TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.532 Palavras (23 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

CONTEXTO SOCIO-ECONÔMICO DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

CONTEXTO SOCIO-ECONÔMICO DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NOS POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PA

 

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social, Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção do título de Assistente Social. Área de concentração: Assistencialismo na Saúde.

Orientação: Professora Ângela Lima de Carvalho.

AGRADECIMENTO

Gostaria  de agradecer a Deus, pelo presente da vida, por ser luz em meu caminho. Pelo amor e paciência que puseste em meus familiares e amigos.

Obrigado por tudo que vir, ouvi e aprendi, caminhe sempre comigo, senhor Deus!


SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO................................................................................................

07

2.

CAPÍTULO I - CONTEXTO SOCIOECONÔMICO ACERCA DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO........

08

2.1 Contexto histórico da doença....................................................................

08

2.2 Aspectos Epidemiológicos do Câncer de Colo Uterino.............................

10

2.3 O tratamento e a prevenção do câncer de colo uterino e a importância da humanização durante a coleta de material para a realização do exame...

12

2.4 A inserção do Assistente Social no contexto da prevenção e tratamento do câncer do colo do útero..............................................................................

14

3.

CAPÍTULO II - A PREVENÇÃO E O TRATAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E A ATUAÇÃO DOS POSTOS DE SAÚDE DE TUCURUÍ/PA...................................................................................................

16

3.1 Público-alvo/Lócus da pesquisa................................................................

16

3.2 Metodologia...............................................................................................

16

3.3 Resultados.................................................................................................

16

4.

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................

22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................

23

APÊNDICE......................................................................................................

25


RESUMO

Objetiva-se nesse trabalho realizar um levantamento do número de mulheres que realizar o exame preventivo do câncer do colo do útero em postos de saúde localizados em 5 bairros periféricos da cidade de Tucuruí/PA, a saber: Jardim Colorado, Liberdade, Paravoá, Getat e Nova Conquista. Ao todo são 100 mulheres em idade fértil e residentes nos bairros supracitados ou próximos a eles, que se encontram se situação de vulnerabilidade social e apresentam situações socioeconômicas semelhantes entre si. Os dados coletados resultaram da aplicação de um questionário socioeconômico e análise de obras bibliográficas que referenciam o tema proposto. Os resultados apontam para uma situação preocupante em relação à falta de continuidade dos procedimentos que devem ser realizados, uma vez que as mulheres interrompem ou abandonam por completo os atendimentos, por razões difusas, dentre as quais destacam-se a baixa escolaridade, fator econômico, falta de acompanhamento dos familiares, dentre outros. Consoante a isso, aponta-se a necessidade de intervenção do serviço social como forma de promover ações multiplicadoras que incentive as mulheres a aderir e frequentar com maior assiduidade os procedimentos médicos relevantes e inerentes à prevenção do câncer do colo do útero.

Palavras-chave: Câncer do colo do útero. Vulnerabilidade social. Serviço social.


  1. INTRODUÇÃO

O Câncer de Colo é considerado curável em cerca de 100% dos casos quando o seu diagnóstico é feito precocemente (GREENWOOD; MACHADO; SAMPAIO, 2006). As ações de rastreamento e prevenção precoce são essenciais, e para isto o profissional enfermeiro é um importante agente no que se refere a prevenção do câncer de colo, pois, atua como conscientizador da população, a fim de proporcionar incentivos para as mudanças de hábitos inadequados. (CARVALHO; TONANI; BARBOSA, 2005).

A atuação do Assistente Social quanto às ações de prevenção e tratamento ao câncer de colo se dá através de ações de prevenção primária e secundária; que consistem em educação em saúde, com o objetivo de minimizar a exposição aos fatores de riscos, bem como o incentivo a realização do exame; e a coleta do exame PCCU, que permite o diagnóstico precoce e tratamento das pacientes com diagnóstico positivo.

As políticas assistenciais criadas para o controle do câncer, muitas vezes são executas de forma insuficiente por profissionais de saúde, pois estes não as executam de forma eficaz e suficiente, havendo a necessidade de envolvimento transcultural (GARCIA; et al, 2010). A demanda elevada de atendimento prejudica o atendimento individual implicando em baixa qualidade, relacionado às práticas de promoção da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (540.5 Kb)   docx (187.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com