em defesa do seu espaço de atuação profissional. Passa também a ser o eixo articulador das dimensões política, formativa e normativa da profissão, propondo-se a divulgação do papel do Conselho, em que a fiscalização é assinalada como função precípua. 

A Política Nacional de Fiscalização (PNF), prevendo o fortalecimento do conjunto CFESS/CRESS,foi sistematizada observando-se os seguintes eixos:

  • Potencialização da ação fiscalizadora para valorizar, defender, fortalecer e publicizar a profissão;

  • Capacitação técnica e política dos agentes fiscais e demais membros das comissões deorientação efiscalização COFI’s - para o exercício da orientação e fiscalização;
  • Articulação programática entre CFESS/CRESS, ABEPSS, ENESSO, Unidades de Ensino e representações locais de estudantes;
  • Inserção do Conjunto CFESS / CRESS nas lutas em defesa da ampliação e garantia dos direitos, das políticas sociais e da democracia na direção de uma sociedade igualitária.

A ação fiscalizadora está delimitada nas seguintes dimensões tomadas de forma articuladas:

1 - Dimensão afirmativa de princípios e compromissos conquistados - Expressa a concretização de estratégias para o fortalecimento do projeto ético-político profissional e da organização política da categoria em defesa dos direitos, das políticas públicas e da democracia e, consequentemente, a luta por condições de trabalho condignas e qualidade dos serviços profissionais prestados;

2 - Dimensão político-pedagógica - Compreende a adoção de procedimentos técnico-políticos de orientação e politização dos assistentes sociais, usuários, instituições e sociedade em geral, acerca dos princípios e compromissos ético-políticos do Serviço Social, na perspectiva da prevenção contra a violação da legislação profissional. 

3 - Dimensão normativa e disciplinadora -Abrange ações que possibilitem, a partir da aproximação das particularidades sócio institucionais, instituir bases e parâmetros normativo-jurídicos reguladores do exercício profissional, coibindo, apurando e aplicando penalidades previstas no Código de Ética Profissional, em situações que indiquem violação da legislação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (163.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com