TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSOS BACHARELADOS E LICENCIATURAS PROJETO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  17/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTAREM

CURSOS BACHARELADOS E LICENCIATURAS PROJETO INTERDISCIPLINAR  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESPEITE A DOR DO OUTRO, NUNCA SABEMOS O QUE ESCONDE UM SORRISO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SANTARÉM

 2019

ADSON BENEDITO BATISTA DA SILVA FILHO

BRUNA LARISSA JENNINGS CARNEIRO SILVA

CAMILA VASCONCELOS DE SOUSA

DENISE BRITO SALES

ELANE CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA

ELIVAN QUINTINO VIANA

EMILLY RAISSA SANTOS DE SOUSA

SUANE MELO BENTES VIEIRA

VALDECI PEREIRA DE LIMA

 

 

 

RESPEITE A DOR DO OUTRO, NUNCA SABEMOS O QUE ESCONDE UM SORRISO

 

 

 

Projeto apresentado ao Centro Universitário Luterano de Santarém, disciplinas do Ciclo Básico de Formação Geral, 2019/1, como requisito para obtenção de nota parcial do Grau 1.

 

Orientação: Prof. Rosângela Maria Lima de Andrade

 

 

 

 

 

SANTARÉM

        2019        

1.          TITULO DO PROJETO

RESPEITE A DOR DO OUTRO, NUNCA SABEMOS O QUE ESCONDE UM SORRISO.

 

2.         INTRODUÇÃO

Segundo Durkheim, suicídio é todocaso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado. Logo, compreende-se que esse ato é uma consequência e não um ato isolado e sem uma causa, e que nele as pessoas suicidas enxergam a única saída para por fim aos problemas que encontram na sua vida cotidiana.  

A proposta visa com uma ação educativa, na qual irá conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção contra o suicídio, mostrando que é necessário não tratar essa problemática de maneira omissa, atentando para o número cada vez mais crescente de mortes relacionadas com esse ato, no mundo todo.

A ação abordará turmas do Ensino de Jovens e Adultos de uma escola pública, trata-se da EEEM Plácido de Castro, localizada no bairro Diamantino, na cidade de Santarém do estado do Pará. Essa ação trabalha no campo da educação e da saúde, uma vez que tem caráter informativo, aprendizado e alerta para um problema cada vez maior na sociedade.

3.  JUSTIFICATIVA  

O Centro Universitário Luterano de Santarém, através das disciplinas do Ciclo de Formação Geral, desenvolve o projeto Trabalho Interdisciplinar visando à integralização dos saberes em atividades educacionais na comunidade.

O subprojeto Respeite a dor do outro, nunca sabemos o que esconde um sorriso foi planejado pelos diversos acadêmicos dos cursos de graduação do CEULS/ULBRA em 05 encontros, pois, após debater o tema proposto acreditamos que, pelo fato de que recentemente passamos pelo mês “setembro amarelo” que busca a conscientização e a prevenção do suicídio, esse tema seria de grande relevância para a sociedade. 

O suicídio é uma doença silenciosa que tem se tornado cada vez mais frequente entre a população mundial nos últimos anos. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos, ou seja, esse dado mostra que 2160 pessoas morrem todos os dias vítimas de suicídio. Mesmo com esses dados assustadores, a OMS também afirma que poucos países colocaram a prevenção do suicídio como prioridade em seu plano de prevenção nacional. Nesse período, os maiores coeficientes de suicídio mudaram da faixa mais idosa da população para as faixas mais jovens. Em grande parte dos países, o suicídio situa-se entre as 10 causas mais frequente de morte e entre as duas ou três mais frequentes em adolescentes e adultos jovens.

Dentre as causas desse ato que são vistas, pode destacar os problemas psicológicos, como a depressão, mas também os problemas sociais, como a pobreza extrema ocasionada por vários fatores. Para Kaplan e Sadock, o ato suicida pode ser desencadeado por vários fatores, como a posição profissional do indivíduo, pela condição socioeconômica, pelo uso de drogas entre outros.

Assim, esse projeto é extremamente relevante, visto a notória crescente de acontecimentos com esse fim. Portanto, trazê-lo para a comunidade a importância do tratamento correto, da percepção correta desse infortúnio global, tentando estimular o sentimento de caridade nas pessoas que forem apresentadas as informações presentes na nossa ação através dos meios aplicados por nosso grupo, alcançando o maior público possível, visto que no ensino de jovens e adultos, muitos dos discentes já constituem suas próprias famílias, dessa forma ficando alertas para os sinais dessa assintomática “doença”, pois este mal pode atingir qualquer pessoa, seja ela homem, mulher, adulto, adolescente, idosos, cabendo a nós em geral, trabalharmos para que esses números alarmantes fizessem as pessoas sentirem prazer em viver e desfrutar do maior bem que Deus pôde nos dar.

4.  OBJETIVO GERAL

O presente projeto pretende conscientizar as pessoas de todas as idades sobre a importância da prevenção contra o suicídio, na escola Plácido de Castro, no bairro Diamantino em Santarém. 

4.1 ESPECÍFICOS

  • Aumentar a conscientização sobre a magnitude do problema e estratégias eficazes de prevenção;
  • Reduzir o estigma relacionado a comportamentos suicidas;
  • Ajudar, ouvir, dar suporte as pessoas com qualquer tipo de depressão e comportamentos suicidas.

5. PÚBLICO ALVO

O projeto pretende diretamente alcançar o maior público possível nas salas de aula, fazendo uma palestra sobre o tema proposto.

6. LOCAL 

Escola Placido de Castro, Santarém – Pa.

 

7.  METODOLOGIA

Durante o dia 04 de abril de 2019, a partir das 19hs, na escola Plácido de Castro, seguirá a seguinte programação:

 

19h00min  

Encontro do grupo na Escola Plácido de Castro

Todos         os acadêmicos.

19h15min

Divisão do grupo em dois para apresentação nas salas

Todos os acadêmicos.

19h20min  

Início das palestras

Todos         os acadêmicos.

20h00min  

Finalizar a ação

Todos         os acadêmicos.

20h30min

Discussão sobre os resultados

Todos         os acadêmicos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (150.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com