TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Universidade Anhanguera UNIDERP-

Centro de Educação à distância

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Acadêmicos (as):

Alana Apinagé Monteles      RA 448856

Elielsa Alves de Arruda         RA 449035

Izaura Vieira da Silva            RA 449001

Maria Luciane Chaves Costa RA 449027

Regiane de Sousa Alvarenga RA 448931

 

GRAJAU-MA

2015

[pic 2]

Universidade Anhanguera UNIDERP-

Centro de Educação à distância

ATIVIADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Atividades Práticas Supervisionadas à Disciplina: Projeto multidisciplinar III da Universidade Anhanguera UNIDERP- Pólo em Grajaú-Ma. Ministrada pela Professora tutora presencial: Romina Hérica Araújo Melo Sousa e a professora EAD: Gilse T. Lazzari Perosa.

GRAJAÚ-MA

2015

INTRODUÇÃO:

    Esse trabalho fala da importância de projetos educativos para as escolas hoje, levando em consideração as ideias dos escritores dos textos lidos abaixo relacionados, sendo que ambos os escritores ressaltam a questão do trabalho com projetos, “ALMEIDA” Maria Elizabeth, fala do envolvimento entre aluno, professor e recursos disponíveis, enquanto isso Maria Elizabeth PRADO coloca algumas questões deixando bem claro a preocupação com a falta de experiência dos professores com essa forma de trabalho renovado proposto, e por sua vez Jose Armando VALENTE deixa uma questão citando como referência os estudos de Piaget que diz da “diferença entre o fazer e o aprender” deixando claro que um trabalho precisa ser transparente e objetivo para que ao fazer juntos os alunos precisem também aprender, já Fernando José ALMEIDA entra falando da inclusão da informática na educação, do planejamento escolar e da grade curricular que também precisa ser renovado, então CORREIA enfatiza do trabalho com projetos incluindo a Educação Infantil.

   O trabalho com projetos precisa envolver toda a comunidade respeitando a cultura e religiosidade “pois”, as realidades são deferentes e bem atuais quando fala sobre o que é ser criança no mundo de hoje, trata de um assunto bem complexo, pois, a intervenção da infância não estar exclusivamente nas classes sócias baixas, pois a responsabilidade não estar só em trabalhar para ajudar no sustento da família “mas”, também nos compromissos com tarefas diárias visando um futuro melhor, e assim as crianças de hoje vivem no mundo de adultos deixando vago o conceito de infância.

   O projeto elaborado visa um aprendizado melhor através dos métodos utilizados. Ao apresentar livros ilustrados o objetivo é que as crianças leiam através das imagens, elas precisam entender a importância da escola em suas vidas, perceber o quanto a alimentação saudável é indispensável para a saúde, desenvolver suas habilidades e trabalhar a coordenação motora através de atividades como recorte e colagens, pinturas e etc. Além de proporcionar a elas momentos relaxantes com brincadeiras e estimular a interação.

    Os recursos didáticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as ideias e fatos em realidade, desperta interesse, desenvolve a capacidade de observação, concretiza os conteúdos, auxilia o professor aproximar os alunos a realidade. Os recursos mais utilizados são os chamados recursos “audiovisuais”, porque apelam para nossos sentidos de captação mais forte na aquisição de conhecimentos e apreensão de informações (audição e visão). São métodos pedagógicos empregados no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações.  

    A avaliação do projeto será feita através da observação do envolvimento, comprometimento, desempenho e progresso dos alunos nas atividades propostas, pois a avaliação deve fazer parte da rotina da sala de aula, participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem, assumindo uma função diagnóstica e orientadora. Possibilitam ainda uma avaliação do trabalho do professor e indicam em que pontos sua condução precisa ser melhorada.

TRABALHO COM PROJETOS

        Os textos enfatizam o trabalho com projetos, para “ALMEIDA”, Maria Elizabeth Bianconcini de: A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.

      PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Fala das questões: Mas que projeto? O projeto político-pedagógico da escola? O projeto de sala de aula? O projeto do professor? O projeto dos alunos? O projeto de informática? O projeto da TV Escola? O projeto da biblioteca? Essa diversidade de projetos que circula frequentemente no âmbito do sistema de ensino muitas vezes deixa o professor preocupado em saber como situar sua prática pedagógica em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar. Diz ainda que A ideia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu.

     VALENTE, José Armando. Dá ênfase nos estudos de Piaget falando da evolução do conhecimento. Os estudos conduzidos por Piaget sobre o fazer e o compreender indicam que a compreensão de conceitos envolvidos nas tarefas realizadas está diretamente relacionada com o grau de interação que o aprendiz tem com estes conceitos. Neste sentido, as pessoas mais experientes têm um papel fundamental. Piaget observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

    ALMEIDA, Fernando José. Inicia o texto falando da informática e suas contribuições para a motivação dos alunos, porém, a escola precisa ter um planejamento escolar rico e consistente, pois a tecnologia não veio para consertar o que está ruim, mas, para dar suporte. Então novamente batem na mesma tecla de projeto e interação escola, comunidade, aluno e professor. ALMEIDA, fala da juventude de hoje e seus valores, da grade curricular e suas divisões por minutos, fala também da criatividade em projetos, define o termo projeto e como se constrói um projeto alegando que cada projeto tem suas particularidades mais que exige algumas preocupações na elaboração de um projeto, como por exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com