TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidades Fisicas Relacionadas Com O Futsal

Trabalho Universitário: Capacidades Fisicas Relacionadas Com O Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  4.258 Palavras (18 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 18

Considerações iniciais

O futebol e o futsal são modalidades coletivas que se caracterizam pela necessidade de execução de ações motoras em um contexto (jogo) de elevada instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, são modalidades que exigem a execução de habilidades motoras abertas. As ações técnicas (fundamentos) devem ocorrer em função das requisições momentâneas do jogo. Sendo assim, isoladamente, os diferentes fundamentos não são capazes de predizer a capacidade de desempenho (Ré, 2007), pois existe uma interação entre as ações motoras (com e sem bola) coletivas e individuais e o sistema de jogo.

Comumente, o desempenho nas modalidades coletivas é subdivido em componentes táticos, técnicos, físicos e psicológicos. Ainda que, didaticamente, essa subdivisão tenha sentido e facilite o entendimento, na prática, esses fatores ocorrem de modo conjunto, por exemplo, uma condução de bola em velocidade exige a cooperação simultânea de todos os fatores, sendo difícil, senão impossível, diferenciar o grau de participação de cada um deles.

Dentro desse contexto, o presente texto aborda a interação dos componentes táticos, técnicos e físicos presentes nos jogos e discute a especificidade de cada um deles no futebol e no futsal, considerando a faixa etária de adolescentes e adultos jovens, não necessariamente atletas. Primeiramente, são considerados os aspectos táticos, técnicos e físicos de modo generalizado ao futebol e ao futsal; em seguida são destacadas as relações entre esses fatores e, na última parte, esses aspectos são vistos de modo integrado e específico à modalidade.

Tática no futebol e no futsal: aspectos gerais

Nas modalidades esportivas coletivas, o jogo pode ser considerado um sistema composto por elementos em interação, ou ainda, uma unidade complexa constituída por subunidades que cooperam e preservam sua configuração de estrutura (Chow, 2006; Côrrea & Tani, 2006; Prangea, 2006). Assim, quando é pensado o sistema tático de jogo, devem ser levadas em consideração as possibilidades de interação entre os membros da equipe.

A tática compõe-se de ações individuais e coletivas (do adversário e da própria equipe). A tática individual manifesta-se na escolha e aplicação dos elementos técnicos (fundamentos) e físicos. A escolha da tática depende do nível técnico dos jogadores, das capacidades físicas, da tática do adversário, do nível de preparação dos jogadores, assim como dos fatores exteriores (objetivos pedagógicos, metas a serem atingidas, etc.). A tática coletiva exprime-se, em grande medida, através do sistema de jogo adotado.

Por "sistema de jogo" entende-se, geralmente, determinada distribuição dos jogadores na área de jogo e a suas respectivas funções. De modo geral, existem os sistemas (táticos) que priorizam o ataque ou a defesa. Na qualidade de sistemas de defesa, quase em todos os jogos aplicam-se a cobertura do espaço (a defesa por zona), a cobertura dos jogadores (a "marcação" individual) ou ainda a cobertura mista (por zona e individual). Os sistemas de ataque podem ser, de modo genérico, categorizados em ataque posicionado e contra-ataque.

No ataque posicionado, a equipe atacante encontra a defesa em igualdade numérica e corretamente distribuída, o que exige uma movimentação rápida da equipe atacante, com penetrações no espaço vazio, corta-luzes e outras estratégias ofensivas para romper o equilíbrio da defesa adversária. Já no contra-ataque, a equipe atacante realiza uma ação em velocidade e obtém vantagem numérica sobre a defesa. Logicamente, os sistemas de ataque e defesa não podem ser entendidos de forma determinista e segregada, pois existe uma forte interação entre o posicionamento da defesa e do ataque. Mais adiante, serão abordados os esquemas táticos de cada uma das modalidades.

Técnica (fundamentos) no futebol e no futsal: aspectos gerais.

Devido à proximidade das regras do futebol e do futsal, as ações técnicas (fundamentos) são bastante semelhantes. Assim, apesar de algumas diferenças quanto à especificidade de sua aplicação em situação real de jogo, os fundamentos do futebol e do futsal são o passe, o drible, o chute, o cabeceio, o desarme e o domínio/controle de bola com diferentes partes do corpo. Evidentemente, existem inúmeras variações desses fundamentos, assim como a ação conjunta, por exemplo, controlar a bola durante um drible ou dominar e chutar.

Uma característica importante dos fundamentos técnicos é a relativa precisão com que os mesmos devem ser executados e a conseqüente dependência de uma adequada capacidade de organização e controle do movimento. Considerando que o sistema nervoso central (SNC) está diretamente relacionado com a capacidade de organização e controle do movimento (coordenação motora), é possível afirmar que, durante a adolescência o treinamento e aperfeiçoamento da técnica deve ocupar um lugar de destaque nas aulas.

Todavia, conforme já destacado, a execução de determinada ação está diretamente ligada à necessidade do jogo, logo, é difícil prever seu resultado sem considerar tal necessidade, fato que exige um forte envolvimento cognitivo durante a execução dos fundamentos. Ademais, a tomada de decisão em situação real de jogo não acontece de modo desvencilhado das ‘affordances’ (possibilidades de ação) do executante, ou seja, não basta identificar qual a “melhor” solução, mas sim a solução mais adequada para as características do executante (Araújo et al., 2006). Por exemplo, caso o executante não saiba realizar um drible, essa não seria melhor decisão, mesmo que no contexto do jogo fosse a opção mais adequada. Portanto, o processo de tomada de decisão deve ser visto como uma manifestação da interação entre os aspectos individuais e as condições situacionais do jogo.

Essa característica do futebol e do futsal dificulta um maior entendimento dos fatores relacionados ao desempenho nos jogos, pois é possível que o(a) jogador(a) compense uma eventual deficiência técnica com uma grande eficiência no processamento cognitivo de tomada de decisão. Ao mesmo tempo, a interação de diversas variáveis dificulta um prognóstico do desempenho a partir de medidas isoladas de capacidade técnica (Ré, 2007; Reilly & Gilbourne, 2003).

Capacidades físicas no futebol e no futsal: aspectos gerais

Ambas as modalidades caracterizam-se pela execução de esforços de caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com