TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

Este trabalho visa atender as exigências das disciplinas Estatística e Indicadores Sociais, Economia Política, Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social II e Psicologia Social, do curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná- Unopar, Pólo Piripiri- PI, como requisito para obtenção de nota.

PIRIPIRI-PI

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO 6

4. REFERÊNCIAS 7

1. INTRODUÇÃO

Para entendermos todo o contexto histórico da implantação do Serviço Social no Brasil, precisamos voltar para a década de 1930, onde a política social iniciou-se efetivamente. Nesse período conhecido como Era Vargas, houve reivindicações sociais, principalmente das classes trabalhistas. A Consolidação das Leis do Trabalho se deu nesse período, aderindo-se inúmeros benefícios em prol do trabalhador. Antes dessa década, o Brasil era um país agrícola voltado para exportações e com os ideais desenvolvimentistas trazidos por Getúlio Vargas houve um enorme desenvolvimento com a criação de importantes empresas estatais como a Petrobrás, a Companhia Siderúrgica Nacional, entre outras. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também foi criado nessa época e serviu para fomentar os dados de cunho social, entre outras informações para o governo e para a população. Também na década de 1930, foi criado o Conselho Nacional de Serviço Social.

A criação dos órgãos de previdência social e a reorganização dos serviços de saúde, habitação e assistência, entre outros, ampliaram nesse período, o mercado de trabalho para os profissionais que atuam na área social.

Da década de 1960 à de 1980, o mundo se encontrava dividido no ponto de vista geoeconômico, duas forças hegemônicas ditavam o modelo econômico a ser seguido pela sociedade: de um lado os Estados Unidos da América comandavam com o capitalismo e do outro o Socialismo era empregado com a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

O Brasil, nessa época, passa por um regime ditatorial, sua economia cresce em conjunto com o agrave da má distribuição de renda. Em 1988, logo após a ditadura, importantes avanços sociais foram dados com a promulgação da Constituição da República, conhecida como “cidadã”.

2. DESENVOLVIMENTO

Na década de 1960, segundo Bula (2003), o Serviço Social constituía-se como profissão liberal, de natureza técnico-científica, sendo a designação profissional de “assistente social” privativa dos habilitados em cursos superiores específicos, reconhecidos pelo governo federal. Não havia um prestígio profissional por aqueles que trabalhavam na área, até mesmo, por causa dos ideais desenvolvimentistas empregados pela ditadura militar, pois o objetivo do país era sair do status de subdesenvolvido economicamente.

Com os investimentos de capital estrangeiro no país, houve uma tendência ao crescimento da demanda de Assistentes Sociais, como agentes executores das políticas sociais. De acordo com Bula (2003), desses profissionais, exigiram-se especialização em políticas sociais, planejamento, administração de serviço, o que significava uma formação técnica e metodológica rigorosa e adequada ao mercado de trabalho.

Para melhorar a situação dos assistentes sociais, nessa época, foi necessária uma relação maior com os profissionais dos países vizinhos, onde foi proposto através de encontros, um novo conceito para o Serviço Social em que se adequasse a situação vigente na América Latina nesse período. De acordo com Bula (2003), esse movimento propunha a adoção de um referencial marxista de análise dos fenômenos sociais e a adoção de novas metodologias de ação, que levassem em conta a totalidade do social.

Na década de 70, houve vários questionamentos a respeito da formação para o Serviço Social. Surgiram novos movimentos em busca de melhores salários e também a classe se juntou com a população em busca pela volta da democracia e fim do regime militar.

Após o fim da ditadura em 1985, ocorreram importantes mudanças na área do Serviço Social, principalmente com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Segundo Bula (2003), as políticas sociais passaram a direcionar-se para a universalização e garantia dos direitos sociais, para a descentralização político-administrativa e para a participação popular.

Houve, a partir de então, um aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com