TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS

Por:   •  29/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO

DESENVOLVIMENTO SOCIAL-SJDS

SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO HABITAÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL - STHAS

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proponente: Prefeitura Municipal de CHIAPETTA-RS

CNPJ: 87613055/0001-55

Endereço: Avenida Ipiranga, 1544

CEP: 98760-000                         Cidade: Chiapetta/RS

e-mail: sthas@pmchiapetta.com.br Fone: (55) 3784-1300

Representante Legal:Bel. Osmar Kuhn-Prefeito.

Responsável pela execução do Projeto: Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social

Fone: (55) 3784-1300 Ramal: 30

e-mail: sthas@pmchiapetta.com.br


II – NOME DO PROJETO:

CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS

III – JUSTIFICATIVA:

O consumo de drogas no Brasil tem aumentado muito nos últimos anos, muito principalmente a ingestão de bebidas alcoólicas, e as crianças e adolescentes vem sendo as maiores vitimas desses crimes, bem como o aumento do uso de maconha, cocaína e crack.

Em nosso município, mesmo sendo de pequeno porte, já é grande a incidência de atingidos por esse mal, e mesmo que discretamente, é associado à pobreza, desemprego, preconceito, desestruturação familiar, ocasionando conseqüências na maioria das vezes irreversíveis, como violência, acidentes, AIDS, morte e principalmente a drogadição.

Por isso, precisamos programar medidas socioeducativas, viabilizar espaços para laser, recreação, para grupos de auto-ajuda, onde a reflexão sobre o comportamento destas crianças e seus familiares seja fundamental, avaliando os riscos, criando atitudes e decisões responsáveis, podendo assim a sociedade como um todo compartilhar, e fortalecer o trabalho intersetorial, visando a prevenção deste quadro tão assustador que presenciamos em nossa sociedade.

Assim, pretendemos a partir do valor repassado pelo FECA, mais a contrapartida do município e os recursos materiais e financeiros já existentes, montar um grupo de teatro, e também um grupo de escoteiros, incluindo membros disponíveis da família, possibilitando maior estreitamento dos laços familiares.

IV – OBJETIVOS:

-Implantar grupos de escoteiros e de teatro, desenvolvendo ações integradas que visem à inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, e principalmente em dependência de psicoativos.

- Disponibilizar profissionais capacitados, para desenvolver ações que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, a prevenção dos riscos e combate a drogadição

-Resgatar a autoestima dos egressos de Casas de Passagens e Abrigamento, bem como os afastando das ruas e dos riscos, através da inclusão no grupo de teatro e de escoteiros.

-Proporcionar oportunidade de acesso no mais diferentes segmentos e entidades da sociedade, deste público alvo, através dos grupos de teatro e escoteiros, para que passem a ser valorizados como membros da sociedade.

V – METAS:

Implantar o projeto grupo de teatro e grupo de escoteiros, onde serão atendidas no máximo 40 pessoas, constituíndo-se dois grupo com número máximo de 20 crianças, adolescentes ou familiar para cada grupo, em situação de risco e vulnerabilidade,  e em especial os egressos de abrigamento ex dependentes e dependentes de substâncias psicoativas, com idades entre 12 a 17 anos.

VI – METODOLIGIA:

1-Criação de um grupo de escoteiros.

2-Criação de um grupo de teatro.

Através de um trabalho em rede socioassistencial, órgãos governamentais e não-governamentais, entidades voluntarias e convênios disponibilizados pelo FECA, desenvolver propostas integração, executar ações de proteção e defesa a crianças e adolescentes, mantendo em turno inverso ao período escolar, em torno de 2 a 4 horas semanais de atividades. As propostas de montar desenvolver e acompanhar um grupo de escoteiros, e também um grupo de teatro, terão como base de atuação, cultura e lazer, enfocando a prevenção, proteção e FORTALECIMENTO OS VINCULOS  familiares. Proporcionar inclusão participação e envolvimento dos grupos em eventos municipais, intermunicipais, regionais, estaduais. Viagens de estudos, visitação a pontos turísticos, e várias outras modalidades acessíveis de participação, que ocorrerem.

O referido Plano de Trabalho será desenvolvido nos espaços já existentes no município (Sala para Multimídia, centro de computação, ginásio de esportes, centro municipal de esportes, cultura e lazer, espaços físicos, Centro de Múltiplo Uso).  Onde já são desenvolvidas várias atividades de grupo. E queremos ampliar estes espaços na medida em que formos contemplados com o Projeto para montar o grupo de teatro e de escoteiros, sendo assim o referido Projeto, está viabilizado para doze meses (12), porém a intenção, é que possamos manter estes grupos o maior tempo possível, sem tempo de duração, a expectativa é que o mesmo possa ser cada vez mais fortalecido e ampliado, pois é só desta forma que poderá atingir todos os objetivos propostos.


VII – PARCERIAS:

Estado – SJDS - Recursos do FECA.

Prefeitura Municipal-Contrapartida.

Voluntários:      

           

Órgãos governamentais e não governamentais, STHAS, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais da Saúde, Agricultura, Obras e Educação, Emater, PIM, COMDICA, CMAS, CMS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lions Club, Sindicato dos Funcionários Públicos, Agências Bancárias, Brigada Militar.

VIII – RECURSOS HUMANOS:

Especificação

Número

Carga horária

Psicólogo

1

4hs/semanais

Assistente Social

1

4hs/semanais

Pedagogo

1

4hs/semanais

Professor de Ed. Fisica

1

4hs/semanais

*Palestrantes

1/

4hs/semanais

Policiais

Voluntários

*Oficineiros

1/

4hs/semanais

Voluntários

*Outros

*serão pagos com o recurso do projeto e os demais profissionais cedidos pelo município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com