TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  14/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.502 Palavras (15 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

NOME-Lucicleide Santos     RA-6921400063

NOME-Sheila Rosa               RA-7302534663

NOME-Silvia Regina            RA-1299530491

NOME-Suiane Borges           RA-6751356820

NOME-Rosilene Moraes       RA-6790440081

          FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO

          SERVIÇO SOCIAL III.

                                                     

 

Professor EAD: MS. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.

Professor Presencial: ELIANE

Osasco/ Novembro de 2014 /São Paulo.

SUMÁRIO

-Introdução________________________________________________________________01

-Desenvolvimento_________________________________________________________ 02
-Etapa 01_________________________________________________________________ 03

*A importância do Serviço Social nos dias atuais.

-Etapa 02_________________________________________________________________04

*O Serviço Social e a Filantropia.

*O Serviço Social e o Assistencialismo.

-Etapa 03_________________________________________________________________06

*Setor Público, Setor Privado e Terceiro Setor.

-Etapa 04_________________________________________________________________08

*O Assistente Social na área de saúde.

-Conclusão________________________________________________________________10

-Bibliografia_______________________________________________________________11

INTRODUÇÃO.

Neste tema, abordaremos a importância do Serviço Social nos dias atuais, iremos fazer um comparativo entre Filantropia e a relação com o Serviço Social, interagindo com suas próprias características individuais atrelando a construção das práticas sociais. Abordaremos como surgem as primeiras formas de assistencialismo, bem como o início do Serviço Social. Sua institucionalização como profissão, diante das múltiplas facetas das questões sociais, que trouxe um grande desiquilíbrio do sistema capitalista de produção.

Mencionaremos os setores de atuação enriquecendo o trabalho com os campos e o amparo também no setor da saúde.



ETAPA I

*A importância do Serviço Social nos dias atuais.

A profissão Serviço Social no Brasil teve sua primeira escola de formação profissional a partir de 1936, porem no Brasil surgiu em 1957, onde foi regulamentada a Lei nº 8662/93 de 7 de junho de 1993, dando cobertura estadual aos profissionais, competências e atribuições. Pois desde o inicio aos dias atuais a profissão tem se redefinido consideravelmente em suas inserções na realidade da sociedade Brasileira, entendendo o significado social e se expressando pela demanda na realidade, onde se revela as questões sociais, manifestadas pela pobreza, violência, fome, desemprego, carências existenciais e materiais.

O assistente social nos dias atuais tem como desafio desenvolver propostas de trabalho inovadoras e criativas, inserindo os direitos sociais para o publico alvo, tendo como a efetivação dos direitos para os usuários na saúde pública, cabe também ao profissional a pratica da pesquisa junto à população usuária para conhecer melhor o perfil e a realidade onde se encontram, identificando as possíveis alternativas para ter medidas dentro do espaço sócio ocupacionais.  Identificar o contexto geral das práticas assistenciais para poder ter como base o perfil pedagógico de ajuda ligado às ações do serviço social. O Serviço Social elabora, programa, assessora, coordena e executa políticas públicas. O perfil pedagógico da ajuda é visto na educação como ato de conhecimento e transformação social junto com as políticas sociais.

Atravessamos uma era do capitalismo financeiro, que apesar de gerar crescimento econômico  em contrapartida gera o crescimento do desemprego, falta de moradia, saúde precária, falta de qualificação adequada, acarretando busca incessante por mão de obra qualificada. Com a desqualificação e recursos precários temos assim o aumento da exclusão social de todos os familiares dentre jovens, mulheres e crianças.

Mas como poderemos afirmar que o Assistente Social tem na rotina vivenciada pela sua digna profissão ações benéfica na sociedade atual?

O Serviço Social busca romper barreiras, alterar rotinas institucionais na busca incessante pelo aprendizado das realidades vividas pela sociedade, ou seja, seu público alvo, mediante a todo um trabalho teórico de pesquisas e práticas, para detectar alternativas plausíveis inovadoras para amenizar as mazelas sociais. O Assistente Social para a população ainda hoje é visto como aquele que se intromete na vida das pessoas sem ser chamado e para muitos profissionais de outras áreas quando há necessidade de trabalharem em grupo com um assistente social, este é visto apenas como alguém que está ali para ajudar quando é preciso e depois de fazer a parte dele é dispensado. Com tudo isto atualmente e por variadíssimas razões houve urgência de mudar este “rótulo” posto ao profissional do Serviço Social. Segundo “Paulo Netto”. “O Assistente Social não é apenas um mero executor das políticas, tem uma visão mais abrangente na planificação e na concepção das políticas”.

Em tempos atuais é exigida do profissional uma qualificação adequada no seu ramo profissional, se reciclando e acompanhando as tendências do mundo, atuando diretamente nas questões sociais, produzindo propostas e programas que viabilizem melhorias sociais, e através de sua “bagagem acadêmica” identificando a real importância para a sociedade.

Mencionamos a necessidade de preparar o Assistente Social na rotina de sua profissão, porém o profissional também se depara com os desafios existentes, na falta de renda e em muitos casos recursos limitados que necessitam ter um direcionamento aplicado por um profissional com propriedade de causa. As verbas governamentais acabam não atendendo a demanda desejada, necessitando uma apuração detalhada de distribuição de recursos sociais, aplicando uma política neoliberal. Podemos acrescentar que a Assistência Social agrega um campo de transformação, e reconceituação para a implantação das estruturas públicas, aplica fatores fundamentais para a recolocação social, equilibra conceitos diversificados de família, possibilita uma visão política social, sendo um grande e considerável instrumento para a socialização dos direitos humanos igualitários, ou seja, uma igualdade civil, política e moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com